sábado, 11 de dezembro de 2010

AS FACETAS DE UMA CIDADE SOB NEVE

Oficialmente ainda não começou o inverno. Este ano inicia em 21 de dezembro às 23:38hs. Mas a natureza não quer saber de nossas oficialidades e regras e o inverno de fato já começou.

O entardecer aqui na Finlândia com céu limpo é muito bonito. Sempre de muitas cores rosáceas amareladas e avermelhadas. E o entardecer é mais longo por causa da nossa posição em relação ao sol. Então, esta amante da natureza aqui, só tem a agradecer à Vida.

O sol está nascendo em torno das 9:15h e se pondo em torno das 15:15h. Tirei uma foto ontem do sol se pondo, a primeira abaixo, e foi tirada às 15:15hs. Acho lindo o sol de meio-dia rondando próximo ao  horizonte, tímido. O dia está bem curtinho - apenas seis horas. Como eu sou muito Perséfone, isso não me incomoda nem um pouco. Muito ao contrário, acho interessante. Mesmo porque é um acontecimento dinâmico: depois do dia 21 próximo (começo do inverno oficial) os dias começam a encompridar-se de novo até mais ou menos no meu aniversário em 23 de junho - hyvää! Minun syntymäpäivä on tosi valoisa!

Nesses últimos dias tem nevado demais. Em um único dia nesta semana nevou mais de meio metro. Como vocês sabem, para mim o cair da neve é lindo...mágico. Adoro! A cidade toda nevada em dias de sol é belíssimo. Muito frio em dias de sol é maravilhoso. O ruim são os dias muito nublados, mesmo assim, sempre procuro ver e sentir a profundidade da natureza em ação...faz parte da vida! Não dá para querermos sempre estar vivenciando o que há de bom. Até porque cairia na rotina e as coisas boas perderiam sua importância...a vida seria monótona e sem graça. Ainda bem que é dinâmica e esse seu movimento nos permite valorizar o que gostamos quando podemos, sentir prazer, alegria e felicidade em momentos que nos fazem bem e até mesmo, aprender a desenvolver uma visão mais positiva sobre coisas que de alguma forma nos incomoda. Claro que em situações extremas isso se torna praticamente impossível para nós seres mortais normais - eu.

Esse é o meu sentimento hoje, admirando a neve caindo através desta enorme janela à minha frente, enquanto escrevo. E separando algumas fotos que tirei esta semana para mostrar a vocês como uma cidade sujeita a uma quantidade grande de neve sobrevive, se mobiliza, trabalha e tudo funciona. De madrugada, centenas de trabalhadores em seus tratores vão às estradas, avenidas, ruas, caminhos, passagens e calçadas, liberar caminhos para que, ao amanhecer, a vida das pessoas prossiga dentro de uma normalidade possível. A quantidade de neve agora sobre a cidade é muito grande. Então a neve á apenas afastada dos caminhos. Em situações complicadas é que é retirada. Mesmo porque vai continuar nevando ainda por um bom tempo. Afinal, o inverno está apenas começando!

Vejam e imaginem:




























36 comentários:

  1. Irene, as suas fotos são maravilhosas como sempre!
    Nos últimos dias tenho achado lamentável a condição das ruas do centro da nossa capital. Sei que com essa neve toda a capacidade dos tratores é limitada, mas não dá para entender como deixam mesmo o centro ficar assim. Seria possível limpar pelo menos Mannerheimintie? :)
    E continua nevando... como é que saio com umas botas (nem pensar em sapatos) lindas hoje para jantar? ;)

    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. rsrsrsrsr
    É mesmo Teea!
    O meu problema é um pouco mais difícil: encontrar um sapato ou botim que seja bem quentinho para meus pezinhos não acostumados com tanto frio, que seja um pouco mais feminino que aquela excelente, mas horrorosa, que tenho e que não seja tããããão caro! ;)
    Hyvää viikonlopua teille!

    ResponderExcluir
  3. Fotos lindas!!! Não sou fã mas também não tenho nada contra a neve..rs rs. O único problema agora é que tenho um pouquinho de medo de levar um tombo...mas coloco minhas super botas (ridiculas) e vou segura andar com meu cachorro!!! :-)) Mas, sei que sempre vou lembrar do inverno com felicidade, porque meu filhote vai nascer justamente no inverno!! :-) Meu pequeno homem da neve!!!

