quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O PARLAMENTO FINLANDÊS - EDUSKUNTATALO

O atual prédio do Parlamento Finlandês está localizado no centro de Helsinki, na Rua Mannerheimintie. O projeto arquitetônico vencedor do concurso "Oratoribus" ("para os oradores" em latim), foi concebido pelo finlandês Johan Sigfrid Siren (1889-1961). O edifício, com arquitetura que combina o estilo neoclássico com o moderno, foi construído 1926-1931 e oficialmente inaugurado no dia 7 de março de 1931. Traz 14 colunatas na fachada e compreende cinco andares. Os 200 parlamentares se reúnem no grande hall do segundo pavimento. Sua escadaria é comumente usada para todo tipo de manifestação, de greve de professores a passeatas pelos direitos dos animais. Desde então, e sobretudo durante a Guerra do Inverno (Winter War) e a Guerra da Continuação (Continuation War), esta belíssima construção neoclássica tem sido palco de muitos momentos chave na vida política da nação.

O parlamento da Finlândia, Eduskunta em finlandês, é um parlamento unicameral, composto por 200 membros, e reúne-se na Casa do Parlamento, Eduskuntatalo em finlandês.

O Chefe de Estado é o Presidente da República, eleito por um período de seis anos, podendo ser reeleito por dois mandatos consecutivos. As eleições presidenciais são efetuadas através de voto direto e universal, com possibilidade de segundo turno, caso nenhum dos candidatos consiga obter uma maioria absoluta no primeiro turno. O Presidente é responsável pela política externa, representando o Estado Nacional.

O poder executivo finlandês consiste em um Governo, chefiado por um primeiro-ministro, que é escolhido pelo Parlamento composto de 200 membros. O Governo deve ter a confiança do Parlamento, cujos membros são eleitos por voto direto e universal, por um período de quatro anos num sistema proporcional. O Governo é composto, além do Primeiro-Ministro, por ministros distribuídos por vários cargos, e por um membro ex-ofício, o Chanceler de Justiça. A atual Presidente da República, Tarja Halonen, foi reeleita em Janeiro de 2006. A Presidente Halonen tornou-se a primeira mulher a ser eleita para este cargo em Fevereiro de 2000. O atual Governo, formado em Março de 2007, é liderado pelo Primeiro-Ministro, Matti Vanhanen.

O parlamento cria leis, decide o orçamento, aprova tratados internacionais e supervisiona as atividades do governo. Pode alterar a constituição, intervir nas decisões do conselho de estado e subrepujar os vetos presidenciais. Seus atos não estão sujeitos à revisão legal.

O parlamento finlandês foi estabelecido em 1916, subtituindo a dieta da Finlândia como órgão legislativo do Grão-ducado da Finlândia.


1ª reunião do Parlamento Finlandês em 1917


................................

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA KIASMA

Nykytaiteen Museo Kiasma
Museum of Contemporary Art Kiasma
http://www.kiasma.fi/index.php?id=11&L=1

Logo no primeiro quarteirão a partir do centro de Helsinki, ao longo da Rua Mannerheimintie, está o Museu de Arte Contemporânea Kiasma.

O prédio moderno estilo futurista de linhas arrojadas foi construído, entre 1993 e 1998, pelo Arquiteto norte-americano Steven Holl.

O nome Kiasma deriva de "quiasma", que corresponde a um cruzamento, especialmente a passagem de nervos óticos. E é nesse sentido que o Museu Kiasma se apresenta: a localização central do excepcional edifício, extensa rede de uma ampla variedade de parceiros, o status que detém com a exibição da coleção de Arte Contemporânea da Galeria Nacional finlandesa (fundada em 1990), pessoas, idéias e ideologias que ali se encontram e se misturam. Assim o Museu Kiasma, aliado a uma arquitetura única e bela, tem despertado interesse internacional.

O Museu de Arte Contemporânea Kiasma, que integra a Galeria Nacional da Finlândia, apresenta coleções de arte moderna, a partir dos anos 1960 e conta com espaços para instalações multimídia. É um animado centro cultural, lugar de encontro, prazer e experiência. O museu proporciona um inesquecível e fácil acesso para o vibrante mundo da arte contemporânea. Bem sucedido na sua missão, o Museu Kiasma é o mais popular na Finlândia com 200 000 visitantes anuais em média.

