domingo, 31 de outubro de 2010

TERMINOU HORÁRIO DE VERÃO NA FINLÂNDIA E EUROPA

Hoje, ao contrário do Brasil, terminou o horário de verão na Finlândia e Europa à 1 hora da madrugada. Os relógios foram atrasados em uma hora.

Como no Brasil há regiões que adotaram o horário de verão (regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste) e outras não (Norte e Nordeste) é preciso atenção, principalmente para quem vai viajar de avião ou marcar hora para conversar.

Diferença de horas da Finlândia e Europa durante vigência de horário de verão no Brasil para:
Norte/Nordeste - 5 horas a menos
Sul/Sudeste/Centro-Oeste - 4 horas a menos

Ainda ficou com dúvida? Veja a hora atual em qualquer lugar do mundo:
Mapa com hora certa no mundo

sábado, 23 de outubro de 2010

PRESENTINHO VIRTUAL

Hoje caiu a primeira neve "de vergonha" deste outono. Sei que há pessoas que detestam frio, neve, etc. Então nem se dêem ao trabalho de ler o restante. Este post é um presentinho virtual meu para os meus leitores que gostam de frio, nunca viram neve e adorariam estar aqui e curtir esse presente da natureza.


Este é uma edição de pequenos filminhos que fiz ontem entre 12:40 e 14:40hs, período em que caiu neve. E eu nem estava botando fé que as três estrelinhas do Foreca fossem se tornar reais. Valeu ter insistido em ficar de olho na janela.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

HISTORINHAS DO MEU PROFESSOR DE FINLANDÊS

Jorma, meu professor de finlandês atual é um excelente professor. Usa várias técnicas "psykologinen" como ele diz para que não nos cansemos mentalmente de três horas por dia, quatro dias na semana de aulas de finlandês com suas muitas recheadas regras e mais regras gramaticais. Ele usa música, textos de áudio, debates curtos, historinhas curtinhas e engraçadas, filmes, dentre outras. Eu, aprticularmente, adooooro as historinhas que ele conta. Sempre consegue, mesmo em tragédias, nos fazer rir. E são excelentes porque ele usa vocabulário bem simples, muita expressão corporal com uma brilhante capacidade cênica: é um professor ator!

Hoje voltando da aula, tive vontade de tentar compartilhar com vocês algumas dessas historinhas. Além de tentar treinar meu finlandês, levo um pouquinho do que ele nos ensina sobre acontecimentos e costumes finlandeses, que em muitos aspectos são beeeeem diferentes dos nossos. O que eu escrever em finlandês não garanto estar 100% correto, pois não tenho quem faça a correção para mim ... a não ser que apareça alguma alma bondosa que ajude. De qualquer modo, vou colocar em português também.

Vamos lá:
Tosi tapahtuma
Erää päivä, italialainen mies, joka saapui on Helsingissä, käveli puistossa ja näki monet suuret ja kauniit linnut kävelivät nurmikolla. Milloin hän tuli lähelle heitä, suuret linnut eivät lentäneet. Sitten, italialainen mies ajatelee: - Hummm...minä näen hyvä ruoka illalla! Ja juoksi saada yhden suuren linnun. Hän tarttui yhden ja väänsi sen kaulansa.
Suomalainen mies lähella, kauhistui, otti matkapuhelin ja soitti poliisi. Poliisi saapui ja italialaisen miehen täytyi maksaa 200.00E sakolta. Oh kallis suuri lintu!
Yksityiskohta: Suuret linnut olivat fasaaneja. Puistossa Helsingissä on monta fasaaneja ja suomalaiset eivät tapa sen.

História verdadeira
Certo dia, um homem italiano, que chegou em Helsinki, caminhava no parque e viu muitos grandes e bonitos pássaros caminhando na grama. Quando ele chegou perto deles, os pássaros grandes não voaram. Então, o homen italiano pensou: - Hummm...vejo boa comida à noite! E correu para pegar um grande pássaro. Ele agarrou um e torceu seu pescoço. 
Um homem finlandês que estava perto, horrorizou-se, pegou o celular e chamou a polícia. A polícia chegou e o homem italiano teve que pagar 200.00 euros de multa. Oh pássaro grande caro!
Detalhe: Os pássaros grandes eram faisões. Nos parques em Helsinki há muitos faisões e os finlandeses não matam eles.