    ResponderExcluir
  4. Que linda mãe você é...totalmente afinada com seu menino! Emocionei-me com sua poesia! Que o nascimento de seu pequeno homem da neve seja tranquilo e que ele se transforme, com a ajuda dessa mãezona cuidadora e carinhosa, do pai e de todos que o amem, em um grande homem com uma vida de belas realizações. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Irene,
    Faz algum tempo que "namoro" seu blog, acho linda a maneira que vc expressa seu amor pela Fin, agora sempre acompanharei (oficialmente) suas publicações. Sobre esse post, lembro que no natal de 2007 o inverno estava meio nu, sem muita neve, esperei ansiosamente alguns dias para poder apreciar o cenário branco. Não sou lá uma fã de neve, mas nunca esqueço a sensação mágica que senti no meu primeiro "banho de neve". Ah, conheci seu filho Andrei, inclusive, foi ele que me apresentou a Teea.
    Um abraço, Hyvää Joulua (não lembro bem, corrija se estiver errado).

    ResponderExcluir
  6. Olá Cris...obrigada e seja bem vinda!
    Já ouvi falar dessas sazonalidades de inverno...ainda bem que cheguei a ponto de poder curtir esse banho de farinha de trigo vindo do céu desde o inverno do ano passado. Esse ano para mim está melhor, pois quase não teve chuva. Detestei as calçadas de gelo escorregadias...levei um escorregão bem feio e muitas ameaças Esse ano muita neve sem chuva, toda soltinha é uma delícia...para mim.
    Você mora aqui em Helsinki mesmo? Que bacana que conheceu o Andrey...amo de paixão! :)
    E quem sou eu para lhe corrigir! mas pelo que sei está certo sim rsrsrsrsrs
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Oi Irene, não estou na Fin, apenas passei uma temporada de dez de 2007 a março de 2008, mas gostei muito do lugar (apesar de adorar meus 30° graus diários), da gastronomia, patinar no gelo...Também tive algumas aulas do idioma. Quero voltar, porém para conhcer o verão finlandês que todos dizem que é muito legal!
    Outro abraço, obrigada pela recepção!

    ResponderExcluir
  8. Mais fotos maravilhosas da querida Finlândia.
    Obrigado por compartilhá-las, Irene!
    Feliz "mês de natal". :)

    ResponderExcluir
  9. Irene... tudo bem? Sou brasileira e estou indo para a Finlândia no início de Janeiro. Estou adorando ler o seu blog antes de ir, já dá para saber muitas dicas. Vou para Helsinki, você sabe me falar onde encontro um brechó que eu possa comprar casacos que suportem esse frio e que sejam baratos?

    ResponderExcluir
  10. Olá Caroline,

    Aqui está uma relação de Kirpputori (brechó) em Helsinki, com endereços e alguns com links para os sites respectivos: http://vuolanne.net/kirpputorit/#HELSINKI Nos Kirpputori vc encontra casacos com preços muito mais em conta. Com sorte, até bem novos - mas nessa época acho que vai ser um pouco difícil, pois a demanda por casacos está grande. Não quero lhe assustar, mas vá acompanhando as previsões de tempo aqui. Me disseram (não posso garantir que seja verdade) que em janeiro a temperatura pode ir a -40C. Já estamos nos -15 e o inverno mal começou.

    Se você vier depois do dia 9 de janeiro, se quiser posso lhe acompanhar, com maior prazer. Antes disso estarei no Brasil com minha família.

    Mande-me seu email que lhe mando por ele meus contatos aqui em Helsinki: irenens yahoo.com.br

    Feliz Natal!
    Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  11. Adoro o teu blog!
    Gostaria muito de ter o prazer de conhecer a finlândia *.*.
    Continue assim!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Anônimo!
    Estar aqui é a realização de um sonho meu que achava dificílimo de se realizar...e cá estou!
    Acredite em seus sonhos! Um dia você estará aqui e quem sabe tomaremos um café juntos na Esplanadi.
    Um abraço
    Hyvää Joulua!
    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  13. Valeu Marcos! Muito obrigada!
    Hyvää Joulua sinulle!

    ResponderExcluir
  14. ate o dis de hj so posso dizer da admiracao a clareza de seus comentarios..sempre fiel ao seu perfil com classe e dignidade tem conquistado pssoas de nosso planeta
    No entando tive um dissabor ao tentar seguirr no Brasil uma indicacao,,,segue copia
    ---------------
    A proprietaria Vanessa atendeu o telefone e qdo eu expliquei que era um presente de natal
    para uma (1) pessoa que recem perdeu namoada e mae,ela jah foi me despchando dizendo que so para casal,e qdo eu disse que pagaria,ela grosseiramente disse que non conveniente,pois lah
    isolado e sem ceia de natal..Como essa pessoa eh fotografa e adora natureza e desejando um pouco de sossego,eu enganada pelo blog,acrditei ter encontrado o lugar ideal,pois alem do mais
    ele grande fascinado pela cultura finlandesa.
    denuncio propaganda enganosa e farei questao de comunicar a minha amiga que indicou em seu blog em Helsinque

    ResponderExcluir
  15. Sinto muito anônimo...infelizmente você não deixou, ou não quis deixar seu nome!

