sábado, 25 de setembro de 2010

REVOADA DE GANSOS

Helsinki é uma cidade maravilhosa para quem curte natureza. Eu estou logo na frente!
Além das microflorestas dentro da cidade, dos muitos parque e praças, há também os animais selvagens.  Não é nada difícil encontrar esquilos e lebres no seu jardim ou quintal (no próximo post "Foto do dia" vou colocar a de uma lebre enorme que dei de cara hoje quando fazia minha caminhada). Dentre os pássaros eu adoro ouvir o blackbird ou melro. Mas acho que eles já migraram, pois há mais de um mês que não escuto o canto deles. Há também as gaivotas e as gralhas. 

Mas os que têm me encantado desde o verão são os gansos. Todos os dias os eles vem e vão, e passam voando fazendo aqueles desenhos de vôo em grupo bem característicos deles e.... muita zuada... é uma gritaria danada! Me fazem alegre o jeito deles. Assim que os escuto corro para a varanda para me deliciar com a festa deles. De manhã cedo eles vêm do Sul em direção ao Norte. E à tardinha fazem o sentido inverso. No começo eram grupos pequenos de uns 10 a 20 no máximo. Agora já são centenas. Creio que estejam se preparando para fazer uma longa viagem migratória antes do inverno. 

Ah! Só uma coisinha: são gansos mesmo (embaixo uma fotos de uma família deles em Suomenlinna aqui em Helsinki). Não são patos nem marrecos.

Hoje consegui registrar uma boa parte deles voltando para o Sul à tardinha:




2 comentários:

  1. Que lindo, cara!
    É impressionante, para nós, brasileiros, ver isso em uma capital nacional.
    Bonito mesmo. Isso que é uma demonstração de desenvolvimento sustentável.

    ResponderExcluir
  2. Sim Artur. Também acho. E é por isso que saudade muito grande que sinto de minha família e amigos, não consegue me devolver a querer viver no Brasil. Somente de férias. Viver no meio da natureza e saber apreciá-la traz um sentimento muito gostoso de alegria e felicidade. É vida!

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...