segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

ESTAÇÕES DO ANO NA FINLÂNDIA E EM HELSINKI

Diferentemente de grande parte do Brasil, as estações na Finlândia acontecem respeitando suas características próprias.

PRIMAVERA [KEVÄT]


Primavera (Março - Junho) - A Primavera é a estação do ano tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres. No hemisfério norte é chamada de Primavera Boreal. Inicia no equinócio de Março, em 20 de Março, e termina no solstício de Junho, em torno do dia 21 de Junho. No dia do equinócio, o dia e a noite têm a mesma duração (12 horas cada). A partir do início da primavera, cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando assim, o período de insolação durante o dia.


O início da Primavera é ainda época de neve. A neve derrete no Sul do país no princípio de Abril e mais ao centro em meados do mês, enquanto que no Norte isto acontece só no fim do mês de Abril. No norte da Lapônia é possível praticar esqui até às primeiras semanas de Maio. Nessa estação, o resto do país vive uma autêntica metamorfose quando a natureza começa a florescer no princípio de Maio. As grandes festas da Primavera são a Semana Santa e o 1º de Maio, que é tradicionalmente celebrado em especial pelos estudantes. No Norte da Finlândia, em meados de Maio começa a época do Sol da Meia-noite, que vai até final de Julho.

VERÃO [KESÄ]


- Verão (Junho – Setembro): O Verão Boreal como é chamado o verão do hemisfério norte, tem início com o solstício de Verão, que acontece cerca de 21 de junho e finda com o equinócio de Outono, por volta de 23 de Setembro. O primeiro dia do Verão marca o ápice de horas de luz diurna quando chega a ter 19 horas de duração em Helsinki e a partir de então há a diminuição diária e gradativa de horas solares até o primeiro dia de Inverno quando este processo se reverte. O Verão finlandês caracteriza-se por um clima suave (+20 a +25º C), por noites luminosas e pelo fenômeno do Sol da Meia Noite que acontece no Norte da Finlândia, região da Lapônia. Logicamente que com estas temperaturas não há neve no Verão da Finlândia. As chuvas são de curta duração e locais.

Julho é mês tradicional de férias dos finlandeses e as férias escolares vão do final de maio a meados de agosto ou início de setembro. O Verão é uma época muito animada e nessa altura celebram-se muitos acontecimentos, festivais e concertos, quase sempre ao ar livre e muitos abertos ao público. A paisagem é de muito verde em grande parte do país e os mais de 180.000 lagos oferecem um panorama especialmente belo aos que queiram viajar pela zona lacustre. Os mosquitos podem ser incomodativos sobretudo no norte do país (Lapônia), a partir de meados de Junho até finais de Julho, pelo que se recomenda consulta sobre a situação antes de viajar para estas zonas.

OUTONO [SYKSY]


Outono (Setembro – Dezembro): O Outuno é caracterizado por queda na temperatura. No hemisfério norte é chamado de Outono Boreal. Tem início em torno do dia 21 de Setembro e termina por volta de 21 de Dezembro. Em Setembro e Outubro, com sorte, pode assistir-se mais ao Norte da Finlândia (região da Lapônia), a um dos fenômenos mais belos da natureza, a Aurora Boreal, com melhor visibilidade à noite em torno das 23 horas.
 A partir do final de Setembro a paisagem começa a vestir-se de múltiplas cores e esta temporada, chamada “ruska”, adquire uma beleza especial na Lapônia. Nestes meses é possível apanhar cogumelos e os bagos deliciosos da floresta.

A partir de Setembro/Outubro os dias ficam mais chuvosos. De meados ao final do Outono encontra-se paisagens nubladas, chuvas quase diárias e dias cada vez mais curtos, chegando a quase 5 horas de duração no sul da Finlândia em seu último dia em torno de 20 de Dezembro.



Aqui você pode ver algumas das fotos que tirei em Helsinki no belo e colorido Outono de 2009

INVERNO [TALVI]



Inverno (Dezembro - Março): O Inverno do hemisfério norte é chamado de Inverno Boreal. Tem início com o solstício de Inverno, que ocorre por volta de 21 de Dezembro, e termina com o equinócio de Primavera, que acontece perto de 21 de Março. Janeiro, Fevereiro e Março costumam ser os meses mais frios do ano e, apesar de temperaturas muito baixas, a natureza nos contempla com uma bela paisagem em dias de sol. Em Helsinki no inverno a temperatura chega no seu auge em torno de -15 a -20 graus em média, podendo alguns dias chegar a bem mais frio.


A primeira neve cai na Lapônia em Outubro e no sul do país em Novembro ou Dezembro. A época de penumbra, chamada “Kaamos” na Lapônia, começa em meados de Novembro e dura até meados de Janeiro. As poucas horas de luz do final do Outono, no Inverno começam a aumentar gradativamente e diariamente. No Inverno o Sol é mais presente e a paisagem é especialmente linda pelo seu espetacular reflexo na neve durante o dia, e a neve fica num tom violáceo ao entardecer (veja fotos aqui tiradas em Suomenlinna ao entardecer).

