terça-feira, 28 de setembro de 2010

domingo, 26 de setembro de 2010

A PIOR TEMPESTADE QUE JÁ VI

No dia 8 de agosto último eu estava em casa com uma amiga. Era domingo à tarde e eu e minha amiga estávamos cada qual falando com suas famílias no Brasil pelo skype. Estava uma bela tarde de sol. Mas, de repente, quando olhei para o lado sudeste de minha janela tomei um susto enorme. Vinha se aproximando uma nuvem tão negra, tão negra, cheia de clarões de relâmpagos e vinha se deslocando muito, muito rápido. Era tanto relâmpago e trovão que minha família no Brasil ouvia também. E a tempestade era tão violenta que me despedi de todos e saímos às pressas a desligar tudo das tomadas. Nos sentamos no sofá em frente à janela e ficamos admirando a tempestade de tantos raios, relâmpagos e trovões como nunca havia visto.

Hoje andando pelo youtube vi esse vídeo de alguém que filmou essa tempestade a partir da praia. Praia em Helsinki, sim. Aquele foi um dos últimos dias do verão que ainda estava quentinho para se ir à praia. Vejam a velocidade com que a tempestade chegou...impressionante! Ei diria que é uma montagem se não a tivesse visto eu mesma.

FOTO DO DIA: LEBRE EM HELSINKI

 
A lebre é um animal selvagem que pode ser avistado aqui Helsinki também. Este encontrei durante minha caminhada.

sábado, 25 de setembro de 2010

REVOADA DE GANSOS

Helsinki é uma cidade maravilhosa para quem curte natureza. Eu estou logo na frente!
Além das microflorestas dentro da cidade, dos muitos parque e praças, há também os animais selvagens.  Não é nada difícil encontrar esquilos e lebres no seu jardim ou quintal (no próximo post "Foto do dia" vou colocar a de uma lebre enorme que dei de cara hoje quando fazia minha caminhada). Dentre os pássaros eu adoro ouvir o blackbird ou melro. Mas acho que eles já migraram, pois há mais de um mês que não escuto o canto deles. Há também as gaivotas e as gralhas. 

Mas os que têm me encantado desde o verão são os gansos. Todos os dias os eles vem e vão, e passam voando fazendo aqueles desenhos de vôo em grupo bem característicos deles e.... muita zuada... é uma gritaria danada! Me fazem alegre o jeito deles. Assim que os escuto corro para a varanda para me deliciar com a festa deles. De manhã cedo eles vêm do Sul em direção ao Norte. E à tardinha fazem o sentido inverso. No começo eram grupos pequenos de uns 10 a 20 no máximo. Agora já são centenas. Creio que estejam se preparando para fazer uma longa viagem migratória antes do inverno. 

Ah! Só uma coisinha: são gansos mesmo (embaixo uma fotos de uma família deles em Suomenlinna aqui em Helsinki). Não são patos nem marrecos.

Hoje consegui registrar uma boa parte deles voltando para o Sul à tardinha:




quarta-feira, 22 de setembro de 2010

MAPA MUNDI - LUZ DO SOL E NUVENS

Neste post vou fugir um pouco do tema deste blog. Eu adoro astronomia. Me encantam constelações, as estrelas, seus desenhos, a lua e seus movimentos, planetas, etc. E hoje descobri um site do Observatório do Canadá no qual eles mostram on line em tempo real acontecimentos de aurora boreal por lá. Para quem se interessar o site é da Astronomy North/Aurora Max No site há várias outras informações obtidas a partir de satélites, tudo em tempo real e dinâmicas, muito interessantes, como: vista da lua, fotos e observações do sol, o Neave Planetarium que oferece mapa do céu, e também, vista da Terra em tempo real com partes do mundo que estão de dia e de noite e formação de nuvens que é o que está demonstrado abaixo. Observe Helsinki ou sua cidade.


Hoje tivemos um dia inteiro de muita chuva e céu muito nublado. Que pena! Estava doida para conferir as estrelas e constelações com o mapa do Neave Planetarium. Vai ficar para amanhã.

Boa noite para vocês!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

FOTO DO DIA: TURISMO/MOCHILEIRO NÃO TEM IDADE

Amei esse casal!! Que exemplo!!

domingo, 19 de setembro de 2010

FINLÂNDIA CURIOSIDADES - LÍNGUA OFICIAIS: FINLANDÊS E SUECO

Como muitos devem saber, a Finlândia adota duas línguas oficiais: o finlandês e o sueco. A origem disso está na história do país: a Finlândia pertenceu ao Reino Sueco desde o século XIII até 1809, quando passou a ser semi-dependente da Rússia, e depois alcançar sua independência em 1917. Se quiser saber mais, escrevi um pouco mais sobre o assunto no post "Um pouco da história da Finlândia e de Helsinki"

O interessante é que na época em que a Finlândia estava sob bandeira sueca, o povo pobre e iletrado, que era a grande maioria, comunicava-se em finlandês e apenas entre a elite, órgãos públicos e nas poucas escolas utilizava-se o sueco, o que era sinal de status. Com a independência em 1917, os dois idiomas passaram a ser oficiais por questões óbvias, e hoje na Finlândia, apenas 6% da população tem o sueco como língua nativa. Há também o povo lapão ou sami que habita a Lapônia na região Norte do país que têm o lapão (sami) como língua nativa com 6.500 falantes.

