Na sexta o sol apareceu, a neve já começa a derreter e não quis perder a oportunidade de registrar Helsinki com tanta neve...maior quantidade dos últimos 30 anos.
A torre no Estádio Olímpico
Töölölahti - Lago Töölö congelado (meio)
Alpilla, Kallio e Kruununhaka (esquerda ao fundo)
Lado Norte
O estadio olimpico e parte de Töölö a esquerda
Töölö e ao fundo Lauttasaari
Töölö
centro-esquerda - Oopera
Töölö e ao fundo Ruohalahti
Töölölahti congelado
Ao fundo Kaisaniemi e Kruununhaka
Töölö e ao fundo Seurasaari
Alpilla e ao fundo Kallio e Kruununhaka
Kallio
Töölölahti congelado e ao fundo Kallio e Kruununhaka
Estadio Olimpico de Natacao congelado
Länsi-Pasila
Töölö
Töölölahti congelado
Oopera (frente-direita)
Direitos autorais de todas as fotos: Irene Nousiainen
Adorei as fotos,nossa mesmo coberta de neve Helsinki é uma cidade linda.
ResponderExcluirAbraços
Olá Irene, gostei muito das fotos. Quanto estive em Helsinki não pude subir a torre do Estádio Olímpico, também ia com expectativa de ver a paisagem, mas estava fechada.
ResponderExcluirLi o post anterior e não deve de ter sido nada fácil. Mas ainda bem tudo se compôs. Tudo de bom a partir de agora. Deixo a única palavra que sei em finlandês: Kiitos (pelas fotos...)
Uau, cada foto mais bonita que a outra! Confesso que passo horas olhando pra fotos de cidades que nunca fui e tenho vontade de ir e fico imaginando como deve ser o "clima" de cada lugar, como deve ser andar pelas ruas, ver as pessoas e tal. Quase me transporto pra lá hehehe. E a cada dia que passa eu to pensando mais ainda na opção de visitar a Fin depois que acabar a faculdade...
ResponderExcluirÉ verdade Andressa!
ResponderExcluirE hoje estava pensando que, dentre os fenômenos da natureza: nascer de lua cheia e pôr do sol, o cair da neve me encanta tanto quanto. Adoro esta cidade!
Bjus
Ei se mitän Mariaah (Por nada!)
ResponderExcluirrsrsrsr
bjus
Lalá acredite em seus sonhos...eu fazia a mesma coisa que você...viajava, mas viajava tanto na minha imaginação...e cá estou!
ResponderExcluirBoa sorte sempre para você.
Bjus
Os lagos dentro de Helsinki ficam mesmo todos congelados?
ResponderExcluirEu quando estive ai o sitio mais alto que fui foi no parque de diversões Linnanmäki que têm lá um miradouro, tirei fotos , mas foi de verão.
Eu também sou assim de gostar muito de sonhar e imaginar estar noutras cidades, adoro estar atento aos pormenores quando vou a uma cidade nova.
Ps: Se quiseres as fotos que tirei da torre pede-me que eu envio por mail.
Olá Tiago!
ResponderExcluirSim, sim, todos os lagos e até o Mar Báltico fica congelado no inverno. Nessa última foto aqui desse post, se você clicar nela, ela amplia e você pode ver uns pontinhos pretos andando numa grande área branca. Os pontinhos pretos são finlandeses e a área branca é o Lago de Töölö (Töölölahti - lahti é lago em finlandês)...como certa vez postou meu amigo blogueiro, o Léo: o que são um monte de pontinhos pretos no branco? Resp: Um monte de finlandeses na neve. rsrsrsrs E é isso mesmo...o povo aqui usa muito preto, talvez até para destacar no muito branco...sei lá!
Quanto às suas fotos gostaria sim de vê-las e se vc quiser que as publique aqui, mande com um pequeno texto escrito por você sobre elas e faço suas referências. Sem problema!
...e, depois de curtir esse atípico inverno nevado aqui, estou ansiosa pelo verão e poder passear muuuuuuuito.
Grande abraço!
Li uma vez que Helsinqui era das poucas cidade que no inverno aumentava a sua área total com os lago congelados, inclusive dá para ir a pé para a ilha de Suomelinna, mas nunca pensei que congela-se mesmo tudo.
ResponderExcluirEu agora não tenho aqui as fotos porque estou no trabalho, mas quando tiver em casa envio para o teu mail, depois se acahares interesantes podes postar se quiseres.
Tenho também do parque em si que é bem engraçado.
Já agora aproveitava para perguntar se ja tinha encontrado site sobre aquilo que falamos, pode ser em inglês que não têm problema.
Abraço aqui do outro lado da Europa.
Realmente os lagos e o Mar Báltico ficam congelados e se pode caminhar sobre eles...não tenho essa experiência...não confiei ainda rsrsrsrs
ResponderExcluirTambém li num livro sobre a historia daqui que um dos pontos positivos eleitos pelos governantes e comerciantes dos países nórdicos era o fato de no inverno se ganhar tempo nas viagens por se poder cruzar o Mar Báltico congelado.
Mas ir a Suomenlinna hoje sobre o Mar Báltico é impossível porque como há as rotas de navios e de quebra-gelos você teria que nadar nestes "caminhos" abertos no gelo por eles.
Um abraço
Pois passam lá as rotas da Viking Lines em ambos os lados.
ResponderExcluirInfelismente só vi a ilha do navio :(
Isso do gelo podes confiar, eu este fim de semana fui ao norte de Espanha a uma serra e apanhei neve e gelo, tinha lá gelo só com uns 5cm e comigo em cima só estalava ligeiramente, e nunca partia, até cheguei a saltar lá em cima mas nada rsrsrs
Por falar em nadar no gelo, tens que expêrimentar um mergulho no Baltico gelado, os Escândinavos adoram isso e faz muito bem ao corpo e mente, eu por aqui faço isso as vezes no inverno, mas nunca apanho água a menos de 7º infelismente, mas mesmo assim já dá para ter uma idea.
Em Helsinki tens mesmo sitios preparados para isso, tens que experimentar um dia desde, vais gostar e vais-te sentir melhor fisicamente, acredita. :p
Abraço
Moi moi