Quando o Natal (a festa mais celebrada na Finlândia) se aproxima, usam-se tochas no exterior e velas no interior das casas para criar um ambiente especialmente acolhedor e caloroso. Dezembro é a temporada alta na Lapônia graças às visitas à casa de Papai Noel que fica nas proximidades da cidade de Rovaniemi e ao ambiente natalício em geral em todo o país. No Norte, nas noites frias do Inverno, com um pouco de sorte, pode assistir-se a um dos fenômenos mais belos da natureza, a Aurora Boreal em fevereiro e março. 

O Inverno de 2009/2010 em Helsinki foi muito atípico em virtude da grande quantidade de neve, muito embora a temperatura não tenha chegado aos seus dias invernosos mais frios. Aqui estão algumas fotos de Helsinki neste ano:
Helsinki - neve, dias nublados e mais neve
Helsinki - neve e sol
Helsinki/Seurasaari - A ilha nevada


MÉDIAS DE TEMPERATURA E DE HORAS DE LUZ / DIA

HELSINKI
(Sul da Finlândia)
JYVÄSKYLÄ
(Centro-Sul)

SODANKYLÄ
(Norte)

HORAS DE SOL/DIA NA FINLÂNDIA


20 de março a 21 de dezembro - os dias vão-se encurtando

22 de dezembro a 19 de março - os dias vão-se alongando

A partir do primeiro dia de Inverno, em torno de 21 de Dezembro, os dias começam a alongar-se gradativamente, chegando no seu ápice no final de Junho em torno do dia 22, período quente, quando o sol  nasce em Helsinki em torno das 3:54 horas e se põe às 22:48, fornecendo em torno de 18:54 horas de luz solar em um único dia. Já no Norte da Finlândia, região da Lapônia, o sol não se põe durante todo o mês de Junho, fica circulando pelo horizonte - é o chamado Sol da Meia Noite. Sabedoria da Natureza, isto só é possível porque o sol não faz um roteiro perpendicular (90°) levando-o a pino, como acontece em regiões próximas ao Equador.


Aliás, isso é uma coisa bem peculiar em Helsinki. Estou morando aqui desde o início de Agosto de 2009 e até o final do Inverno ainda não vi o sol passar mais do que 45 graus acima da linha do horizonte (o ápice seria 90 graus, para quem não sabe). No final do Outono e início do Inverno o Sol passa a apenas uns 15 graus acima da linha do horizonte em torno de meio dia.


Período frio na Finlândia

O período de outubro a março que compreende parte do Outono e o Inverno apresenta queda de temperatura, diminuição gradativa das horas de luz solar até Dezembro e seu aumento a partir de então. Do início do Verão ao fim do Outono, o sol nasce cada vez mais tarde e se põe cada vez mais cedo, chegando a nascer às 9:20 horas da manhã e se por às 15:12 horas da tarde em 21 de Dezembro em Helsinki. Em Sodänkylä, cidade que fica no centro da Lapônia, região Norte da Finlândia, o sol chega a nascer às 11:46 horas e se por 46 minutos depois, às 12:32 horas. No Norte da Lapônia, nessa época, o sol não chega a nascer, mas deixa uma pequena claridade típica do anoitecer.

As precipitações de neve na Finlândia variam de acordo com a região. No Norte é comum a precipitação de neve em uma boa parte dos dias do ano chegando a 240 dias com precipitação. No Sul acontece geralmente entre Dezembro e meados de abril, chegando a uma média de 90/120 dias nesse período, como mostra o mapa abaixo.


Período quente na Finlândia

O período quente na Finlândia compreende o final da primavera e todo verão.


..................................

5 comentários:

  1. Sim Roberta, o inverno aqui é muito bonito e mágico...pelo menos para mim que nunca havia visto neve. Hoje é o primeiro dia da primavera e aqui e acolá ainda neva. Adorei o inverno...só não gostei muito do frio quando ficava intenso chegando a mais de -10 graus...mais do que isso já me incomoda. Bjus

    ResponderExcluir
  2. Irene, gostaria de saber o melhor período para viagem, gostaria de pegar o finalzinho do outono e o começo do inverno, nos primeiros dias de neve. Kiitos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Annie!
    Infelizmente tempo é uma coisa que não dá para se afirmar o que acontecerá, por isso é previsão. Mas, nesses quase dois anos que estou aqui, caiu alguma neve (muito pouca mesmo) já em novembro. Em dezembro, mais para o final do mês caiu bastante, principalmente no ano passado. Por outro lado já ouvi dizer de anos em que caiu quase nada de neve. Só para informação: o inverno começa em 22/23 de dezembro (por aí) mas, de fato (quando as temperaturas caem bastante e já cai alguma neve), começa antes, lá pelo final de novembro, começo de dezembro.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Estou amando o blog! Planejo ir no ano que vem para Joensuu pela universidade e o "Brasil Finlândia" tá sendo muito útil. Abs

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...