domingo, 18 de setembro de 2011

TURISMO NO FRIO EM HELSINKI

Algumas pessoas me perguntam sobre turismo em Helsinki na época do frio. Então vou compartilhar a minha experiência e o que penso. Então, talvez fique mais fácil para decidirem quando e o que querem fazer por aqui, salientando, mais uma vez, que é a MINHA visão, experiência e maneira de sentir as coisas. Ok?

Janeiro, fevereiro e começo de março são os períodos mais frios....muito frios! A temperatura fica geralmente entre os -15 e -10 graus podendo chegar a -20 uns três dias ou a -25 algum dia (mas não é normal). Por outro lado, quando se tem dias de sol nesses meses de frio branco, são dias lindos porque tudo está nevado, então a luz do dia fica irradiada e a neve brilha. É lindo demais! Como vcs podem ver em vários posts que escrevi aqui onde inseri muitas fotos.

Não aconselho a quem não gosta absolutamente de frio vir nessa época para turistar, pois exige  passeios expostos na rua a céu aberto. Os países frios têm uma vida diária, na época de frio, mais dedicada a ambientes internos, tipo restaurantes, bares, cinemas, teatros, visitas a casa de amigos, etc. Para nós que vivemos aqui e não vamos turistar, a cidade é perfeita pois os transportes são superorganizados, integrados e bem pontuais e os lugares fechados de frequencia da população tem calefação. Portanto, nesses meses de frio mais intenso usamos camadas de roupas de frio para suportarmos apenas quando estamos nos deslocando.

Se quiserem vir com pacotes de turismo tipo city-tour tudo bem. Os programas são feitos para não expor muito o turista ao frio. Por outro lado, não se conhece de fato a cidade...é tudo muito "en passant".  Os pontos turísticos principais pode-se conhecer nesse "an passant" em um, dois ou três dias, mesmo por conta própria. Como Helsinki não tem os atrativos turísticos de tantas outras cidades européias, o gostoso daqui é a vida diária. Eu gosto de pegar ônibus, bonde, trem ou metrô, andar e conhecer onde vou. De me deslumbrar em descobrir a cidade e simplesmente deixar-me ficar admirando e curtindo em algum local que me encantou de alguma forma.

Estou falando tudo isso porque não sei que tipo de turista você pode ser: se sofisticado, ou se daqueles que apenas "passar" pela cidade já satisfaz, ou dos que gostam de saborear a vida do dia-a-dia das pessoas, dos que gostam de bater-pernas e descobrir cantos e recantos, ou tipo mochileiro, se já conhece esse tipo de frio daqui, etc.

Se vierem com o desejo de turistar "batendo-pernas" na cidade nesses três meses em questão, especialmente janeiro e fevereiro, somente dá para ficar passeando no frio com roupas, acessórios e calçados para lá de quentes e quando não estiver ventando ou chovendo. O vento faz piorar muito a sensação térmica de frio e a chuva, nos lugares onde há muitos passantes, a neve vira gelo. Imagine que o chão todo ou está com neve ou com gelo memso com pedriscas que a prefeitura coloca por cima para não deslizarmos (mesmo assim coloco um adaptador no solado do sapato para criar atrito e não escorregar)...é muito gelado se não estiver bem vestido...os pés são os primeiros a reclamar se se passa muito tempo caminhando sobre a neve/gelo sem sapatos e meia adequados. E acreditem: dor de frio dói demais! Fico preocupada com brasileiros que não estão acostumados com frios intensos.

Mas, por outro lado, se quiserem conhecer a paisagem de uma cidade nevada com uma temperatura em torno de -10 graus a -12 graus e estiverem com roupas, calçados e acessórios adequados, pode-se passear sim e curtir bem. Engraçado que a sensação de frio aqui na relação entre o que o termômetro marca e o que o corpo sente é diferente do Brasil - não sentimos tanto o frio na intensidade que o termômetro marca. Por ex: suporto perfeitamente o frio até -10...consigo passear na rua tipo "turistando" (bem agasalhada, claro). Com frio entre -12 e -15 já fica mais complicado...passar mais de 15 minutos na rua já começa a me incomodar bastante mesmo bem agasalhada.

Bom, sou conhecida por ser muuuuuuito friorenta, e quando vou acompanhar alguém nesses passeios no frio tipo até -12 graus, eu uso umas botas horrorosas, nada femininas, de Gore-tex bem quentes, duas meias quentes, duas leggings bem quentes de fio 80 no mínimo, a calça comprida por cima; uma camiseta quentinha, outra de manga comprida quentinha por cima e outra blusa comum por cima. Mais um casaco de manga comprida de fleece e o casacão por cima (uso um acolchoado grosso que vai quase até o joelho, contra frio), mais echarpe larga de lã grossa (tipo que dá duas a três voltas no pescoço que dê também para cobrir boca e nariz, se necessário), gorro (as orelhas expostas ao frio não aguentam - podem acreditar) e luvas grossas com a parte interna de lã. As luvas e os sapatos devem ser um pouquinho só mais frouxos para que o ar possa circular internamente e assim manter o calor.

Ficam aí as dicas!

O próximo post será sobre dicas de viagens imperdíveis para quem vem à Finlândia. Infelizmente viajar dentro da Finlândia é muuuuito caro, e por isso, optei por conhecer outros países aqui mais próximos e que fica bem mais barato. Por isso, ainda não tenho referências pessoais de viagem às mais importantes cidades finlandesas.

Um comentário:

  1. Olá!
    estou adorando o blog!Vou em janeiro para Helsinki, sozinha, ficar 01 mês.. farei um estágio num hospital, acho que em Espoo, e estou bastante insegura por ser inverno e eu nunca ter estado em lugares com temperaturas abaixo de zero!
    Vc poderia postar algo falando sobre o que vestir para aguentar esse frio...eu não tenho idéia do que usar!
    Alessandra Laudissi

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...