É possível conhecer o museu com calma e são oferecidos tours guiados e personalizados no qual o visitante determina em qual seção deseja gastar mais tempo.

Caso o visitante queira, no museu há uma loja que oferece calendários com obras de arte, cadernos diferenciados, camisetas, e outros souvenirs.

Embora a preços longe da realidade brasileira vale conhecer este importante espaço da arte contemporânea.

Contatos:
Kiasma Museu de Arte Contemporânea
Museum of Contemporary Art Kiasma
Mannerheiminaukio 2, FIN-00100
Helsinki, Finland

Info
& Theatre tickets +358 (0)9 1733 6501
Exchange
+358 (0)9 173 361
Fax
+358 (0)9 1733 6503

E-mail
info@kiasma.fi

Guided Tours, reservations: +358 (0)9 1733 6509
Kiasma Store +358 (0)9 1733 6505
Café Kiasma +358 (0)9 1733 6504

Friends of Kiasma +358 (0)9 1733 6595


Horários de funcionamento regulares*
(consulte o site sobre exceções)
Terça, Sexta 10 - 18 horas
Quarta, quinta 10 - 20
horas
Sábado, Domingo 11 - 17 horas
Fechado às Segundas-feiras

Somente para se ter uma idéia:
Valor do ingresso cobrado em março/2009*
7,00 /5,00
Under 18 year-olds free.
Free admission on the first Wednesday of the month at 5-8 pm

* Consultar o site do Museu para informações atualizadas

FONTE: http://www.kiasma.fi/index.php?id=11&L=1

.................................

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

ESTAÇÕES DO ANO NA FINLÂNDIA E EM HELSINKI

Diferentemente de grande parte do Brasil, as estações na Finlândia acontecem respeitando suas características próprias.

PRIMAVERA [KEVÄT]


Primavera (Março - Junho) - A Primavera é a estação do ano tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres. No hemisfério norte é chamada de Primavera Boreal. Inicia no equinócio de Março, em 20 de Março, e termina no solstício de Junho, em torno do dia 21 de Junho. No dia do equinócio, o dia e a noite têm a mesma duração (12 horas cada). A partir do início da primavera, cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando assim, o período de insolação durante o dia.


O início da Primavera é ainda época de neve. A neve derrete no Sul do país no princípio de Abril e mais ao centro em meados do mês, enquanto que no Norte isto acontece só no fim do mês de Abril. No norte da Lapônia é possível praticar esqui até às primeiras semanas de Maio. Nessa estação, o resto do país vive uma autêntica metamorfose quando a natureza começa a florescer no princípio de Maio. As grandes festas da Primavera são a Semana Santa e o 1º de Maio, que é tradicionalmente celebrado em especial pelos estudantes. No Norte da Finlândia, em meados de Maio começa a época do Sol da Meia-noite, que vai até final de Julho.

VERÃO [KESÄ]


- Verão (Junho – Setembro): O Verão Boreal como é chamado o verão do hemisfério norte, tem início com o solstício de Verão, que acontece cerca de 21 de junho e finda com o equinócio de Outono, por volta de 23 de Setembro. O primeiro dia do Verão marca o ápice de horas de luz diurna quando chega a ter 19 horas de duração em Helsinki e a partir de então há a diminuição diária e gradativa de horas solares até o primeiro dia de Inverno quando este processo se reverte. O Verão finlandês caracteriza-se por um clima suave (+20 a +25º C), por noites luminosas e pelo fenômeno do Sol da Meia Noite que acontece no Norte da Finlândia, região da Lapônia. Logicamente que com estas temperaturas não há neve no Verão da Finlândia. As chuvas são de curta duração e locais.

Julho é mês tradicional de férias dos finlandeses e as férias escolares vão do final de maio a meados de agosto ou início de setembro. O Verão é uma época muito animada e nessa altura celebram-se muitos acontecimentos, festivais e concertos, quase sempre ao ar livre e muitos abertos ao público. A paisagem é de muito verde em grande parte do país e os mais de 180.000 lagos oferecem um panorama especialmente belo aos que queiram viajar pela zona lacustre. Os mosquitos podem ser incomodativos sobretudo no norte do país (Lapônia), a partir de meados de Junho até finais de Julho, pelo que se recomenda consulta sobre a situação antes de viajar para estas zonas.

