sexta-feira, 30 de julho de 2010

DESEMPREGO NA FINLÂNDIA

A Eurostat (Serviço de Estatística da União Européia) publicou hoje resultados de estudos sobre desemprego nos países da União Européia. A taxa de desemprego na zona do Euro está em 10%, pelo quarto mês consecutivo. Os países europeus com menor taxa são Áustria (3,9%) e Holanda (4,4%). As mais altas estão  com a Espanha  e Letônia (20%),  e Estônia (19,9%) . A Espanha continua a ser o país que mais sofre com a maior taxa de desemprego na Europa: 20,9%... uma, a cada 5 pessoas, está sem trabalho. A Alemanha, maior economia européia, está com 7%. A Finlândia com 8,5%.


terça-feira, 27 de julho de 2010

VIDEOS ENSINANDO FINLANDÊS BÁSICO

Olá pessoal!

No Santo Youtube encontrei hoje 9 vídeos criados e editados por "Sullasiipi", dentre mais alguns outros vídeos ensinando algumas palavras e frases bem básicas de finlandês. Tudo bem que é em inglês...mas é bem fácil. Não sou nenhuma expert em finlandês...ainda...mas, gostei muito da pronúncia dela, comparando com o que ouço na TV, rádio e outros aqui. No canal dela, ela diz ter 17 anos e mora em Helsinki. Bom, de qualquer modo virei fã dela. Vejam, ouçam e treinem:

 


 


 














sábado, 24 de julho de 2010

UM POUCO DA HISTÓRIA DA FINLÂNDIA E DE HELSINKI


Quanto mais se conhece a formação histórica e cultural deste povo e de seu país, seus costumes e hábitos, mais se vai respondendo a muitas perguntas que nós, estrangeiros, temos vontade de fazer e entender. Então comecemos... 

Minha mãe, sempre que nos contava algo sobre os conflitos na Finlândia, quando éramos crianças, mencionava que este era um país de "meio de caminho de eternas disputas" entre Suécia e Rússia. Olhando o mapa isso fica bem claro.

Vamos começar pela formação da Finlândia. A cultura Viking com o comércio prosperou na Suécia, especialmente nos séculos IX e X, o que estimulou a conquista de novas terras. As invasões suecas dirigiram-se primeiro para oriente, na direção da Finlândia, dos Estados Bálticos, Rússia e Mar Negro.

A história documental da Finlândia, enquanto nação, remonta à Idade Média apenas, quando os primeiros suecos começaram a desembarcar na costa leste destas terras. As primeiras regras ditadas ao povo foram estabelecidas pela monarquia sueca em 1249 e pouco tempo depois a Finlândia estava completamente agregada e colonizada pela coroa sueca. Com isso o sueco passou a ser a língua oficial entre os nobres e utilizada na administração e educação, enquanto o finlandês ficou como língua secundária e usada pelos camponeses e pelo clero, e era transmitida apenas oralmente. Nunca houveram livros em finlandês ou sobre finlandês até àquela época.

Em 1389, os três estados escandinavos, Suécia, Noruega e Dinamarca formaram um único com a "União de Kalmar", sob o poder da Rainha Margarida I. Essa união dissolveu-se em 1523 e Gustavo Vasa tornou-se rei da Suécia. Durante seu reinado, ele introduziu o protestantismo e em 1550 fundou a cidade de Helsingfors (Helsinki em sueco) que, por mais de dois séculos, não passou de um pequeno vilarejo de pescadores.

A reviravolta na história da língua finlandesa começou no século XVI. Mikael Agricola, um importante teólogo luterano que vivia em Turku, principal cidade da Finlândia sob domínio sueco, publicou o primeiro livro de Finlandês e em finlandês, ABC-Kirja, por volta de 1543, dando início à sistematização gramatical da língua finlandesa. Também àquela época, os livros da Igreja Católica, inclusive a Bíblia, eram escritos em latim. Então, em 1548 Mikael Agricola publicou Uusi testamentti, primeira tradução do Novo Testamento da bíblia feita por ele, do latim para o finlandês.

Turku, por sua proximidade com a Suécia, continuava sendo a cidade que mais se desenvolvia. A primeira universidade da Finlândia, ainda sob domínio sueco, a Academia Real de Turku, foi inaugurada em 1640.

