sábado, 11 de dezembro de 2010

AS FACETAS DE UMA CIDADE SOB NEVE

Oficialmente ainda não começou o inverno. Este ano inicia em 21 de dezembro às 23:38hs. Mas a natureza não quer saber de nossas oficialidades e regras e o inverno de fato já começou.

O entardecer aqui na Finlândia com céu limpo é muito bonito. Sempre de muitas cores rosáceas amareladas e avermelhadas. E o entardecer é mais longo por causa da nossa posição em relação ao sol. Então, esta amante da natureza aqui, só tem a agradecer à Vida.

O sol está nascendo em torno das 9:15h e se pondo em torno das 15:15h. Tirei uma foto ontem do sol se pondo, a primeira abaixo, e foi tirada às 15:15hs. Acho lindo o sol de meio-dia rondando próximo ao  horizonte, tímido. O dia está bem curtinho - apenas seis horas. Como eu sou muito Perséfone, isso não me incomoda nem um pouco. Muito ao contrário, acho interessante. Mesmo porque é um acontecimento dinâmico: depois do dia 21 próximo (começo do inverno oficial) os dias começam a encompridar-se de novo até mais ou menos no meu aniversário em 23 de junho - hyvää! Minun syntymäpäivä on tosi valoisa!

Nesses últimos dias tem nevado demais. Em um único dia nesta semana nevou mais de meio metro. Como vocês sabem, para mim o cair da neve é lindo...mágico. Adoro! A cidade toda nevada em dias de sol é belíssimo. Muito frio em dias de sol é maravilhoso. O ruim são os dias muito nublados, mesmo assim, sempre procuro ver e sentir a profundidade da natureza em ação...faz parte da vida! Não dá para querermos sempre estar vivenciando o que há de bom. Até porque cairia na rotina e as coisas boas perderiam sua importância...a vida seria monótona e sem graça. Ainda bem que é dinâmica e esse seu movimento nos permite valorizar o que gostamos quando podemos, sentir prazer, alegria e felicidade em momentos que nos fazem bem e até mesmo, aprender a desenvolver uma visão mais positiva sobre coisas que de alguma forma nos incomoda. Claro que em situações extremas isso se torna praticamente impossível para nós seres mortais normais - eu.

Esse é o meu sentimento hoje, admirando a neve caindo através desta enorme janela à minha frente, enquanto escrevo. E separando algumas fotos que tirei esta semana para mostrar a vocês como uma cidade sujeita a uma quantidade grande de neve sobrevive, se mobiliza, trabalha e tudo funciona. De madrugada, centenas de trabalhadores em seus tratores vão às estradas, avenidas, ruas, caminhos, passagens e calçadas, liberar caminhos para que, ao amanhecer, a vida das pessoas prossiga dentro de uma normalidade possível. A quantidade de neve agora sobre a cidade é muito grande. Então a neve á apenas afastada dos caminhos. Em situações complicadas é que é retirada. Mesmo porque vai continuar nevando ainda por um bom tempo. Afinal, o inverno está apenas começando!

Vejam e imaginem:




























segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

HYVÄÄ ITSENÄISYYSPÄIVÄÄ!


Bom Dia da Independência!

  Foto tirada hoje à 8:14hs da manhã...noite ainda!

Hoje comemora-se a independência da Finlândia, que aconteceu em 6 de dezembro de 1917. Para saber mais, leia o post que escrive no ano passado: Independência da Finlândia  Há outros posts que escrevi sobre o assunto que você pode pesquisar aqui no blog.

Hyvää Itsenäisyyspäivää!




sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PASSEANDO NA HELSINKI NEVADA

Este post é em homenagem à minha amiga Marília, que esteve quase 20 dias aqui em casa, voltou já para o Brasil e deixou muitas saudades. Marília veio numa época não muito amigável para turistas. Atipicamente, nas quase duas últimas semanas, até o último dia dela ir embora a temperatura estava entre -15 e -18...impossível se passear pelas ruas assim...nem correndo. Passar mais de 10 minutos é tortura. Tínhamos programado de fazer uns passeios e ela queria tirar umas fotos dos lagos congelados e eu queria mostrar a ela o MAR congelado. Para quem não sabe, Helsinki é uma cidade praiana, à beira do Mar Báltico...longe do calor de nossas cidades praianas no Brasil.

Voltando ao meu peixe. A temperatura aqui já voltou mais ao normal para essa época: entre -8 e -4.  Fui resolver um assunto na embaixada e aproveitei para tirar algumas fotos da cidade toda nevada neste final de Outono de 2010 para mostrar a vocês e as do mar congelado que ela queria ver. Se não houvesse a movimentação de navios na Kauppatori, talvez já desse para passear de um lado a outro por cima do mar congelado. Os trechos de gelo em pedaços são rotas de barcos ou navios.

Deliciem-se (para quem gosta de frio) ...



























Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...