Fonte e autor da foto: 
Jari Seppälä (http://jari.kuvat.fi) 

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

FOTO DO DIA - LUVAS PERDIDAS



Encontrou luvas no chão perdidas?
Não saia perguntando de quem pode ser. 
Nem leve para casa.
Apenas as coloque em lugar alto que fique mais visível, próximo de onde encontrou.
Este é um hábito dos finlandeses.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

MINHAS PLANTAS

Creio que sou uma amante da natureza um tanto quanto fajuta porque nunca me dediquei a criar plantas em casa. Primeiro pela falta de tempo. Plantas são como animais e pessoas. Precisam de dedicação e cuidados. Segundo porque não há esse hábito em minha família, então não tenho a mínima idéia de como se cuida de plantas. Dizem que você está preparado para amar de verdade quando consegue cuidar de suas plantas, mantendo-as saudáveis, viçosas e bonitas. Aqui em Helsinki, tem duas coisas que, devagarzinho estou me lançando e que nunca fiz nem tenho habilidades para isso: cultivar plantas e pintar. Pintar é um capítulo à parte.

Quanto ao cultivo de plantas é imensa a minha lista de perguntas que não tenho a quem fazer. Tenho um primo que adoro mesmo sem conhecer pessoalmente, que é horticultor, mas não tenho coragem de ficar incomodando ele com perguntas de principiante e some-se o fato de que é finlandês e não fala português. Tudo bem que ele fala inglês, mas enfim, não quero incomodá-lo.

Meus questionamentos começaram com coisas básicas: o clima aqui é muito frio a maior parte do ano, mas dentro de casa tanto é quentinho (20 graus em média)como o ar no inverno é muito seco - não sei porque...talvez por causa da calefação. Essa é outra história. Voltando às plantinhas. Fica sempre a dúvida: quais plantas adaptam-se melhor a apartamento nessas condições? E prefiro plantas que dêem flores. Como saber o que quero e encontrar com nomes em finlandês? Santa Internet e Santo Google correm a me socorrer! Então comecei assim: estava numa loja que vende de tudo, inclusive plantas ornamentais. Então vi uma lindinha, toda verde clarinho, parecendo um mini-cipreste, que soltava um cheirinho gostoso quando mexia nela e barata (o mais importante). Comprei. Cheguei em casa toda feliz com minha primeira plantinha. Agora o desafio. Descobrir que planta era aquela na internet para saber como cuidar. Cutuquei, fuçei, googlei às pampas, comparei fotos e descobri: era uma tuia holandesa, uma espécie de cipreste anão. Dei água para ela com substrato que eu já havia comprado e fiquei namorando ela. No outro dia já deu sinais de que algo não estava bem: suas minúsculas folhas em forma de agulhas estavam ficando marrons...para mim estavam morrendo. Ai fiquei doida, frustrada!!! E aquele processo com dois dias estava em quase toda ela. Aí resolvi, num ato de desespero cortar fora com uma tesoura  parte dos galhinhos que estavam marrons. Foi uma podada feia. E fiquei muito triste! Olhava para ela todos os dias com um olhar de quem pede que ela salve minha auto-estima. Não queria que ela morresse por algum descuido ignorante meu e eu nem sabia exatamente o que fiz de errado. Resumindo a história, ela sobreviveu, foi reagindo muito devagar, uma nova folhinha verde aqui e acolá e hoje depois de uns seis meses resolveu reagir de verdade: está ficando cada dia mais linda!!!! Depois dela me animei e já tenho três mini-roseiras e uma begônia.

