sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PASSEANDO NA HELSINKI NEVADA

Este post é em homenagem à minha amiga Marília, que esteve quase 20 dias aqui em casa, voltou já para o Brasil e deixou muitas saudades. Marília veio numa época não muito amigável para turistas. Atipicamente, nas quase duas últimas semanas, até o último dia dela ir embora a temperatura estava entre -15 e -18...impossível se passear pelas ruas assim...nem correndo. Passar mais de 10 minutos é tortura. Tínhamos programado de fazer uns passeios e ela queria tirar umas fotos dos lagos congelados e eu queria mostrar a ela o MAR congelado. Para quem não sabe, Helsinki é uma cidade praiana, à beira do Mar Báltico...longe do calor de nossas cidades praianas no Brasil.

Voltando ao meu peixe. A temperatura aqui já voltou mais ao normal para essa época: entre -8 e -4.  Fui resolver um assunto na embaixada e aproveitei para tirar algumas fotos da cidade toda nevada neste final de Outono de 2010 para mostrar a vocês e as do mar congelado que ela queria ver. Se não houvesse a movimentação de navios na Kauppatori, talvez já desse para passear de um lado a outro por cima do mar congelado. Os trechos de gelo em pedaços são rotas de barcos ou navios.

Deliciem-se (para quem gosta de frio) ...



























11 comentários:

  1. Irene, que coisa linda !

    Que igreja é essa ai, sem ser a catedral ? Essa q parece meio vinho com telhado verde, nossa amei ! Alias adorei tb os passarinhos deixando pegadinhas no gelo, hahahaha

    =***

    ResponderExcluir
  2. É uma igreja pequena que fica perto da Embaixada do Brasil no Kaivopuisto. Não sei o nome dela e nas vezes que passei por ali estava fechada. :(

    A foto não ficou muito boa, porque usei zoom! Não são passarinhos. Os pretos lá de cima são tipo gralhas. Os mais daqui de baixo são marrecos! rsrs Estes são muito lindos sim! A maioria dos passarinhos nesta época já migraram para terras mais quentes. Os marrecos, as gralhas e gaivotas ficam.

    Quando você chega?

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Ah! Quanto à igreja...fiquei na dúvida...se for a 17a foto é a que falei no coment anterior. Se for a da última foto é a Catedral Ortodoxa Uspenski. Tem um post aqui sobre ela e lá no FB tem um álbum só de fotos dela. É a maior catedral ortodoxa da Europa. Maiores que ela tem na Rússia e leste europeu. ;)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Irene a Igreja que não nem a Catedral Luterana nem a Catedral Católica Ortodoxa é a Catedral Católica Romana, dedicada a Santo Henrique padroeiro da Finlândia.
    Abraços,
    Jeferson Rosa

    ResponderExcluir
  6. Caramba quanta neve Oo
    Nao vejo a hora, para poder ir ai :D
    Tia, qual universidade o Andrey tá fazendo? É de economia né?
    '
    Dia 16 estamos chegando em Fortaleza, e irei compra minha guitarra :D
    bju e até mais

    ResponderExcluir
  7. Uhuu Fil!
    Já já estaremos juntos. E quero ouví-lo com sua nova guitarra. Ai que sucesso...meus sobrinhos músicos!
    A faculdade que Andrey faz é de Economia, mas focada em Finanças.
    Bjus e até já.

    ResponderExcluir
  8. Oh my God!!! Eu não consigo imaginar um frio de -18 graus, vivendo aqui no Brasil. Teve ser tortura mesmo sair na rua.

    Minha mãe estava aqui comigo vendo o blog e fez uma ´pergunta, ficaria feliz se você pudesse responder, ela perguntou. Vocês que moram ai não tem medo de dar um apagão no país inteiro (já aconteceu aqui no BRasil) e não ter energia para esquentar os aquecedores? Parece que é meio que impossível viver aí sem aquecedor.

    Eu não gostaria de morar em um país frio assim, mas gosto de visitar blogs como o seu de brasileiros em países frios. Admiro a coragem de vocês em morar em um país tão frio, tem que gostar ;)

    Eu fico nervosa quando aqui no Brasil amanhece 7:30 e aonitece 17:45, e aí amanhece mais cedo, não daria certo moranmdo aí, ficaria aflita kkk.Amo o dia!

    sarahalcantara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Sarah!

    Então vc gostaria daqui a partir do final de março quando o dia passa a ter mais de 12 horas de luz do sol, e a cada dia aumenta em uns 5 min a mais de luz do sol, até que em junho só temos umas 4 horas de noite e, ainda assim, a noite não fica totalmente escura. São as noites de verão. São lindas as noites de verão aqui...céu brilhantemente estrelados.

    Agora já está mais quentinho. Estamos na primavera e a temperatura já está nos 8 a 10 graus. Como o frio aqui é seco, a sensação térmica é melhor até que no frio de São Paulo. No verão, a temperatura fica super gostosa, entre 22 e 25 graus. Em julho do ano passado, teve uma semana que passou dos trinta e um dia ficou em 35 graus...quentérrimo pro meu gosto! Não gosto de calor.

    A calefação aqui não é elétrica. É a vapor com reaproveitamento de águas, muito mais barata que a elétrica. Um apagão mais prolongado aqui, sim, talvez fosse um sério problema. Mas, de apenas um dia, penso que daria para sobrevivermos sim rsrsrrsrsr

    É como sempre digo: na vida nada é para sempre e nada na vida é perfeito, apenas a própria vida, se soubermos fazer bom proveito dela!

    Feliz Páscoa para você e sua mão.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Que interessante Irene, obrigada pela resposta!

    Deve ser muito legal quando fica claro a maior parte do dia, mas quando fica escuro a maior parte não deve ser legal kk.

    Obrigada, para você também ;)

    Gostei muito do seu blog viu, vou sempre estar aqui.

    Abraço

    sarahalcantara.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...