terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

UM VELHO-NOVO MOVIMENTO

Olá a todos, queridas pessoas que compartilharam comigo um pouco dessas muitas histórias e informações sobre este país de 180 mil lagos e suas belas florestas, de belas quatro estações do ano, de nove meses de frio gestacionais de vida e calor, do Papai Noel e seus tonttujen jouluyö, dos belos revontulet (que ainda não vi...ainda!), da boa qualidade de vida, da neve mágica que cai serena ou levada por ventos enfurecidos, das camadas e mais camadas de roupas, de língua difícil, de povo que busca manter suas origens e cultura em meio a tanta globalização, da liberdade (respeitada), da inclusão, da igualdade, de jovens, de suas multicores e diferentes flores, de seus animais exóticos, de vida que ressurge depois de cada inverno, das temperaturas abaixo de zero (essas últimas semanas entre -15 e -23ºC), de tantas coisas diferentes do que já vivi até hoje...

É...esse é um tom meio que saudosista mesmo. Sinto que o que eu tinha me colocado como objetivo quando criei esse blog, já está para lá de realizado, que era poder compartilhar em um mesmo lugar informações e curiosidades sobre a Finlândia, em português, já que muitos de nós brasileiros não tivemos esse privilégio educacional daqui de se sair do secundário com quatro línguas pelo menos.

Portanto, tudo que aqui coloquei no blog foi para o mundo, sem retorno, e tomara que tenha levado alegria, esperanças, novas idéias...

Tudo na vida são fases e tudo tem seu tempo. Agora vou me dedicar, retomar, o blog Cultura Biocêntrica que eu havia criado bem antes desta minha revirada de rumos vindo parar na Finlândia e num outro projeto que quando estiver pronto vocês saberão. Por enquanto, o Cultura Biocêntrica (www.biodanca.blogspot.com) tem mais a ver no momento com meus ideais de vida.

Aqui e acolá continuarei postando aqui, mas não com a mesma frequência de antes. Nada na vida é definitivo...nada é para sempre do mesmo jeito.

Um abraço com carinho em cada um/uma.

Irene










quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ONNISTAMO 2011 - NEGÓCIOS SOCIAIS NA FINLÂNDIA

  Para quem está em Helsinki esta semana e se interessar pelo assunto, vale participar:

ONNISTAMO 2011- uma (des)conferência sobre negócios sociais que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 deste mês (neste final de semana).

Trata-se de um evento que tem como objetivo promover os negócios sociais na Finlândia. Será bilíngue (inglês e finlandês) e dividido em duas partes:
- a primeira será uma conferência na sexta-feira, dia11, num formato mais convencional e contará com a presença da Ministra do Trabalho da Finlândia, Anni Sinnemäki, que encabeçará um painel político para discussão da agenda governamental no tema.
- na segunda parte acontecerá uma "desconferência": simpósio em formato aberto, onde as sessões são sugeridas e conduzidas pelos próprios participantes, a fim de gerar discussões mais participativas em vez da enfadonha relação professor-aluno de uma conferência tradicional.

Para mais informações sobre o evento, visitem o site: www.onnistamo2011.org/en/ e sigam-no no Twitter: @onnistamo2011.

Quem se interessa pelo assunto de negócios sociais e quiser saber mais sobre o tema, siga o Cassiano no Twitter...lá ele está ativamente divulgando artigos sobre o tema: @CassianoMecchi

Divulgue o evento aos conhecidos aqui na Finlândia!
__________
FONTE: http://cassiano.livejournal.com/20441.html

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

HELSINKI - EXEMPLO DE ESTRATÉGIA EM MEIO A MUITA NEVE

Olá pessoal!

Hoje vou falar a respeito de uma reportagem que li sobre como os gestores de Helsinki estabelecem estratégias eficazes e bem sucedidas na batalha 24 horas por quantos dias forem necessários para se deixar a cidade funcionando plenamente em meio a neve, e mais neve, e mais neve que cai sobre a cidade, em geral, de dezembro a abril.

Já tentei em outros posts falar um pouco sobre esse assunto que realmente é um trabalho impressionante e admirável pela organização e eficiência. Claro que não se retira tooooooda a neve, apenas o necessário para que a vida urbana siga dentro de uma normalidade possível.

Desses trabalhos o que mais me impressionou foi o que se mantém no aeroporto. O aeroporto conta com dois terminais, muitos gates (portões) e tem uma movimentação bastante intensa. E como é que os aviões pousam e decolam um após outro em meio a tanta neve? Os aeroportos de Heathrow (Inglaterra) e Frankfurt (Alemanha) por várias vezes fecharam por causa de muitas neve. Aqui neva muuuuuuuito mais, mas não se sofre os mesmos transtornos que aqueles. O motivo? Uma bem elaborada logística com um batalhão de máquinas, tratores e caminhões que ficam todo o tempo cuidando das pistas de decolagem e aterrisagem. Quando fui para o Brasil agora em dezembro foi que vi uma procissão de máquinas nas pistas para lá e para cá nos intervalos de decolagem e aterrisagem. Fiquei muuuuito impressionada com a logística e o custo de se manter o aeroporto em sua capacidade plena. E a cidade também. Mais uma que tiro o chapéu para este povo determinado.
As imagens por si só já dizem muito. Nossa! E como dizem!!!



ISSO TAMBÉM PASSA



Essa é uma frase que sempre me acompanha na vida e a ensinei a meus filhos. Quero compartilhar com vocês, pois me ajuda muito a sempre buscar o equilíbrio do meio do caminho. Na vida, sejam coisas ruins ou coisas boas, tudo passa. O importante é como você passa por elas.

Certo dia um sacerdote percebeu a seguinte frase em um pergaminho pendurada aos pés da cama de seu mestre: "ISSO TAMBÉM PASSA", e com a curiosidade inerente de cada ser humano resolveu perguntar:

Mestre, o que significa essa frase em cima de sua cama dizendo "ISSO TAMBÉM PASSA"?

E o mestre sem titubear lhe responde: A vida nos prega muitas peças, que podem ser boas ou não tão boas assim, mas tudo significa aprendizado. Recebi esta mensagem num desses momentos de dor onde quase perdi a fé.

Ela é para que todos os dias antes de me levantar e de me deitar possa ler e refletir, para que quando tiver um problema, antes de me lamentar eu possa me lembrar que "ISSO TAMBÉM PASSA", e para quando estiver exaltado de alegria, que tenha moderação e possa encontrar o equilíbrio, pois "ISSO TAMBÉM PASSA". 

Tudo na vida é passageiro assim como a própria vida, tanto as tristezas como também as alegrias, praticar a paciência e perseverar no bem e nas boas ações, ter simplicidade, fé e pensamentos positivos mesmo perante as mais difíceis situações é saber viver e fazer da nossa vida um constante aprendizado.

É ter a consciência de que todas as pessoas erram, de que o ser humano ainda é um ser imperfeito em busca da perfeição e por isso ainda sofre, é saber que se muitas vezes nos decepcionamos com pessoas é porque esperamos mais do que elas estão preparadas para dar, dentro de seu contexto e grau de compreensão. Deste modo meu amigo, toda vez que olho para essa frase, meu coração se aquieta e a paz me invade, pois sei que "ISSO TAMBÉM PASSA".


Recebi por e-mail

Texto atribuído a Val Sliepen
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...