Lembrei de contar essa história porque hoje fui ao supermercado e na parte de plantas tinha uma tão linda, de uma flor tão delicada...pequenina e parecia uma orquídea. Como não entendo de flor e estava sem meus óculos de leitura, comprei assim mesmo por 4,50E... Foi a amor à primeira vista. E estou toda feliz com ela, porque é mesmo uma orquídea! Minha primeira orquídea!! Orquídeas para mim são envoltas em mistérios e magias e sempre achei que eram um tabu de cultivo para pobres mortais como eu. Com minhas googladas descobri que não é nada complicado, ao contrário. Vamos ver se consigo cuidar bem da minha lindinha.  Ela é uma orquídea-borboleta, perhosorkidea em finlandês e em latim phalaenopsis. Floresce uma vez ao ano e suas flores duram 70 dias (iupi!) Ah mas é muito linda! Resta saber que dia desabrocharam rsrsrsrs. Aqui está ela em seu primeiro dia de nova casa, no meu quarto, bem pertinho de mim, depois de cuidada (atrás dela está a tuia ressuscitada e uma das mini-roseiras):




sexta-feira, 8 de outubro de 2010

FEIRA DE ARENQUES DO BÁLTICO

Domingo passado, no caminho para a embaixada quando fui votar, na volta passei na Kauppatori onde estava acontecendo o primeiro dia da "Silakkamarkkinat" - Festival de Arenques do Báltico. Essa feira acontece todos os anos em Helsinki desde 1743 e é a mais antiga e tradicional. Vem barcos de várias partes da costa finlandesa, ancoram na Kauppatori e nos próprios barcos muitos expositores montam estruturas para venda de seus produtos aos visitantes: o tradicional arenque em conserva, peixes marinados, peixe picante e outros. Há um grupo de jurados que escolhe o expositor vencedor. A praça da kauppatori fica tomada de visitantes que além de comprar as especialidades usufruem das deliciosas comidas feitas em enormes tachos. A feira acontece até amanhã (09/10).



















terça-feira, 5 de outubro de 2010

UNITED BUDDY BEARS EM HELSINKI


Desde o dia 01 de setembro está acontecendo aqui em Helsinki, na Senaatintori, a exposição "United Buddy Bears - The Art of Tolerance". A mostra reúne 142 esculturas de ursos com pouco mais de dois metros de altura. Cada um representa um país reconhecido pela ONU e foi pintado por um artista da nação respectiva. A exposição vem acontecendo desde 2000 em vários países. Essa em Helsinki é a vigésima e vai até 26/10/2010. Os ursos estão ordenados em ordem alfabética e é um convite a uma rápida viagem pela cultura de cada um dos países presentes. No site há as fotos dos ursos de todos os países (http://www.buddy-baer.com/united-buddy-bears/united-buddy-bears-show/united-buddy-bears-show.html) com explicações de cada artista das motivações apresentadas.  Os dois que aparecem ao lado são do Brasil e da Finlândia que juntei em uma só imagem. Aqui neste link estão todas as fotos que tirei...mais de 80...quase todas! não resisti rsrsrsrsrsrs.

Aqui vou postar apenas algumas das que tirei e que me chamaram a atenção.



Serra Leoa ,Seychelles ,Sérvia, Senegal


Andorra, Antigua e Barbuda e Argentina

 Peru, Paraguai, Panamá

Nicarágua, Namíbia, Mianmar

México, Marrocos, Malta

Kenia, Cazaquistão, Cabo Verde

Índia, Indonésia

Ruanda, Romênia, França

Seychelles, Sérvia

Dinamarca, Tanzânia, Tajiquistão

Uruguai ,Hungria

Algéria, Albânia,  Holanda

Armênia, Argentina

Barbados, Bangladesh, Barein

Eritréia, El Salvador, Egito

Filipinas, Etiópia, África do Sul



segunda-feira, 4 de outubro de 2010

FOTO DO DIA - EMBAIXADA DO BRASIL EM HELSINKI



Sempre gostei de tentar com minhas nanoidéias e nanomovimentos contribuir para um Brasil melhor. Afinal sou cidadã, pois não? E pela primeira vez na minha vida votei fora do Brasil - na embaixada do Brasil na Finlândia -  fora do Brasil somente vota-se para Presidente. E foi também a primeira vez na minha vida que fui votar com uma desesperança de fazer dó, como imagino deva ter sido para muitos outros eleitores. Agora, já sabendo o resultado, é que a desesperança se instalou de vez. Sinto-me sem saída...encurralada...sem opção. Resta-me torcer para que essa situação movimente o povo brasileiro nos próximos quatro anos em favor de um país de vergonha, livre dos políticos corruptos, inescrupulosos e interesseiros. Em favor de um país que prime por uma educação da mais alta qualidade  para seu povo, que nos livre da violência do dia-a-dia e que nos traga bons sonhos...uma boa vida. Utopia muita não é? Não deveria ser, mas esse é meu sentimento. Estou triste, muito triste com a situação de meu país. Vamos ver se pelo menos o palhaço Tiririca faz juz aos mais de um milhão de votos e consiga fazer da câmara uma palhaçada maior ainda. Ele é o melhor representante da grande maioria dos políticos de hoje. Tomara que lhe dêem o cargo de Presidente da Câmara e coloquem o Romário como Vice. Seria o máximo, não? Desculpem, mas não consigo rir de toda essa trágica palhaçada - espelho do Brasil de hoje. Uma vergonha mundial!