O finlandês tem origem nas línguas fino-úgricas e difere claramente de todas as línguas do grupo indo-europeu. Meu professor fez um comentário interessante sobre o finlandês, creio que também com a intenção de nos motivar. Ele disse que o aprendizado do inglês é como um triângulo com ponta para baixo: começa fácil e vai ficando cada vez mais complicado à medida que se avança no estudo do idioma. O aprendizado do chinês/mandarim é como um quadrado bem largo, começa bem difícil e continua muito difícil sempre. Já o aprendizado do finlandês é como um triängulo de vértice para cima, ou seja, começa bem difícil, porque precisa-se aprender todas as regras gramaticais para poder dominar a conversação. Uma vez aprendidas as regras fica fácil avançar porque o finlandês é uma língua lógica. Boa motivação não? Então, quem está iniciando o aprendizado do finlandês, e isso vejo, leio e escuto de todos que estão nesse comecinho, acha que é tudo muito complicado e difícil, mas, de fato, quanto mais se avança no finlandês, mais clara a língua vai se tornando.

Complementando um pouquinho mais sobre o finlandês: as palavras finlandesas são caracterizadas pela falta de gênero gramatical (masculino/feminino); no lugar de preposições e algumas formas gramaticais usa-se as tais declinações. Muita gente se assusta com esse nome, mas depois que se aprende as regras  das declinações, automaticamente as reconhecemos nas palavras. Como no português automaticamente incorporamos os sufixos e prefixos sem precisar separá-los para entender o significado da palavra. Outra curiosidade do finlandês é que ele é pronunciado extamente como é escrito. Aprendendo-se os sons corretos das letras e, para nós brasileiros ou falantes do português, especialmente os sons do ä, ö, j, y e das consoantes duplicadas, colocando a sílaba forte sempre na primeira sílaba da palavra, como também perdermos essa mania que temos de nos aterrorizar diante de palavras extensas (igual analfabeto quando começa a ler), vai-se dominando a fala desta língua interessante e curiosa,  que na sua estrutura busca a harmonia, embora não seja nada suave aos meus ouvidos. Não é das piores. Percebo que o alemão, por exemplo, é bem mais duro.

O que acho muito interessante no finlandês é que é uma língua dinâmica que evidencia processos, movimentos e muito mais sobre a idéia do que se quer falar do que a coisa em si. Outra curiosidade: não há conjugação de futuro dos verbos. O sentido dos verbos é que dão a idéia de futuro. Como o verbo "mennä" (ir): menän opiskella - vou estudar.

Por isso tudo, é muito importante quando se lançar no aprendizado do finlandês evitar de compreender frases por meio da tradução literal de cada palavra. É importante aprender a compreender o sentido da frase por meio da compreensão do conjunto de palavras e do sentido que as declinações lhe dão. Estou começando a me entusiasmar com o finlandês! rsrsrsrsrs

Fica aí o incentivo!


domingo, 5 de setembro de 2010

IMAGINE O QUE É AKU ANKKA

Pensou bastante?
Parece-lhe com algo de longe conhecido?
Nem imagina?
Pois Aku Ankka, simplesmente é Pato Donald...uma das maiores celebridades encontradas em todas as livrarias, Kioskis e casas do ramo na Finlândia. E não são revistinhas fininhas não! São verdadeiros livros desse rabugento e adorável personagem dos quadrinhos.



Aqui você pode visitar o site do Aku Ankka em finlandês
Aqui você pode jogar games do Aku Ankka em finlandês

Agora imagine aquela voz rouca do Pato Donald, que em português eu mal entendia, dublada em finlandês! Aqui você pode ver um de seus desenhos sobre o Natal em duas partes:


Aku Ankka tule Joulu ainainen - osa 1



Aku Ankka tule Joulu ainainen - osa 2













quarta-feira, 1 de setembro de 2010

FOTO DO DIA - SILJA LINES




Este é o Silja Serenade, um belo navio da Silja, empresa finlandesa de cruzeiros, no qual fiz um cruzeiro para Estocolmo na semana passada. Depois, com mais tempo, postarei sobre essa viagem que fizemos, uma amiga e eu, no esquema de mochileiro pobre e que adorei! Esse navio é espetacular! Pelo menos para mim que nunca havia feito um cruzeiro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...