domingo, 19 de setembro de 2010

FINLÂNDIA CURIOSIDADES - LÍNGUA OFICIAIS: FINLANDÊS E SUECO

Como muitos devem saber, a Finlândia adota duas línguas oficiais: o finlandês e o sueco. A origem disso está na história do país: a Finlândia pertenceu ao Reino Sueco desde o século XIII até 1809, quando passou a ser semi-dependente da Rússia, e depois alcançar sua independência em 1917. Se quiser saber mais, escrevi um pouco mais sobre o assunto no post "Um pouco da história da Finlândia e de Helsinki"

O interessante é que na época em que a Finlândia estava sob bandeira sueca, o povo pobre e iletrado, que era a grande maioria, comunicava-se em finlandês e apenas entre a elite, órgãos públicos e nas poucas escolas utilizava-se o sueco, o que era sinal de status. Com a independência em 1917, os dois idiomas passaram a ser oficiais por questões óbvias, e hoje na Finlândia, apenas 6% da população tem o sueco como língua nativa. Há também o povo lapão ou sami que habita a Lapônia na região Norte do país que têm o lapão (sami) como língua nativa com 6.500 falantes.

O finlandês tem origem nas línguas fino-úgricas e difere claramente de todas as línguas do grupo indo-europeu. Meu professor fez um comentário interessante sobre o finlandês, creio que também com a intenção de nos motivar. Ele disse que o aprendizado do inglês é como um triângulo com ponta para baixo: começa fácil e vai ficando cada vez mais complicado à medida que se avança no estudo do idioma. O aprendizado do chinês/mandarim é como um quadrado bem largo, começa bem difícil e continua muito difícil sempre. Já o aprendizado do finlandês é como um triängulo de vértice para cima, ou seja, começa bem difícil, porque precisa-se aprender todas as regras gramaticais para poder dominar a conversação. Uma vez aprendidas as regras fica fácil avançar porque o finlandês é uma língua lógica. Boa motivação não? Então, quem está iniciando o aprendizado do finlandês, e isso vejo, leio e escuto de todos que estão nesse comecinho, acha que é tudo muito complicado e difícil, mas, de fato, quanto mais se avança no finlandês, mais clara a língua vai se tornando.

Complementando um pouquinho mais sobre o finlandês: as palavras finlandesas são caracterizadas pela falta de gênero gramatical (masculino/feminino); no lugar de preposições e algumas formas gramaticais usa-se as tais declinações. Muita gente se assusta com esse nome, mas depois que se aprende as regras  das declinações, automaticamente as reconhecemos nas palavras. Como no português automaticamente incorporamos os sufixos e prefixos sem precisar separá-los para entender o significado da palavra. Outra curiosidade do finlandês é que ele é pronunciado extamente como é escrito. Aprendendo-se os sons corretos das letras e, para nós brasileiros ou falantes do português, especialmente os sons do ä, ö, j, y e das consoantes duplicadas, colocando a sílaba forte sempre na primeira sílaba da palavra, como também perdermos essa mania que temos de nos aterrorizar diante de palavras extensas (igual analfabeto quando começa a ler), vai-se dominando a fala desta língua interessante e curiosa,  que na sua estrutura busca a harmonia, embora não seja nada suave aos meus ouvidos. Não é das piores. Percebo que o alemão, por exemplo, é bem mais duro.

O que acho muito interessante no finlandês é que é uma língua dinâmica que evidencia processos, movimentos e muito mais sobre a idéia do que se quer falar do que a coisa em si. Outra curiosidade: não há conjugação de futuro dos verbos. O sentido dos verbos é que dão a idéia de futuro. Como o verbo "mennä" (ir): menän opiskella - vou estudar.

Por isso tudo, é muito importante quando se lançar no aprendizado do finlandês evitar de compreender frases por meio da tradução literal de cada palavra. É importante aprender a compreender o sentido da frase por meio da compreensão do conjunto de palavras e do sentido que as declinações lhe dão. Estou começando a me entusiasmar com o finlandês! rsrsrsrsrs

Fica aí o incentivo!