PS: Digo vergonha mundial porque saiu em jornais estrangeiros como piada. Veja aqui alguns:
BBC


The Economist
Revista Time
Financial Times 
The Blog Post do Washington Post
AFP

sábado, 2 de outubro de 2010

FOTO DO DIA: WANHA KAUPPAHALLI E SUA PROTEÇÃO

A janela no teto fica aberta para ela poder voar

PREÇO ALUGUEL EM HELSINKI

Continuando as informações sobre custo de vida em Helsinki (ver sobre alimentos aqui), aqui vão alguns links de sites de imobiliárias. Procurei colocar a página direcionada a Helsinki, ou pelo menos para Usimaa que é a região onde também fica Helsinki no sudeste da Finlândia. A maioria dos sites traz informações também sobre outras regiões da Finlândia. Para traduzir as páginas em finlandês usar o Google Translate.

A forma de viver finlandesa difere bastante da que estamos acostumados no Brasil. Os apartamentos mais procurados são os menores e localizados mais próximos do centro. Por exemplo: em muitos prédios há lavanderia coletiva com todas as máquinas necessárias, então nos aptos em si não existe lavanderia com tanques, varais e espaços para máquinas de lavar. No máximo se coloca uma pequena lavadora automática no banheiro. Não existe empregada doméstica "full time" como conhecemos. Suíte de empregada, nem pensar! Como os aptos são pequenos e o custo seria muito alto, a esmagadora maioria não tem empregada ou faxineira. No máximo, uma au-pair para ajudar com as crianças. Mesmo assim é raro. Contrata-se mais serviços de au-pair por curtos períodos. Tudo é muito prático e nós mesmos limpamos e cuidamos da casa. O que, aliás, acho bem mais saudável: cuidar do próprio espaço em que se vive.


Pequeno dicionário para facilitar pesquisa sobre aluguel:
asunto/asunnon/asunnot - refere-se a habitação
vuokra - aluguel
vuokravakuus - depósito/garantia (geralmente equivalente a dois meses de aluguel)
vesimaksu - custo mensal da água
myydä/myydään - (a) vender
osoite - endereço
kaupungi - cidade
Kerrostalo - edifício
omakotitalo - casa
rivitalo - casa conjugada (geralmente duas)
puutalo - casa de madeira
kerros - andar (ex: 2/6 - 2o andar em um prédio de 6 andares)
huone/huoneita - sala mais quarto
yksiö - 1 huone (quarto-sala em um só ambiente)
kaksio - 2 huone (1 sala e 1 quarto)
Kolmio - 3 huone (1 sala e 2 quartos)
keittiö (k ou KT) - cozinha
kylpyhuone (kh) - banheiro completo
sauna (S) - sauna (em muitos aptos a sauna fica nele mesmo, ou então, no edifício)
parveke (P) - varanda
hissi - elevador
yhteiset tilat - áreas comuns
pesutupa - lavanderia (geralmente equipadas no mínimos com lavadoras, secadora, varal)
autopaikkoja - estacionamento
varasto - pequeno depósito geralmente no porão para "catrevagens", coisas sem uso
valoisa - claro (valoriza-se moradias claras por causa  do longo período de escuridão do inverno)
neliöt - metros quadrados
kk - por mês (kuukausi - mês)
neliövuokra €- preço em Euro por metro quadrado
rakennus - construção
Uusimaa - é a região onde Helsinki e outros municípios encontram-se (sudeste da Finlândia)
tänään - hoje
eilen - ontem
kaikki - todos
näytä - mostrar
edellinen - anterior
seuraava - próximo