OUTONO [SYKSY]


Outono (Setembro – Dezembro): O Outuno é caracterizado por queda na temperatura. No hemisfério norte é chamado de Outono Boreal. Tem início em torno do dia 21 de Setembro e termina por volta de 21 de Dezembro. Em Setembro e Outubro, com sorte, pode assistir-se mais ao Norte da Finlândia (região da Lapônia), a um dos fenômenos mais belos da natureza, a Aurora Boreal, com melhor visibilidade à noite em torno das 23 horas.
 A partir do final de Setembro a paisagem começa a vestir-se de múltiplas cores e esta temporada, chamada “ruska”, adquire uma beleza especial na Lapônia. Nestes meses é possível apanhar cogumelos e os bagos deliciosos da floresta.

A partir de Setembro/Outubro os dias ficam mais chuvosos. De meados ao final do Outono encontra-se paisagens nubladas, chuvas quase diárias e dias cada vez mais curtos, chegando a quase 5 horas de duração no sul da Finlândia em seu último dia em torno de 20 de Dezembro.



Aqui você pode ver algumas das fotos que tirei em Helsinki no belo e colorido Outono de 2009

INVERNO [TALVI]



Inverno (Dezembro - Março): O Inverno do hemisfério norte é chamado de Inverno Boreal. Tem início com o solstício de Inverno, que ocorre por volta de 21 de Dezembro, e termina com o equinócio de Primavera, que acontece perto de 21 de Março. Janeiro, Fevereiro e Março costumam ser os meses mais frios do ano e, apesar de temperaturas muito baixas, a natureza nos contempla com uma bela paisagem em dias de sol. Em Helsinki no inverno a temperatura chega no seu auge em torno de -15 a -20 graus em média, podendo alguns dias chegar a bem mais frio.


A primeira neve cai na Lapônia em Outubro e no sul do país em Novembro ou Dezembro. A época de penumbra, chamada “Kaamos” na Lapônia, começa em meados de Novembro e dura até meados de Janeiro. As poucas horas de luz do final do Outono, no Inverno começam a aumentar gradativamente e diariamente. No Inverno o Sol é mais presente e a paisagem é especialmente linda pelo seu espetacular reflexo na neve durante o dia, e a neve fica num tom violáceo ao entardecer (veja fotos aqui tiradas em Suomenlinna ao entardecer).

Quando o Natal (a festa mais celebrada na Finlândia) se aproxima, usam-se tochas no exterior e velas no interior das casas para criar um ambiente especialmente acolhedor e caloroso. Dezembro é a temporada alta na Lapônia graças às visitas à casa de Papai Noel que fica nas proximidades da cidade de Rovaniemi e ao ambiente natalício em geral em todo o país. No Norte, nas noites frias do Inverno, com um pouco de sorte, pode assistir-se a um dos fenômenos mais belos da natureza, a Aurora Boreal em fevereiro e março. 

O Inverno de 2009/2010 em Helsinki foi muito atípico em virtude da grande quantidade de neve, muito embora a temperatura não tenha chegado aos seus dias invernosos mais frios. Aqui estão algumas fotos de Helsinki neste ano:
Helsinki - neve, dias nublados e mais neve
Helsinki - neve e sol
Helsinki/Seurasaari - A ilha nevada


MÉDIAS DE TEMPERATURA E DE HORAS DE LUZ / DIA

HELSINKI
(Sul da Finlândia)
JYVÄSKYLÄ
(Centro-Sul)

SODANKYLÄ
(Norte)

HORAS DE SOL/DIA NA FINLÂNDIA


20 de março a 21 de dezembro - os dias vão-se encurtando

22 de dezembro a 19 de março - os dias vão-se alongando

A partir do primeiro dia de Inverno, em torno de 21 de Dezembro, os dias começam a alongar-se gradativamente, chegando no seu ápice no final de Junho em torno do dia 22, período quente, quando o sol  nasce em Helsinki em torno das 3:54 horas e se põe às 22:48, fornecendo em torno de 18:54 horas de luz solar em um único dia. Já no Norte da Finlândia, região da Lapônia, o sol não se põe durante todo o mês de Junho, fica circulando pelo horizonte - é o chamado Sol da Meia Noite. Sabedoria da Natureza, isto só é possível porque o sol não faz um roteiro perpendicular (90°) levando-o a pino, como acontece em regiões próximas ao Equador.


