terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

DENÚNCIA DE CRUELDADE CONTRA ANIMAIS EM FAZENDAS DE PRODUÇÃO DE PELE

A Oikeutta Eläimille - Associação para o Direito dos Animais finlandesa vem denunciando há alguns anos os maus tratos a animais em fazendas de produção de peles. Durantre o verão e outono do ano passado, a Oikeutta Eläimille fez uma série de visitas a fazendas quando foram registradas a condição de vida dos animais, tiradas fotografias e produzidos vídeos.
Sempre incomodou-me muito essa má e desigual relação do ser humano com os animais e sobre isso escreo em outro blog Cultura Biocêntrica. E essas imagens publicadas na mídia finlandesa essa semana lembram muito um dos vídeos da trilogia Earthlings.

Infelizmente, meu nível de finlandês e de inglês é muito básico para trazer o assunto a vocês de uma maneira séria e responsável. Mas como um leitor trouxe a questão, me vejo compelida a tentar, pelo menos, escrever o que entendi e oferecer as fontes a quem se interessar pelo assunto.

O que fiquei sabendo sobre o assunto, e pode ser que esteja enganada em algum detalhe por conta de minha "tradução", é (caso encontrem algo que eu tenha escrito equivocadamente, por favor, me avisem):

1. A Oikeutta Eläimille publicou há alguns dias estudo realizado ano passado juntamente com fotos e vídeos sobre os maus tratos contra animais encontrados em 30 fazendas de produção de peles localizadas na parte meridional da Finlândia. E ainda denunciou 7 delas relatando que violaram cinco leis do Animal Welfare Act (Ato pelo Bem-estar Animal).

2. O vídeo editado com as imagens colhidas nas 7 fazendas denunciadas foi veiculado na TV finlandesa na semana passada causando choque. Os videos, fotos e mapas de localização de cada um das 30  fazendas estão publicadas no site TurkkisTarhaus Kielletävä. As imagens são chocantes, eu não aguento assistir. Embrulha-me o estômago  e me deixa indignada.

3. Anni Sinnemäki, Ministra do Trabalho, após a denúncia contra as fazendas, declarou na semana passada que a Finlândia deve proibir a produção de peles.

3. Na Finlândia, são mortos a cada ano cerca de três milhões de animais com fins de produção de peles, segundo o site da Turkistarhauskieltoa - movimento pela proibição de peles de animais. O que a coloca, senão no topo da produção, entre os maiores produtores do mundo.

4. Embora a produção de peles de animais tenha sido extinta por lei em muitos países europeus, as leis finlandesas ainda permitema Finlândia esse tipo de crueldade, ainda com o agravante de que a produção destina-se, na sua grande maioria, apenas para fins estéticos e de moda.

5. Ontem mais de 300 pessoas participaram de passeata pelas ruas principais de Helsinki, terminando 
no Ministério da Agricultura e Florestas para exigir a proibição da produção de peles na Finlândia, bem como, outros direitos incluindo o bem-estar animal e as questões ambientais. Foi entregue petição com mais de 7000 assinaturas exigindo a demissão da Ministra Sirkka-Liisa Anttila. Várias instituições ligadas à proteção e aos Direitos dos Animais paticiparam da manifestação.  Aqui está o site sobre a petição pedindo renúncia da Ministra

6. A Ministra da Agricultura e Florestas, após a passeata, fez algumas declarações sobre o assunto, chegando a afirmar que as filmagens poderiam ter sido feitas na área reservada a animais doentes (mesmo que fosse! Ainda assim seria uma crueldade).

7. O Primeiro-Ministro da Finlândia, Matti Vanhanen, disse em seu blog que o governo vai manter conversações sobre a controvérsia em fazendas de peles amanhã, quarta-feira e defendeu a indústria agrícola finlandesa de peles e a Ministra Anttila. Segundo o jornal Helsingin Sanomat, maior veiculado na Finlândia, o Primeiro-Ministro em seu blog disse ser legítimo o comércio de peles, que emprega milhares de pessoas e também que as peles finlandesas são mundialmente conhecidas pela alta qualidade. Afirmou também que o problema envolve algumas deficiências que foram detectadas na produção, que deverão ser corrigidas e que isso não é razão para parar uma indústria inteira.

Por enquanto, penso que os fatos são estes.

Na minha opinião, penso que animais jamais devem ser maltratados. Que não devem nem ser explorados, e principalmente para fins da vaidade humana...isso é inconcebível!

FONTES:
http://www.oikeuttaelaimille.net/www2/
http://www.oikeuttaelaimille.net/www2/lang-fi/ajankohtaista
http://newsroom.finland.fi/public/default.aspx?app=803&newsid=23969
http://www.hs.fi/haku/?haku=Sirkka-Liisa+Anttila

Um comentário:

  1. Ai, histórias de maldade contra animais são muito tristes, chega a doer o coração. Não sei como tem gente que consegue fazer isso, é muito desumano

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...