terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

HELSINKI - EXEMPLO DE ESTRATÉGIA EM MEIO A MUITA NEVE

Olá pessoal!

Hoje vou falar a respeito de uma reportagem que li sobre como os gestores de Helsinki estabelecem estratégias eficazes e bem sucedidas na batalha 24 horas por quantos dias forem necessários para se deixar a cidade funcionando plenamente em meio a neve, e mais neve, e mais neve que cai sobre a cidade, em geral, de dezembro a abril.

Já tentei em outros posts falar um pouco sobre esse assunto que realmente é um trabalho impressionante e admirável pela organização e eficiência. Claro que não se retira tooooooda a neve, apenas o necessário para que a vida urbana siga dentro de uma normalidade possível.

Desses trabalhos o que mais me impressionou foi o que se mantém no aeroporto. O aeroporto conta com dois terminais, muitos gates (portões) e tem uma movimentação bastante intensa. E como é que os aviões pousam e decolam um após outro em meio a tanta neve? Os aeroportos de Heathrow (Inglaterra) e Frankfurt (Alemanha) por várias vezes fecharam por causa de muitas neve. Aqui neva muuuuuuuito mais, mas não se sofre os mesmos transtornos que aqueles. O motivo? Uma bem elaborada logística com um batalhão de máquinas, tratores e caminhões que ficam todo o tempo cuidando das pistas de decolagem e aterrisagem. Quando fui para o Brasil agora em dezembro foi que vi uma procissão de máquinas nas pistas para lá e para cá nos intervalos de decolagem e aterrisagem. Fiquei muuuuito impressionada com a logística e o custo de se manter o aeroporto em sua capacidade plena. E a cidade também. Mais uma que tiro o chapéu para este povo determinado.
As imagens por si só já dizem muito. Nossa! E como dizem!!!



2 comentários:

  1. Oie, realmente é impressionante a forma como as coisas são feitas ai e como tudo é mais difícil de se fazer nas condições climáticas do pais e mesmo assim tudo é viável, e da certo, temos muito que aprender com nossos irmãos finlandeses !
    ps: o video não abre aqui no Brasil esta bloqueado =/

    tenha uma otima semana !!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente reportagem!! É realmente impressionante como tudo funciona como um reloginho por aqui...a neve caindo e o povo limpando!!! Definitivamente um país super preparado para enfrentar as adversidades da natureza!!!

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...