20 comentários:

  1. Ola Irene espero que você esteja muito feliz por ai, tenho algumas duvidas sobre o curso de finlandês, pretendo ir ano que vem fazer uma pos e trabalhar na Finlandia, gostaria de saber qual é o custo com moradia e alimentação, e curso de finlandes, em média, preciso começar a me programar. Obrigada por todas as dicas, li o seu blog inteiro.
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Olá Irene

    É, eu já percebera a facilidade para a leitura naquele link da rádio - ou tv - praticamente lê-se o que está escrito. E tem razão quanto ao alemão, do qual sei uma dúzia de palavras rssss
    Mas agora fiquei na dúvida, entre as novas opções de sueco e lapão... huuummm estou a pensar kkkkkk
    Teu blog continua fantástico, inusitado, insólito, informativo, cultural, lindo, tudo isto apenas um reflexo de quem você é. Correto estou ?

    Beijos do

    Du

    ResponderExcluir
  3. Você podia fazer um post especial baseado nas perguntas da Mônica. Que tal ?

    Du

    ResponderExcluir
  4. Mãe, que legal que está mais feliz com o filandes! Beijo, Nina

    ResponderExcluir
  5. Olá Mônica e Du!
    Não sei informar com precisão mesmo porque depende de lugar e tamanho do imóvel. Quanto a alimentação depende do seu nível de exigência e se vc mesma vai preparar em casa ou viver de restaurantes ou mesmo um mix dos dois. Mas vou tentar colocar dois posts separados como bem sugeriu o Du. Valeu Du.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Bjinhus de muita saudade minha inspiradora!
    Mãe

    ResponderExcluir
  7. Du...adoro essa sua espirituosidade! Eita que estou pra conhecer pessoa mais criativa que você. Abração e obrigada sempre pelo seu carinho.

    ResponderExcluir
  8. Oi Irene

    Quem agradece sou eu, por sua energia, dedicação, coragem, Força, interesse em divulgar tantas coisas belas, e acredito que muitos pensam como eu, e estão aqui a te prestigiar e fazer companhia, sempre espiando as novidades e dizendo "presente".

    Beijão

    Du

    ResponderExcluir
  9. Irene

    Iltaa
    queria saber por onde devo começar os estudos, ja que nao tem muito material de estudo em portugues, tentei pelo livemocha, mas o metodo de estudo e muito ruim, voce tem algum estudo para iniciante.
    quero deixa um abraço para voce, bjos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Irene, eu queria saber uma média de valores só, imagino que não deva ser padrão mesmo esse tipo de coisa, mas queria saber quanto preciso ter p/ sobreviver hehehe
    vou esperar ansiosa os seus post =D

    obrigada pela atenção e dedicação!

    bjus

    ResponderExcluir
  11. Oi Irene! Adorei o post,na verdade se blog é maravilhoso,tem muitas informações que não achariamos em outros. Parabéns,o seu trabalho é muito bom. Você tem um e-mail para contato?
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá Carol,
    Obrigada!
    Meu email está mais ao final do blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá Mônica,
    Sim sei como é isso que vc está sentindo. A necessidade de informação de coisas num país de língua estranha. Foi por isso mesmo que comecei este blog. Tentar concentrar informações que além de difícil acesso estão espalhadas.
    Sei de sites que tem ofertas imobiliárias, mas estão todos em finlandês. Vou ver o que faço.
    De começo adianto que quarto de estudante dividindo apartamento deve estar numa faixa de 300 a 400 euros. Apartamento tipo quitinete no centro não sai por menos de 500E. Em bairros mais afastados pode-se encontrar mais barato. Mas não muito mais barato. Os preços variam entre 600 (aptos em torno de 20m2) e 1.200E (apartamentos de 3 quartos) mais ou menos. Sei também que não é muito fácil encontrar apartamento para alugar. Geralmente se consegue "de boca"...amigo, amigo do amigo, conhecido que sabe...por aí vai. No post colocarei os endereços dos sites.
    Boa sorte
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Henrik não sei lhe informar. Memso porque nunca tive essa coragem que muitos d evocês têm de estudar sozinho sem professor. Sou um tanto indisciplinada para isto. O live mocha pode ser chatinho e bem restrito mas tem a grande vantagem de você poder ter contato com finlandeses dispostos a lhe dar uma mão. Aqui no blog, na coluna da esquerda á uma seção "Aprendendo finlandês - Suomi" onde você encontra alguns links de materiais para aprendizagem de finlandês disponíveis na internet. Veja o que melhor lhe serve para começar. Veja também o blog "Aprendendo Suomi" (www.aprendendosuomi.blogspot.com) onde as meninas compartilham imformações interessantes para pessoas que estão querendo aprender.

