sexta-feira, 28 de maio de 2010

ONDE APRENDER FINLANDÊS ONLINE

Hoje descobri mais um site que ensina finlandês. Muito legal! É simples, básico, forma vocabulário, tem áudio, textos, exercícios interativos com audio e games. Adorei!

http://www.digitaldialects.com/Finnish.htm


segunda-feira, 24 de maio de 2010

PRA QUE FUI FALAR!

Humpfffffff!

Cadê o sol? Escondeu-se e levou aquele calorzinho gostoso! 10 graus, está um friozinho até bom, mas nublado.

=(

sexta-feira, 21 de maio de 2010

É PRIMAVERA!

Uau! Sem palavras! Estou amando a primavera na Finlândia! O sol brilha o dia todo, o tempo bem fresquinho (entre 18 e 25 graus), céu azul, tudo verde, o colorido das flores nos jardins, muitos passarinhos cantando, as pessoas passeando alegres de roupas leves e coloridas com sandalinhas e óculos escuros, as crianças se divertindo, muitas bicicletas, skates e patins de rodas, muita gente em piqueniques nas praças todos os dias, gente de biquini e sunga tomando sol nos "puistos" (parques) sobre a grama...graças ao sol que se vai agora já perto das 11 horas da noite com um lindo entardecer. E o céu da meia-noite é claro, com um azul escuro mais para claro diferente bem bonito...agora sei o que são noites de verão. Tudo mágico!

Todos os caminhos que vocês vêem nas fotos abaixo são para pedestres e ciclistas...nada de carros! Adoro isso!






































segunda-feira, 17 de maio de 2010

VIAJANDO PELA FINLÂNDIA

Nesse fim de semana fiz minha primeira viagem ao interior da Finlândia. Fui conhecer um pouco de minhas raízes...minha família finlandesa em Joensuu. Sem palavras! Foram muitas fortes emoções. Cheguei ontem à tarde com um misto de alegria e extremamente cansada, mais pelas emoções do que pela viagem que foi maravilhosa.

Fui com meu filho de trem. Em torno de cinco horas de viagem. Que beleza de trens! Na ida fomos no trem daqueles de dois andares e voltamos no pendolino que chegou a 220 km/h. A viagem foi supertranquila. O trem é muito confortável e tem até um vagão destinado a restaurante, embora seja "kallis" (caro, para variar não é? rsrsrsrs). Adorei! Achei melhor que avião. Só não é melhor mesmo porque o avião é mais rápido.

A paisagem nessa época fica linda...os pinheirais, as matas, os campos, todos verdes. A vida nitidamente retorna à sua movimentação de burburinho e nas fazendas se vê os campos sendo preparados para plantio, os animais nos pastos, o sol brilhando e o tempo até que bem quente. As pessoas de bermudas, shorts, saias, vetidos leves, sandalinhas e óculos de sol. Até as crianças nos carrinhos usam óculos de sol com suas armações infantis coloridas. Nada de casacos, meias, luvas nem botas. Eles agora estão repousando por três  a quatro meses nos armários. Tudo agora é colorido e movimentado.

Ficamos hospedados na casa de uma prima que nos acolheram com alegria, leveza, simplicidade. Não sei se foi conincidência ou sei lá o que, mas as pessoas que conheci em Joensuu são muito alegres e muito receptivas....bem diferente do que vivenciei até agora aqui em Helsinki. Gostei mesmo! Eu estava precisando vivenciar essa amorosidade...quem me conhece sabe como gosto disso. E já andava meio que me amofinando aqui porque Helsinki é uma cidade em que os finlandeses mantém uma distância fria, reservada e formal. As poucas pessoas com quem mantenho contato aqui são estrangeiros e agora alguns brasileiros.

Voltando a Joensuu...vou deixar as minhas vivências familiares reservadas e quentinhas em meu coração e dizer a vocês que adorei tudo. Conheci um kesämöki (casa de verão) de 1850 que não é habitado há 20 anos e fiquei imaginando a vida no dia-a-dia de uma família ali naquela época sem as facilidades que temos hoje e como sobreviviam. E que beleza de lugar! à beira de um belo lago, um silêncio profundo quebrado apenas por nós, por Peetu, uma cadela linda e feliz que conheci, pelos cantos dos pássaros e algumas vezes pelo vento leve nas folhas. Peetu se arriscou a um meio banho no lago e me deu vontade também. Imaginei que a água devia estar para lá de geladérrima. Peguei um punhado com as mãos e até que daria para encarar naquele dia quente. Conformei-me em lavar o rosto e molhar a nuca. Sim. Estava muuuuuito quente. Imagine!