Páginas de sites sobre aluguel


Oikotie - http://asunnot.oikotie.fi/vuokrahaku#view=list&module=ad-apartment-rent&offset=0&limit=12&sortby=published%20desc&arpricerent[min]=&arpricerent[max]=&arsize[min]=&arsize[max]=&arrooms[rooms][]=1&arrooms[rooms][]=2&arrooms[rooms][]=4&arrooms[rooms][]=8&arbuildingtype[building_type][]=1&arbuildingtype[building_type][]=4&arbuildingtype[building_type][]=32&arbuildingtype[building_type][]=2&arbuildingtype[building_type][]=64&arbuildingtype[building_type][]=256&arbuildingtype[building_type][]=512&arbuildingtype[building_type][]=128&arcollapsed[collapsed]=1&arbuildyear[min]=&arbuildyear[max]=&arapartmentcondition[apartment_condition][]=1&arapartmentcondition[apartment_condition][]=2&arapartmentcondition[apartment_condition][]=4&arapartmentcondition[apartment_condition][]=8&arapartmentcondition[apartment_condition][]=16&arapartmentcondition[apartment_condition][]=32&arpublished[published]=1

Tori - http://www.tori.fi/li?ca=18&cg=1010&st=u&w=118

Vuokraovi - http://www.vuokraovi.com/vuokraovi/main/searchlist.action?page=1

Nettiasunto - http://www.nettiasunto.com/listAdvSearchFindAgent.php?hty=apt&ctg=L&id=2679038&tb=tmp_find_agent&PN[0]=L&PL[0]=advSearch.php?hty=apt@ctg=L?id=2679038@tb=tmp_find_agent

Moradias para estudantes - HOAS: http://www.hoas.fi/www/hoaswww.nsf/sp?open&cid=haeasuntoa&gggnf=FI\Navi\haeasuntoa&gggnfa=o

Reportagem do Talous Sanomat (jornal) sobre custo de aluguel de habitações em Helsinki e em outras cidades finlandesas. No final da reportagem há um quadro com esse levantamento de dados: http://www.taloussanomat.fi/asuminen/2010/10/02/katso-missa-asut-halvemmalla/201013653/139

Espero ter ajudado!

PREÇOS ALIMENTOS

Atendendo pedidos de alguns leitores aqui estão alguns links de lojas, mercados e supermercados  para se ter uma noção do que se gasta com alimentos aqui em Helsinki (para ver o post sobre ofertas e preços de aluguel veja aqui). Os supermercados maiores da cidade são o K-Citymarket, K-Supermarket, K-Market, o S-Market, Alepa, o Lidl, o Prisma, o Valintatalo e o Siwa, os quais se pode encontrar nos bairros pelo menos um deles, quando não quatro ou todos. Os S-Market, Alepa e Prisma me parece que são do mesmo grupo ou algo parecido porque os preços geralmente são os mesmos, exceto promoções. Os dois últimos também, assim como o  K-Market, K-Supermarket e o K-Citymarket (conforme informação da Teea...obrigada!). Rsrsrsrsrsr Nunca me toquei que esses três "K" eram coisas diferentes, embora do mesmo grupo. Procurei colocar o link que cai em página com preços/ofertas. Infelizmente as páginas estão em finlandês. Então, se você quiser, use o google translate. O ruim é que quando é imagem o GT não traduz. Então você vai ter que digitar palavra por palavra. Por essas coisas que acho um absurdo pessoas que moram aqui, como já vi, há uns cinco ou dez anos e não falam finlandês. Claro que 99% das pessoas aqui falam inglês, mas tudo aqui é em finlandês: informações escritas, jornais, noticiário, muitos programas da TV/noticiários sobre a Finlândia principalmente. Então vamos lá:

Supermercados (tarjoukset = ofertas)
K-Citymarket - http://www.k-citymarket.fi/Tarjoukset/
K-Market - http://www.k-market.com/Tarjoukset/
K-Supermarket - http://www.k-supermarket.fi/
S-Market - http://www.smarkethokelanto.fi/tarjoukset.html
Alepa - http://www.alepa.fi/nettituotteet.html
Valintatalo - http://valintatalo.lahikauppa.fi/fi/tarjoukset/
Siwa - http://siwa.lahikauppa.fi/fi/tarjoukset/
Lidl - http://www.lidl.fi/cps/rde/xchg/lidl_fi/hs.xsl/index.htm
Prisma -  http://www.prisma.fi/market/prisma?a_Visit:etusivu=&osuuskauppa=HOK-ELANTO&pageName=Main