Entre os anos de 1676 e 1697 um terço da população da Finlândia morreu de fome. Não consigo nem imaginar isso...de cada três pessoas, uma morria. Nossa! Que anos difíceis! E mais anos difíceis ainda viriam. Entre 1700 e 1721, travou-se uma intensa guerra entre Suécia e Rússia, chamada  Grande Guerra do Norte, lembrando que a Finlândia é um "meio de caminho" entres esses dois gigantes países daquela época. Nesta guerra a Suécia enfrentou a Rússia, Dinamarca, Noruega e a República das Duas Nações (união entre o Reino da Polônia e o Grão-Ducado da Lituânia). A mesma terminou em 1721, com a conclusão do Tratado de Nystad e o Tratado de Estcolmo, que teve como uma de suas consequências o fim do Império Sueco. Durante a guerra as terras finlandesas foram ocupadas por duas vezes pela Rússia e, com seu fim, as terras finlandesas passaram a ser alvo de conflito concentrado entre Suécia e Rússia, na chamada Guerra Finlandesa, ocorrida entre fevereiro de 1808 e setembro de 1809. E haja o povo finlandês a sofrer com a cobiça de suas terras por seus vizinhos!

A Guerra Finlandesa resultou na separação das terras finlandesas da Suécia e na criação do Grão-Ducado da Finlândia em 1809 com a "Dieta de Porvoo". O Grão-Ducado da Finlândia era autônomo, mas semi-dependente da Rússia, ou seja, autônomo de direito mas, de fato, fazendo parte do Império Russo.
E quem exercia o papel de Grão-Duque da Finlândia? Quem adivinha? O czar Alexandre I da Rússia, daí não ser autônomo de fato e daí a forte influência russa nos hábitos e costumes finlandeses, tanto que esse período é chamado de "russificação".

Aqui faço uma pequena pausa e sugiro que leia o post "Ataque" que conto a história desse impressionante histórico quadro que retrata muito bem essa época.

Turku foi a primeira capital do Grão-Ducado até 1812 e a partir de então, passou a ser Helsinki, na tentativa russa de diminuir a influência sueca. A Academia Real de Turku, na época a única universidade no país, foi transferida para Helsinki em 1827 e se tornou a moderna Universidade de Helsinki. Essas e outras decisões consolidaram o novo papel da cidade e ajudou a defini-la em um caminho de crescimento contínuo. Esta transformação é muito evidente na parte central da cidade, que foi reconstruída em estilo neo-clássico para se assemelhar a São Petersburgo. Como em outros lugares, os avanços tecnológicos, tais como ferrovias e a industrailização foram fatores-chave para o crescimento da cidade.

 Turku - séc XIX


Helsinki - 1820 (antes da reconstrução)

O movimento para a independência da Finlândia teve início já no começo do século XX, após a revolução na Rússia, motivado pelas consequências da derrota russa na Primeira Guerra Mundial, inclusive pela deposição do Czar na Rússia. Isto deu oportunidade à Finlândia para livrar-se de seu domínio. Depois de vários conflitos entre os não-socialistas e os social-democratas sobre quem deveria ter o poder na Finlândia, o parlamento declarou finalmente a Finlândia como um estado independente em 06 de dezembro de 1917 e reconhecido pela Rússia no ano seguinte. Ufa! Até que enfim conseguimos! Nasceu então a República da Finlândia. Ainda tem mais história, mas vai ficar para outro post mais no futuro, ok?



FONTES:
Wikipédia - Finlândia
Wikipédia - Helsinki
Mikael Agricola ja suomen kieli päivä
Grande Guerra do Norte
República das Duas Nações
Guerra Finlandesa
Grão-Ducado da Finlândia 
História da Finlândia  
Independence Day (Finland)

terça-feira, 20 de julho de 2010

FINLÂNDIA...ENTRE OS CINCO PRIMEIROS PAÍSES MAIS FELIZES DO MUNDO

Um amigo enviou-me reportagem sobre mais um bom índice retratando a realidade finlandesa... Obrigada Cassiano!