    ResponderExcluir
  15. Nossa Du, fiquei ao mesmo tempo lisonjeada e sem graça. Obrigada querido por seu carinho de sempre. Você é um amigo que me faz muito bem também por seu jeito leve e engraçado de ver a vida.
    Bjus

    ResponderExcluir
  16. olá irene , eu passei 6 semanas na Finlândia adorei , gostei do frio era em dezembro até janeiro que fiquei ,´nem é exatamente um frio , sentir uma sensação boa ... aquela fumazinha saindo da boca rsrs. congelei a mão mais foi descuido kkk.
    adorei o ar de tranquilidade , as pessoasq ue conhecir pessoas maravilhosas , educadas e bem comprieensivas e simples.
    E adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii que tem uns 15 dias que cheguei mais parece um ano , todas as horas vem as lembranças ..... as pessoas perguntam como está ÉRIKA? até brinco depressão pós europa. Uma saudade IMENSA, fui na Suécia no SILJE LINE adorei aquele encontro com o mundo , pessoas de todos os lugares ...Foi maravilhoso tudo que vivi lá .....
    agora parece que uma parte de mim tá lá .Saudades de minha irmã , do meu sobrinho maravilhoso.
    TUDO FOI ihana.Apredi algumas palavras em finlândes foi na escola umas vezes , mais decidir ficar com a familia para aproveitar mais
    o País é KAUNIS .........
    nossa são tantas coisas ...
    sempre compartilharei aqui nesse blog .Adorei ele
    abraço

    ResponderExcluir
  17. moi, nimeni on ÉRIKA.
    visitei a finlândia , passei 6 semanas fui em dezmbro e retornei finalzinho de janeiro . AH fui em um ano e voltei no outro .
    kk
    hyva
    Adorei as pessoas maravilhosas o ar de traquilidade , de familias , de respeito de preocupação com os direitos humanos e acima de tudo simplicidade...........
    fiquei encantada com tudo ... agora faz 15 dias que vim parece que está com um ano........
    Ia pra cafeiteiras á beira mar(congelado) só os barquinhos congeladinhos nossa tudo foi ihana.
    tenho muitas coisas pra contar aqui nesse blog é até uma forma fe lembrar e viver tudo novamente.....
    até

    ResponderExcluir
  18. Nossa Erika, adorei seu relato...tão cheio de vivências gostosas e agora saudosas!
    Que pena que você já se foi...poderíamos ter tomado um café juntas em Helsinki. Fica o convite para a próxima vez.
    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  19. Fique à vontade para dizer o que quiser Erika. Se desejar escrever algo tipo post mesmo, para compartilhar suas experiências, mande para meu email que publico aqui no blog com sua assinatura :)

    Bjus

    ResponderExcluir
  20. irene tenho uma amiga q ta morando ai a 40 dias ela foi por amor a um finlandes hehe...ela ta estudando ingles e finlandes pq ela so fala o ingle basico ai ja viu ne...a coisa fica feia ela mora em mikkeli e estuda em savonlinna , vou falar pra ela entrar aqui e falar com vc q ja ta expert em finlandia .

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...