segunda-feira, 16 de julho de 2012

AS BIBLIOTECAS FINLANDESAS

Amo viver na Finlândia por vários motivos...cidades verdes sem poluição sonora, visual ou do ar, a segurança de uma vida tranquila sem sobressaltos, dentre outras coisas. Mas, também por causa da organização. Aqui tudo funciona, é organizado, há respeito por cada cidadão, pensa-se as cidades, com todos os seus serviços e equipamentos, como um lugar bom para todos e acima de tudo que tudo funcione eficientemente com o mínimo de burocracia (e ainda há quem reclame - brasileiros que adoram reclamar por reclamar). Tudo aqui é fácil de se usar: transportes, serviços oferecidos facilmente pela internet, serviços de saúde, locais de esportes, escolas, etc. E esse post, escrito a pedido de uma leitora, é sobre as bibliotecas integradas da Região Metropolitana de Helsinki - Helmet (cidades de Helsinki, Espoo, Vantaa e Kauniainen)...um exemplo de prestação de serviços com eficiência e qualidade.

O sistema das bibliotecas aqui é espetacularmente eficiente e fácil. Não é à toa que os finlandeses, desde pequeninos, estão entre os que mais lêem no mundo...simplesmente porque é muito fácil o acesso além de ser sempre muito estimulado: pelo exemplo dos próprios pais, nas famílias, nas escolas, entre amigos, a vida toda. Nas casas de cada finlandês há armários e armários entupidos de livros.


Os espaços físicos das bibliotecas em Helsinki são super convidativos à leitura. Além da boa orferta de livros para adultos e crianças, há cds de músicas, dvds de shows e filmes, jornais e revistas atuais de toda a Finlândia e principais do mundo, há ainda computadores linkados à internet, salas de estudo, mesas para leitura/estudo, cadeiras e poltronas confortáveis.



O eficiente sistema de empréstimo estimula e muito. Primeiro adquire-se gratuitamente um cartão digital em qualquer umas das bibliotecas da cidade e registra-se uma senha. Pode-se pegar livros inclusive best sellers, cds ou dvds na própria biblioteca e o usuário, com seu cartão da biblioteca, faz os registros de empréstimo em uma máquina leitora de código de barra que emite um recibo do que você está levando e prazos de devolução. As máquinas leitoras são do tipo "touch-screen" e têm a opção de uso em finlandês, sueco (para quem não sabe é língua oficial na Finlândia juntamente com o finlandês) e em inglês.

Na internet há um site único das Bibliotecas - Helmet. Nesse site há todas as informações individuais (acessível por senha) para consulta e alteração: dados pessoais, listas de empréstimos com prazos de devolução, consultas, pode-se criar listas e favoritos, comentar e dar pontos (1 a 5 estrelas) para cada protuto, débitos, etc.



Por meio do site pode-se também pegar emprestado qualquer item oferecido pelas bibliotecas. Encontra-se o que se deseja por meio de uma ferramenta de busca, coloca-se na lista de desejos e informa-se em qual das bibliotecas da cidade se quer receber os items solicitados. E aqui em todos os bairros tem uma ou mais bibliotecas que são meio padronizadas. Como default o sistema sugere uma biblioteca já próxima do endereço de residência que pode ser alterado pelo usuário a cada solicitação de empréstimo. Quando o livro chega à biblioteca solicitada, geralmente no máximo em uma semana, é emitido um aviso (por e-mail ou por sms). Por esse serviço de solicitação via internet paga-se € 0,50/item!



O prazo de empréstimo é de 30 dias que podem ser renovados por mais duas vezes (total de 90 dias) em qualquer uma das bibliotecas ou pelo mesmo pelo site. Uma facilidade imensa! A devolução pessoalmente também pode ser feita nas máquinas leitoras. O pessoal de atendimento émuito prestativos e ajudam em qualquer pesquisa sobre itens procurados.

Sou frequentadora usual das bibliotecas aqui...adoooro!

Aqui no post estão algumas fotos das bibliotecas da região metropolitana de Helsinki. Essas fotos são da Kirjasto Helmet no Flickr.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...