Segundo pesquisa publicada pela revista Forbes e instituto de pesquisas Gallup a Finlândia está entre os cinco primeiros países mais felizes do mundo. A pesquisa foi realizada entre milhares de participantes no mundo todo. Primeiro, as pessoas responderam questões que refletiam sua satisfação geral com suas vidas e deram notas de 1 a 10. Posteriormente, foram feitas perguntas sobre como cada item foi visto no dia anterior.

No ranking dos países mais felizes do mundo, os cinco países mais felizes são europeus: Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia e Holanda (maioria escandinava!!! Coincidência?). O grupo vem seguido pela Costa Rica e pela Nova Zelândia, empatados em sexto lugar. Os Estados Unidos estão em 14º lugar, junto com a Áustria.

A ordem, onde o Brasil aparece empatado em 12º com o Panamá, é baseada em uma pesquisa feita entre os anos de 2005 e 2009 em 155 países para medir dois tipos de bem-estar.

Na ponta de baixo da tabela, onde estão os países mais infelizes do mundo, se destacam os africanos Togo, 155º, Burundi e as Ilhas Comoros, empatados em 153º. A Bulgária é o país europeu de pior colocação, 137º, e o Haiti é o representante americano neste lado da tabela, em 144º. O asiático mais infeliz é, segundo a pesquisa, o Camboja, no 148º.

Os 20 primeiros lugares:

(by % Thriving)CountryRegionPercent
Thriving
Percent
Struggling
Percent
Suffering
Daily
Experience
1DenmarkEurope821717.9
2FinlandEurope752327.8
3NorwayEurope693107.9
4SwedenEurope683027.9
4NetherlandsEurope683217.7
6Costa RicaAmericas633528.1
6New ZealandAsia633527.6
8CanadaAmericas623627.6
8IsraelAsia623536.4
8AustraliaAsia623537.5
8SwitzerlandEurope623627.6
12PanamaAmericas583938.4
12BrazilAmericas584027.5
14United StatesAmericas574037.3
14AustriaEurope574037.7
16BelgiumEurope564137.3
17United KingdomEurope544427.4
18MexicoAmericas524357.7
18TurkmenistanAsia524717.5
20United Arab EmiratesAsia514817.7

Aqui a lista completa.

FONTES:
Revista Forbes 
Jornal G1

quarta-feira, 14 de julho de 2010

MEUS APONTAMENTOS DE FINLANDÊS

Olá pessoal interessado na aprendizagem desta língua...vamos combinar...não lá muito fácil: o finlandês. Venho organizando em uma pasta do excel as informações mais importantes da gramática finlandesa e exercícios. Uso o excel porque fica mais fácil de organizar em tabelas, como também ocultar e reexibir células/colunas para estudar.

Como comentei antes, é meu desejo compartilhar esse trabalho e só eu sei que não é nada fácil estar colocando tantas informações em um mesmo lugar de modo organizado e de fácil consulta para facilitar o estudo. E, por isso mesmo, sou a favor de compartilhar o que produzimos. Comecei esse movimento com minhas monografias que estão na internet para quem quiser usar como referência. Ainda prefiro acreditar na honestidade e boa vontade da maioria das pessoas. Quem não fizer bom uso delas, terá que arcar com as consequências mais cedo ou mais tarde.

Vou estar sempre de tempos em tempos atualizando a planilha, então é bom darem checadas na atualização do arquivo. Já tem muitas informações importantes, principalmente para quem está começando. E aviso que pode ter erros, claro. Embora eu tenha cuidado, não sou infalível. Se alguém perceber algum erro, por favor, também compartilhe comigo para que todos possam se beneficiar, ok?

Assuntos que já estão na planilha:
Mini-dicionário (finlandês/português)
Números
Adjetivos
Perguntas e respostas mais comuns
Partitiivi
Verbos no presente
Astevaihtelu (k, p, t)
Mihin, Missä, Mistä
Preposições
Advérbios
Declinações (uma planilha com mais de 250 palavras e suas principais declinações do finlandês - palavras mais difíceis de declinar)

Façam bom uso!
Ficarei grata se me derem retorno. E quem tiver dúvidas, se quiser, posso tirar pelo msn.