    O senhor/senhora está totalmente equivocado/a. Nunca neste meu blog fiz qualquer propaganda seja lá do que for. Aqui são compartilhadas minhas experiências e algumas informações. Não tenho a menor intenção de ganhar dinheiro aqui, tanto que nunca optei pelo Google Adsense que remunera blogs. Justamente porque quero ter a liberdade de escrever o que tenho vontade. Creio que o senhor/senhora está sendo totalmente injusto comigo. Só tenho a lamentar por sua atitude injusta e mal pensada.

    Não entendi a que o senhor/senhora se refere. Fiz uma longa e desgastante pesquisa nos meus posts para chegar a quem é essa senhora Vanessa que o senhor se refere e não encontrei nada.

    O senhor/senhora, ao invés de atacar-me desta forma, poderia pelo menos ter sido mais gentil em esclarecer o fato todo por inteiro e não precisa se esconder atrás de anonimato. Não sou pessoa dada a picuinhas, vinganças ou seja lá o que for que tenha passado pela sua cabeça.

    Se quiser esclarecer onde foi que fiz o que está me acusando, talvez aí sim possamos começar a ter um diálogo. Antes disso, impossível.

    Os comentários aqui no blog são todos moderados por mim e fiz questão de publicar o seu...mesmo sendo anônimo. Se o senhor/senhora queria um espaço para desabafar e até esclarecer o teria naturalmente. Agora me atacar em bases equivocadas e ainda anonimamente, convenhamos...

    ResponderExcluir
  16. Olá Irene, tudo bem?
    Enquanto aí na Finlândia, está nevando muito... aqui no Brasil o calor está insuportável! rs
    Eu li a sua reflexão e depois vi as fotos (que estão lindas!) e fiquei imaginando como seria bom curtir esse "friozinho" finlândes. Sonho em conhecer a Finlândia e quem sabe um dia morar aí (é bem provável que não ocorra, mas continuo sonhando ^^).
    Através do seu blog eu me sinto mais próxima da Finlândia, aprendo sobre a cultura local e vejo belas fotos. :D Amei seu blog, está de parabéns!Agora estou seguindo seu blog e o acompanharei com mais frequência.
    Ah sim, uma pergunta... com tanto frio, você sente saudade do verão brasileiro?
    Feliz Natal e um Próspero ano novo!

    ResponderExcluir
  17. Oi Irene!!!
    Nem preciso dizer que adoro seu blog né?!
    Nossa que fotos mais lindas!!!! Adoro o frio, mais é um pouco difícil de acontecer devido a região nordeste, hehe ^^.
    Meus estudos de finlândes tem esfriado tanto... rsrsrs, mas estou no aguardo de novos posts seus sobre sua apontamentos e curiosidades, certo?! =)
    Ah! antes que eu esqueça Feliz Natal!!!

    ResponderExcluir
  18. Amei o seu Blog. Tenho um sonho de muitos anos de conhecer a Finlândia que logo se concretizará em Jan/2011. Não vejo a hora de embarcar.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    Mudei pra Finlandia tb, "namoro" esse blog faz um tempo e agora resolvi entrar em contato.
    Estou em Jyväskylä e um pouco solitaria, queria contato humano, hehe, ainda não tive oportunidade de fazer quase nada e queria saber se vc ou outros frequentadores do forum e moradores da Finlandia poderiam me dar uma luz!
    Em janeiro, pretendo ir pra Helsinki fazer o teste do Toefl e minha inscrição pro curso de Mestrado, mas sou uma barata tonta e ainda pior na neve, então peço ajuda!

    ResponderExcluir
  20. Oi Irene, já tanto você quanto eu estamos sumidos! Quero te desejar um Feliz Ano Novo! Que Deus te abençoe! E que 2011 seja um ano de alegria, paz saúde!
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Olá Sintianne!
    Desculpe a demora em responder...eu estava de férias!
    Fico feliz que goste dos posts. Quanto ao finlandês, fico impressionada com a perseverança de vocês que estudam sem a rotina de um curso com professor. De qualquer modo, se precisar de ajuda, me avisa ok? Podemos ver como fazer.
    Grande abraço com meus desejos de que você tenha um novo ano maravilhoso!