Aliás, isso é uma coisa bem peculiar em Helsinki. Estou morando aqui desde o início de Agosto de 2009 e até o final do Inverno ainda não vi o sol passar mais do que 45 graus acima da linha do horizonte (o ápice seria 90 graus, para quem não sabe). No final do Outono e início do Inverno o Sol passa a apenas uns 15 graus acima da linha do horizonte em torno de meio dia.


Período frio na Finlândia

O período de outubro a março que compreende parte do Outono e o Inverno apresenta queda de temperatura, diminuição gradativa das horas de luz solar até Dezembro e seu aumento a partir de então. Do início do Verão ao fim do Outono, o sol nasce cada vez mais tarde e se põe cada vez mais cedo, chegando a nascer às 9:20 horas da manhã e se por às 15:12 horas da tarde em 21 de Dezembro em Helsinki. Em Sodänkylä, cidade que fica no centro da Lapônia, região Norte da Finlândia, o sol chega a nascer às 11:46 horas e se por 46 minutos depois, às 12:32 horas. No Norte da Lapônia, nessa época, o sol não chega a nascer, mas deixa uma pequena claridade típica do anoitecer.

As precipitações de neve na Finlândia variam de acordo com a região. No Norte é comum a precipitação de neve em uma boa parte dos dias do ano chegando a 240 dias com precipitação. No Sul acontece geralmente entre Dezembro e meados de abril, chegando a uma média de 90/120 dias nesse período, como mostra o mapa abaixo.


Período quente na Finlândia

O período quente na Finlândia compreende o final da primavera e todo verão.


..................................

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

FINLÂNDIA APOSTA EM FORTALEZA (CEARÁ-BRASIL) COMO OPÇÃO TURÍSTICA

O secretário de Turismo de Fortaleza, Henrique Sérgio Abreu, recebeu em seu gabinete, no dia 10/02/09, o Primeiro Secretário da Embaixada da Finlândia no Brasil, Ville Cantell. Ele veio acompanhado do Cônsul Honorário da Finlândia em Fortaleza, Ednilton Gomes de Soárez, em busca de informações que garantam apoio aos turistas finlandeses na capital cearense, em caso de necessidade. Segundo o secretário Henrique Sérgio, Cantell queria saber se Fortaleza está preparada para dar apoio em caso de acidentes ou algum outro tipo de contratempo.

A princípio, a preocupação do emissário era saber como os poderes públicos atuariam em caso de algum cataclismo, como, por exemplo, o tsunami ocorrido na Ásia, em 26 de dezembro de 2004. “Ele foi informado e tranqüilizado a respeito das condições privilegiadas do Brasil e, especificamente, do Nordeste brasileiro, livre de ameaças geológicas como maremotos, vulcões e terremotos”, afirmou o secretário.


O encontro, no entanto, foi uma oportunidade para que o agente da Defesa Civil, Roger Barreto Magalhães, que também estava na reunião, prestasse maiores esclarecimentos sobre a atuação daquele órgão. Magalhães falou sobre a qualificação de seu pessoal e sobre as simulações periódicas que são realizadas para o caso de outros tipos de ocorrências, mais prováveis, como enchentes, desabamentos, acidentes rodoviários e aéreos.

Ville Cantell explicou o porquê dessa preocupação. Há um crescente interesse dos finlandeses (assim como ocorre em outros países nórdicos) por esta parte do mundo, em detrimento da Ásia. Antes da tragédia de 2004, aquela região do planeta era bastante visitada pelos turistas daquele país. No tsunami de dezembro de 2004, cerca de 200 finlandeses pereceram e, por isso, o governo da Finlândia está estimulando o turismo em regiões mais seguras. Depois da reunião com o secretário Henrique Sérgio Abreu, a comitiva visitou outras instituições de outras esferas governamentais que têm responsabilidade de suporte e socorro.


FONTE: http://www.setfor.fortaleza.ce.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=25
(notícia enviada ao blog p/A.Karenina)


................................