O endereço para baixar a pasta do Excel: Meus apontamentos de finlandês
Excel - Office 2007



Excel - Office 97-2003




Não sei se acontece com todos vocês, mas às vezes quando se faz o download desse arquivo o Windows cria uma "underline" ( _ ) antes do nome do arquivo e depois da extensão. Se isto acontecer tire a underline depois da extensão do nome do arquivo para conseguir abrir.

Exemplo:

Nome do arquivo:
Meus apontamentos de Finlandês - Office 2007.xlsx

Nome do arquivo após download:
_Meus apontamentos de Finlandês - Office 2007.xlsx_

Retire a underline do final da extensão "xlsx_":
_Meus apontamentos de Finlandês - Office 2007.xlsx

Pronto! Já pode abrir o arquivo.

PS: Estou fazendo revisão nos dados. Encontrei alguns pequenos erros. Quando terminar coloco a versão mais atualizada.

terça-feira, 13 de julho de 2010

MORAR FORA!

Acabei de receber esta mensagem de uma amiga muito querida no Brasil...e como me identifiquei com ela. Creio que muitos também sentirão o mesmo.

MORAR FORA

Não é apenas aprender uma nova língua.
Não é apenas caminhar por ruas diferentes ou conhecer pessoas e culturas diversificadas.
Não é apenas o valor do dinheiro que muda.
Não é apenas trabalhar em algo que você nunca faria no seu país.
Não é apenas conquistar um diploma ou fazer um curso diferente.
Morar fora não é só fazer amigos novos e colecionar fotos diferentes.
Não é só ter horários malucos e ver sua rotina se transformar.
Não é só aprender a se virar, lavar, passar, cozinhar.
Não é só comer comidas diferentes, pagar suas contas e se preocupar com o aluguel.
Não é só não ter que dar satisfações e ser dona do seu nariz.
Não é só amar o novo, as mudanças e também sentir saudades de pessoas queridas e algumas coisas do seu país.

Não é apenas já saber que é alguém do Brasil ligando quando toca seu celular e aparece numero privado.
Não é só a distância.
Não são apenas as novidades.
Não é só uma nova vista ao abrir a janela.
Morar fora é se conhecer muito mais...
É amadurecer e ver um mundo de possibilidades a sua frente.
É aceitar desafios constantes.
É se sentir na Terra do Nunca
É querer voltar e não conseguir se imaginar no mesmo lugar.
Morar em outro pais é se surpreender com você mesmo.
É se descobrir e notar que na verdade, você não conhecia a fundo algo que sempre achou que conhecia muito bem: Você mesmo!

A Vida eh uma viagem... Enjoy every single destination...



É VERÃO NA FINLÂNDIA! E QUE CALOR!

Pois então...e não é que o verão chegou mais do que devia! Das pessoas que tive contato essa semana e que já moram aqui há muitos anos, todas comentaram que nunca viram Helsinki nem com um inverno tão atípico como o último e nem tão quente como neste verão. Anteontem bateu 35 graus aqui em Helsinki. As previsões para esta semana ainda são de máximas acima de 30 graus. Parece que semana que vem começa a cair um pouco mais, mas ainda quente.


sexta-feira, 2 de julho de 2010

BANDA LARGA DE 1MB - DIREITO DE TODOS NA FINLÂNDIA

A partir de hoje (ops já são 00:42 !!! omg), quero dizer, de ontem - 01 de julho, a Finlândia torna-se o primeiro país no mundo a fazer a banda larga um direito por lei de todo cidadão e com acesso à banda  de 1Mb. E mais: com projeto de governo aprovado de conexão de 100Mb até 2015. Tipo assim: pensou, nem piscou, já chegou...caramba!


A Ministra das Comunicações da Finlândia, Suvi Linden, explicou a lógica da legislação: "Nós consideramos a importância do papel da internet na vida cotidiana dos finlandeses. Serviços de internet já não são apenas para entretenimento. A Finlândia tem trabalhado duro para desenvolver uma sociedade da informação e um par de anos atrás, percebemos que nem todos tinham acesso", disse ela.

Acredita-se que até 96 % da população já está online e que apenas cerca de 4.000 casas ainda precisam se conectar de modo a cumprir a lei.

FONTES:
Helsingin Sanomat
BBC News
MSNBC

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...