    ResponderExcluir
  22. Olá Liliane!
    É sempre tão bom podermos realizar nossos sonhos, não é mesmo!
    Que bom que está chegando...se é que já não chegou.
    Se precisar de algo aqui em Helsinki me avisa ok?
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  23. Olá Malk,
    Desculpe a demora em responder...eu estava de férias!
    Que dia vc vem a Helsinki? O que eu puder lhe ajudar é só falar. Mande-me seu endereço de e-mail para o meu (vc encontra aqui na coluna à esquerda). Aí te mando meu msn e podemos conversar.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  24. É Jeferson...eu também andei sumida... estava de férias!
    Obrigada e desejo a você e sua família um novo ano muito feliz de muita alegria, harmonia, saúde, sabedoria e amor.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  25. Olá J-!
    Desculpe somente agora a resposta ao seu comentário. Como comentei antes estava de férias e estou com zilhões de e-mails acumulados esperando resposta. Somente agora cheguei ao seu.

    Bom, desculpas dadas, agradeço seu carinho.
    A Finlândia é um país bem diferente do que vivemos no Brasil. Outro dia comentei com umns brasileiros que isso não quer dizer que eu esteja falando mal do Brasil, nem que seja melhor ou pior...apenas é diferente...e bem diferente am muitos aspectos.

    O "friozinho" que a que meu corpo já havia se acostumado em quase um ano e meio morando aqui, depois de passar 20 dias no calor do Nordeste do Brasil, desacostumou-se de novo. rsrsrsrsrs
    Mas nem de longe me faz sentir saudades daquele calor de 30 graus, suando em bicas mesmo com 3 banhos de água fria de corpo inteiro por dia. :(

    É isso!
    Tudo de muito bom para você neste novo ano e quem sabe um dia vamos tomar um café juntas em Helsinki!
    Bjus

    ResponderExcluir
  26. Oi Irene,
    Estou adorando seu blog.
    Quantas histórias, fotos e riquezas de informações!
    Parabéns!
    A quanto tempo está morando na Finlândia?
    Bjss
    Renata

    ResponderExcluir
  27. Olá Renata, que bom que está gostando do blog.
    Estou morando aqui há um ano e meio somente.
    Bjus

    ResponderExcluir
  28. Olá Irene, meu filho tá morando na Finlândia (Espoo) já há quase um ano.Faz mestrado aí. Apesar de gostar muito daí, percebo que já demonstra estar "homesick". Essa semana ele tava ouvindo uma rádio em português na internet. Quem sabe vc poderia dar uma palavrinha com ele. Morei muitos anos fora e sei como faz falta ouvir o nosso idioma. O blog dele é andrenafinlandia.blogspot.com
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  29. Olá Léia!
    Procurei no blog dele e no seu alguma forma de contato e não encontrei. Se ele tiver página no Facebook mande o nome dele para meu e-mail irenens(at)yahoo.com.br Vou tentar fazer contato com ele e posso apresentar brasileiros que estão aqui. Ajuda bastante na "homesick". De qualquer modo vou deixar um coment no blog dele.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  30. Eu não gostaria de morar em um país frio assim, mas gosto de visitar blogs como o seu de brasileiros em países frios. Admiro a coragem de vocês em morar em um país tão frio, tem que gostar ;)

    Eu fico nervosa quando aqui no Brasil amanhece 7:30 e aonitece 17:45, e aí amanhece mais cedo, não daria certo moranmdo aí, ficaria aflita kkk.Amo o dia!

    sarahalcantara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Mulher, teu blog é muito bom, repleto de informações, paisagens lindas (adoro neve apesar de nunca tê-la visto e sentido), praticamente um "Discovery Finlândia". Pode ter certeza que teu blog alimenta muitos sonhos, incluindo o meu.
    Parabéns!
    Um abraço

    Lidiane

    ResponderExcluir
  32. Obrigada Lidiane!
    Eu, particularmente, adoro morar aqui. Gosto do frio, da organização da cidade, do respeito ao cidadão. mas também tem coisas ruins...como tudo na vida. Conheço vários brasileiros aqui que reclamam muito do frio, da frieza do finlandês, da dificuldade da língua...
    Eu sou do time dos otimistas...tem que ser, não é? A vida fica bem mais fácil.
    Bjus

    ResponderExcluir
  33. Ola Irene,

    Encontrei seu blog por acaso e estou amando...
    Ver a paisagem, a cultura finlandesa. Eu tenho um contato na finlândia, apesar de nunca tê-lo conhecido, mas tem me falado muito dessa cultura ímpar e bela. E agora vendo seu blog vejo que ele foi bem modesto... seria um lugar que gostaria de conhecer. Me diz uma, é difícil ir para Finlândia?
    Te adicinei no facebook me aceite para estarmos em contato, quem sabe você conheça esse meu contato e possamos ser amigos em comum.
    Abraços

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...