sexta-feira, 27 de agosto de 2010

FOTO DO DIA - ÚLTIMAS DO VERÃO

Estive viajando por esses dias, por isso não postei nada nem pude ainda responder aos comentários. Então, mesmo atrasada aqui vai uma das últimas fotos, estas tiradas em Suomenlinna, deste "verão tropical" em terras nórdicas. A água é bem fria, mas é uma delícia em dias muito quentes...só experimentando para saber.








segunda-feira, 16 de agosto de 2010

FOTO DO DIA - TEATRO DE RUA



No começo da Esplanadi, próximo à Kauppatori (Praça do Mercado) e da Avis Amanda (fonte), no coração do centro turístico de Helsinki, está o Espa Stage, um pequeno palco numa casinha de vidro. Durante o verão, quase todos os dias à tarde há duas apresentações artísticas as mais diversas, desde heavy metal até folk e clássico, para quem passa ou consegue encontrar um lugar nos bancos dedicados à platéia. Tudo "vapaa pääsy", entrada grátis.

domingo, 15 de agosto de 2010

FOTO DO DIA - DESCANSO NA ESPLANADI

Staff de cruzeiros descansando à sombra das árvores na Esplanadi 
fugindo do calor atípico de 30 graus em Helsinki neste verão.
...nem perceberam que a sombra "andou"...rsrsrsrs

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

FOTO DO DIA - HELSINKI...O LUXO E O LIXO

Uma limusine estacionada na frente da "casinha" do lixo de um prédio em Helsinki. Me dói, mas ver uma casinha dessas para lixo me é impossível não lembrar das miseráveis de papelão perto do Castelão em Fortaleza. Decisão de povo e política faz toda uma diferença.... vou parando por aqui!




domingo, 1 de agosto de 2010

DISTÂNCIA E TEMPO DE VIAGEM BRASIL - FINLÂNDIA

Algumas pessoas me perguntam qual a distância do Brasil para a Finlândia. Nunca soube e sempre acabava priorizando outras coisas e esquecia de buscar a resposta. Hoje, enfim, resolvi satisfazer a curiosidade de alguns e a minha também. E aqui está...

Traçando uma linha reta, teremos as seguintes distâncias:

Fortaleza - Helsinki - 8.965 km
Salvador - Helsinki - 9.878 km
Rio de Janeiro - Helsinki - 11.082 km
São Paulo - Helsinki - 11.299 km
Manaus - Helsinki - 10.034 km
Porto Alegre - Helsinki - 12.165 km

Para vocês terem uma idéia, o tempo de vôo que fiz entre Fortaleza e Helsinki foi o seguinte (coloquei tudo no horário do Brasil para ficar mais fácil de entender e sem horário de verão nem lá nem aqui):

Saída de Fortaleza no dia 01 às 20 horas - Chegada em Lisboa no dia 02 às 3h (7 horas de vôo)
Saída de Lisboa no dia 02 às 5:05 horas - Chegada em Estocolmo no dia 02 às 9:25 horas (4:20 horas de vôo)
Saída de Estocolmo no dia 02 às 11:30 horas - Chegada em Helsinki no dia 02 às 12:25 horas (55 minutos de vôo)

Tempo vôo (dentro de avião): 12:15 horas
Tempo nas conexões: 4:10 horas
Tempo total de viagem: 16:25 horas

Nos cálculos de horários para uma viagem tão longa, não esquecer as diferenças de fuso horário como também períodos de vigência de horário de verão no Brasil ou na Europa (ver aqui a hora atual em todos os países do mundo).

Ainda não existe avião com capacidade para fazer esta loooooooonga viagem sem conexão. O vôo mais curto que tenho notícia é Fortaleza-Lisboa e Lisboa-Helsinki, o que deve encurtar o tempo de viagem em 2 horas. E é claro que também existem vôos com mais conexões ou com mais tempo de duração das conexões em relação ao exemplo que dei.

Aqui no mapa pode-se ter uma idéia dessas distâncias oceânicas. Uma viagem em linha reta de Porto Alegre a Helsinki equivale a quase 3 vezes a distância entre o Oiapoque e Arroio do Chuí (pontos extremos Norte e Sul do Brasil), ou seja, você vai, volta e vai de novo.




FOTO DO DIA - VERÃO NO PARQUE

Verão em Helsinki.
Calor de 30 graus em quase todos os dias do mês de julho.
Muita gente nas praias, lagos, kesämöki e fazendo agradáveis piqueniques nos parques.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...