Mercados
Os preços nos mercados abertos  em geral são um pouco mais caros, mas encontra-se também preços mais baratos, sem falar na questão da vitalidade dos alimentos que são mais frescos.
Kauppatori - Fica na Pohjoisesplanadi (mercado aberto)
Wanha Kauppahalli - ao lado da Kauppatori (mercado fechado)http://www.wanhakauppahalli.com/index.html
Hakaniemen kauppatori - Fica em Hakaniemen tori (mercado aberto)
Hakaniemen kauppahalli - Em Hakaniemen tori (mercado fechado) http://www.hakaniemenkauppahalli.fi/kauppiaat.htm






Wanha Kauppahalli

Wanha Kauppahalli

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

CAMPEONATO DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

No último dia 9 de setembro houve, aqui em Helsinki, como em todos os anos, o campeonato de fogos de artifício. Este ano foi em Töölö’s Rajasaari, uma ilha (lembrando que Helsinki é cheia de ilhas) que fica próximo ao Sibeliuksen Puisto (Parque de Sibelius).

O campeonato aconteceu entre cinco empresas de fogos de artifício:
1) Pyroman Oy que apresentou "Metallion"
2) Joho Pyro apresentou "Living for Thunder"
3) Suomen Ilotulitus Oy apresentou "Tähdet, sirppi ja vasara" (As estrelas, a foice e o martelo)
4) SkyStar apresentou "Sky Strobe"
5) Tulitemestarit Oy apresentou "Pyrofestivaali" (Festival de fogos)

Cada empresa tem um prazo máximo de seis minutos para a apresentação de seu trabalho e a apresentação completa durou cerca de uma hora. Este ano foi adicionado música ao concurso que também integra um dos  critérios de julgamento. Quem quisesse poderia acompanhar pelo rádio ou nos lugares em que haviam caixas de som. Após as apresentações, o júri de dez pessoas critica cada trabalho e seleciona o vencedor que ganha o direito de projetar e implementar a apresentação de fogos de artifício na virada do ano em 31 de dezembro na Praça do Senado. 

Este evento é muito bonito de se ver e reúne anualmente cerca de 100.000 espectadores.

Ano passado cheguei atrasada e somente consegui ver o finalzinho. Esse ano me programei toda para chegar antes e poder escolher um bom lugar na orla de boa visibilidade. Mas, por motivo que aqui não cabe, acabei chegando quando a primeira apresentação já estava no finzinho e foi justamente a ganhadora. Editei todas as apresentações em uma só:


As vencedoras foram essas e nos links você pode assistir a apresentação de cada uma inteira e com a música correspondente:

1o. lugar:  Pyroman Oy que apresentou "Metallion" - Aqui a apresentação completa com música: http://www.nelonen.fi/ohjelmat/nelosen-ilotulitus/etusivu?vt=video&vid=97539

2o. lugar: Tulitemestarit Oy que apresentou "Pyrofestivaali" (Festival de fogos) - Aqui a apresentação completa com música: http://www.nelonen.fi/ohjelmat/nelosen-ilotulitus/etusivu?vt=video&vid=97552

3o. lugar: Suomen Ilotulitus Oy que apresentou "Tähdet, sirppi ja vasara" (As estrelas, a foice e o martelo)  - Aqui a apresentação completa com música: http://www.nelonen.fi/ohjelmat/nelosen-ilotulitus/etusivu?vt=video&vid=97546

As apresentações das duas últimas colocadas:
- Joho Pyro que apresentou "Living for Thunder" - Aqui a apresentação completa com música: http://www.nelonen.fi/ohjelmat/nelosen-ilotulitus/etusivu?vt=video&vid=97542

- SkyStar que apresentou "Sky Strobe" - Aqui a apresentação completa com música: http://www.nelonen.fi/ohjelmat/nelosen-ilotulitus/etusivu?vt=video&vid=97550

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...