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

HORÁRIO DE VERÃO NA FINLÂNDIA EM 2009

O horário de verão em 2009 na Finlândia, como em toda a Comunidade Européia, acontecerá no seguinte período:


- começa no dia 29 de março (último domingo do mês) - à zero horas de domingo avanço do relógio local em uma hora (UTC+ 3)


- termina dia 25 de outubro (último domingo de outubro) - à uma hora da madrugada de domingo retrocesso do relógio local em uma hora (UTC+2)










OBS.: O que é UTC
UTC - Tempo Universal Coordenado ou Universal Time, Coordinated, também conhecido como tempo civil, é o fuso horário de referência a partir do qual se calculam todas as outras zonas horárias do mundo. É o sucessor do Tempo Médio de Greenwich (Greenwich Mean Time), conhecido como GMT. A nova denominação foi cunhada para eliminar a inclusão de uma localização específica num padrão internacional, assim como para basear a medida do tempo nos padrões atômicos, mais do que nos celestes.

Ao contrário do GMT, o UTC não se define pelo sol ou as estrelas, mas é sim uma medida derivada do Tempo Atômico Internacional (TAI). Devido ao fato do tempo de rotação da Terra oscilar em relação ao tempo atômico, o UTC sincroniza-se com o dia e a noite de UT1, ao que se soma ou subtrai segundos de salto (leap seconds) quanto necessário. Os segundos de salto são definidos, por acordos internacionais, para o final de julho ou de dezembro como primeira opção e para os finais de março ou setembro como segunda opção. Até hoje somente julho e dezembro foram escolhidos como meses para ocorrer um segundo de salto. A entrada em circulação dos segundos de salto é determinada pelo Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistemas de Referência (IERS), com base nas suas medições da rotação da terra.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempo_Universal_Coordenado

.................................


HORA ATUAL NA FINLÂNDIA E EM OUTROS PAÍSES

O mapa abaixo apresenta a hora atual em Helsinki que vale para toda a Finlândia.
Para saber a hora atual em outros países, passe o mouse sobre o lugar desejado.



Obs.: O horário de verão na Finlândia neste ano de 2010, como em toda a Comunidade Européia, começa no dia 29 de março (último domingo do mês) e termina dia 31de outubro (último domingo de outubro)


........................

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

FOTOS - NEVE EM HELSINKI - FEV/2008

Início de fevereiro (2009) e os telhados dos prédios de Helsinki continuam sobrepostos de neve. Na imagem, ao lado, vê-se ao fundo as torres da Igreja St. John's.


Abaixo, várias imagens da belíssima Catedral Uspenski da Igreja Ortodoxa, erguida entre 1862 e 1868 em estilo bizantino russo, a qual remete ao período em que o país viveu sob domínio dos czares.



Fonte imagem:
http://www.ek.fi/kamera/palace45.jpg


A seguir imagens sequenciais do entardecer ao anoitecer, em 25/02/2009, da Catedral Uspenski da Igreja Ortodoxa vista por outro ângulo.


...............................................

Fotos de neve em Helsinki atualizadas podem ser vista no meu álbum do Facebook:
http://www.facebook.com/album.php?aid=2028933&id=1082750949&l=de8ab4eea2

Outras muitas fotos que venho tirando na Finlândia estão na coluna da esquerda do Blog com o título:
MINHAS FOTOS DA FINLÂNDIA (clique na 1a foto para ampliar)

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

IMAGENS SERIADAS INVERNO/2009 - KAISANIEMEN PUISTO

O inverno no Parque Kaisaniemi visualizado nestas imagens de diferentes dias do período de inverno em Helsinki.


Parque Kaisaniemi em Helsinki
Dia 02/02/2009, às 16:25 horas, 0,0°C
O sol já posto como acontece nessa época do inverno de dias curtos,
mas com sua iluminação a irradiar claridade de um entardecer no inverno.


Parque Kaisaniemi em Helsinki
Dia 15/02/2009, às 15:09 horas, 0,0°C
o sol penetrando por entre as árvores do parque
refletindo na neve.

Parque Kaisaniemi em Helsinki
Dia 20/03/2009, às 15:09 horas, -0,1°C
Último dia do inverno

Parque Kaisaniemi em Helsinki
Dia 15/02/2009, às 15:09 horas, 3,9°C
Primeiro dia da primavera

................................
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...