quarta-feira, 8 de abril de 2009

AURORA BOREAL

A aurora polar é um fenômeno ótico composto de um brilho observado nos céus noturnos em regiões próximas a zonas polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar no campo magnético terrestre. Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal, nome batizado por Galileu Galilei, em referência à deusa romana do amanhecerAurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos nortes. Em latitudes do hemisfério sul é conhecida como aurora austral, nome batizado por James Cook, uma referência direta ao fato de estar ao Sul.

As auroras boreais mais comuns têm uma cor verde-amarelada, e resultam do choque com átomos de oxigênio a alturas entre 90 e 150 quilômetros. Também as auroras vermelhas, que ocasionalmente aparecem acima das verdes, são produzidas pelos átomos de oxigênio, enquanto que as azuis se devem aos íons das moléculas de hidrogênio. As auroras boreais produzem-se tanto no Inverno como no Verão, mas são invisíveis à luz do dia e, por isso, não são vistas no Verão. As épocas em que há mais probabilidades de vê-las são em Setembro – Outubro e Fevereiro – Março, a partir das 9 da noite, sendo que a melhor hora é por volta das 23:30.

Na Finlândia, a aurora boreal ocorre no Norte do país, no Estado da Lapônia.

Em Sodankylä (100 km a norte de Rovaniemi/Lapônia) e em Nurmijärvi (a 50 km de Helsínquia) existem centros de pesquisa finlandês sobre a aurora boreal.

A Aurora Boreal é um fenómeno distinto do Sol da Meia-noite, embora ambos estes belos fenômenos naturais sejam visíveis apenas nos céus do Norte. Na Lapônia, a Aurora Boreal ocorre 200 dias por ano, embora não seja sempre visível e não ocorra durante a época do Sol de Meia-noite, que acontece no Verão.


A palavra finlandesa que define a aurora boreal, "revontuli", vem de uma fábula lapã ou saami. "Repo" significa raposa (diminutivo) e "tuli" fogo. Sendo assim, o "revontuli" significa "fogo da raposa". Segundo a lenda, as caudas das raposas que corriam pelos montes lapões, batiam contra os montes de neve e as faíscas que saíam desses golpes refletiam-se no céu.
Os asiáticos acreditam que quem tenha visto a Aurora Boreal viverá feliz o resto da sua vida. Especialmente, acredita-se que seja uma fonte de fertilidade.

FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aurora_boreal
http://www.fisicaju.com.br/aurora/
http://www.visitfinland.com/w5/pt/index.nsf/(Pages)/Aurora_Boreal?opendocument&np=B-40.25

19 comentários:

  1. È uma linda manifestação da natureza e retrata a
    tão grande criatividade do próprio Deus.

    ResponderExcluir
  2. eu queria mto ver uma aurora aqui no brasil

    ResponderExcluir
  3. mto lindoooo
    eu quria ver isso
    deve ser mto legal
    heheh
    ainda mais escutando metal finlandes q na minha opinião são os melhores heheh

    ResponderExcluir
  4. aiiiiiiiiii eu queria ir para a Finlândia...e ver as belas auroras boreais...são lindas...

    ResponderExcluir
  5. são realmente lindas, de encher os olhos,desejo ver pessoalmente algum dia.

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostaria de saber se, em outubro, é possível visualizar a aurora boreal durante todas as noites. Se não for, gostaria de saber se a é póssível prever a data exata do fenômeno!

    ResponderExcluir
  7. Olá anônimo.
    Infelizmente não sei lhe informar. O que está aqui no post é resultado de pesquisa. A aurora boreal não acontece em Helsinki, somente mais ao Norte da Finlândia e ainda não fui por aquelas bandas.
    Veja na comunidade do Finland Live. Alguém por lá talvez saiba lhe informar.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. acho maravilhosa aurora borial como a criaçao de Deus e subrime nunca estive fora do brasil mais fico feliz em tomar conhecimento dessas belezas da natureza

    ResponderExcluir
  9. surreal,muito massa,
    é um privilegio poder ver
    essa manifestação da natureza em
    uma bela foto brilho muito!

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente essas fotos não são minhas. Estão nas fontes citadas no post. Quem sabe logo, logo, poderei postar as minhas! ;) É um sonho meu!

    ResponderExcluir
  11. Magnificas...Olhar essas imagens trazem boas sensações.Parabéns para quem as tirou e compartilhou conosco,obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Eu e minha familia estivevemos em Rovanieme ( capital da Laponia Finlandesa) no dia 23/12/2010, na casa do papai Noel, e lá pelas 9:00 da noite, enquanto esperavamos um taxi, vimos as luzes verdes da da Aurora Boreal! Só não curtimos mais porque o frio estava surreal! Mesmo com roupas e calcados adequados!!! O lugar e' lindíssimo, gostaria de ir novamente em outra época que não inverno!!

    ResponderExcluir
  13. eu pude ver a aurora boreal na praia de são miguel dos milagres em Alagoas, no dia 16 de abril.

    ResponderExcluir
  14. ée um máximoo saber disso!:D

    ResponderExcluir
  15. Ela é tão linda, a aurora boreal.É realmente muito triste que, não haja aurora boreal no Brasil; Se houvesse e caso um dia eu a visse (sou escritora) acho que poderia escrever mais de quinhenatas linhas inspiradoras de tão lindo que deve ser o evento.Eu gosto muito da natureza, ela é importante e inspira a beleza dentre as linhas, mas a aurora boreal, eu conseguiria um livro de 500 paginas em uma noite, so de acordo com o tema, tao belo é essa aparição.Lindo, simplesmente lindo.Acho que, como todos dizem, ninguem é perfeito, mas isso com certeza pode ser uma exceçãõ...A proposito, belo blog.Muito diversificado, atraente quando o assunto é aurora boreal.Minha filha vai chamar Aurora....bom, obrigada mesmo pelo otimo blog que me porprocionou uns bons minutos de leitura realmente interessante.Obrigada, e se caso um dia eu ver essa aurora boreal, vou estar de bem com o resto do mundo!

    ResponderExcluir
  16. eu achei este site show omelhor q ja vi

    ResponderExcluir
  17. Eu espero realmente um dia ver pessoalmente esse fenômeno tão lindo e maravilhoso que é a aurora boareal,e quando eu estiver apreciando esse fenômeno magnifico quero estar no lugar mais frio do polo Norte.

    ResponderExcluir
  18. Quem dera se esse fenômeno tivesse no Brasil.

    ResponderExcluir
  19. É mesmo lindo,espero ver um dia

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...