Passamos a tarde de sábado em um Kesämöki maravilhoso de uma outra prima. A casa é muito bonita e estão morando lá. A casa da sauna fica na encosta do lago e com uma vista espetacular. De novo o silêncio e a paz. nunca senti tanta paz em minha vida. Senti falta apenas de uma rede...me largar nela, afundar-me naquela paz e mergulhar na paisagem. Vizinho mora um tio e esposa de nossos anfitriões e fomos até lá a pé. O kesämöki deles é bem pequeninho mas tudo perfeito e bem cuidado. Quando chegamos estavam na sauna...acho que os tiramos de sua privacidade. Mas logo juntaram-se a nós e retornamos. Compartilhamos boas risadas, boas conversas...embora eu não entendesse quase nada, apenas contextos e meu tradutor já andava meio cansado de traduzir...Tomamos café, tortas salgadas, doces, bolinhos, biscoitos...tudo bem finlandês. Nos despedimos e fiquei já com saudades daqueles momentos. E observei como eles eram os primeiros finlandeses que conheci alegres e divertidos. Ri às pampas!

Em casa minha prima nos serviu a tradiconal lihakeitto (sopa de carnes com legumes) que eu adoro! Conversamos mais um tanto. Trocamos histórias. Ensinei um pouco de português a uma de suas filhas...e como os finlandeses têm facilidade com línguas! Fico babando! Sua família é muito simpática e alegre.

No dia seguinte pela manhã fomos visitar minha tia-avó que está com 98 anos e há três que vive no hospital, mais pela condição da idade que por doença. E...nossa! É sem palavras nosso encontro! Que mulher simpática, risonha, alegre, como a admirei! Mesmo deitada na cama, ali no hospital, mais sozinha que acompanhada ela é de uma delicadeza e carinho...puxa! A emoção que senti foi tão forte que passei o resto do dia muito cansada! Deixei umas fotos de nossa "família brasileira" no quadro de outras fotos de família que havia na parede. Nos despedimos entre muitos beijos dados e soprados. De lá fomos conhecer uma sobrinha de meu avô que havia convivido muito com vovô mas, eu me sentia tão cansada, que não consegui me manifestar como queria. A visita foi apressada pois tínhamos que estar na estação de trem às 12 horas.

E assim nos despedimos de nossos afetuosos anfitriões que já deixaram muitas saudades.

Vou ver se encomendo uma rede bem confortável cearense com cordas apropriadas e ganchos para retribuir minimamente tanta gentileza!

E é isso...um tiquinho de pobres palavras para dois dias de riquíssimos momentos.

Ficou a saudade! Esta me persegue...rsrsrsrrsrs

Para que gosta de fotos, não vou postar as da família. Mas, para quem quer conhecer um pouquinho do interior da Finlândia, a partir do trem, embora em movimento, tirei algumas e aqui estão. E aqui, as que tirei nos kesämökija.

Algumas:

Vistas do trem




Lahti







Andando pelo interior de Joensuu:

 
























quinta-feira, 13 de maio de 2010

PRIMAVERA COMEÇA A ESQUENTAR



Eita! Que hoje o calor tá grande. Dentro de casa com portas e janelas abertas e...suando!?!?
Será que esse ano vai ser o ano dos recordes em clima em Helsinki?
Ontem de tarde no centro da cidade estava lá eu passeando com meu vestidinho de algodão leve que usava em Fortaleza!
E fiquei pensando que aqui se passa quase nove meses no frio ansiando desesperadamente pelos três meses de "calor" em que podemos nos sentir mais leves por menos roupas, os dias ficam mais coloridos e alegres por causa do "calorzinho" e do sol. Apesar das quatro estações serem bem definidas e previstas no calendário o frio invade boa parte da primavera e do outono.
E agora é comemorar e aproveitar!

terça-feira, 11 de maio de 2010

OUÇA E LEIA RESUMO NOTÍCIAS EM FINLANDÊS

Algumas pessoas me perguntam onde podem ouvir finlandes para treinar o ouvido. Yle é a empresa finlandesa de televisão e em seu site há uma página destinada a quem está aprendendo finlandês bem interessante. Eles escolhem entre três e quatro notícias, colocam o texto resumido e a fala do texto gravado. O bom é que a fala é bem pausada, assim você consegue aos poucos ir entendendo as palavras no contexto.
Aqui está o endereço da página

Recomendo a quem está estudando finalndês, todos os dias ou sempre que puder ler/ouvir as notícias nesta página. Mesmo que no começo não entenda nada, com o tempo você vai se familiarizando e cada vez mais palavras são entendidas. O método que uso é o seguinte: primeiro leio e escuto ao mesmo tempo em finlandês. Depois passo o Google translate para o português e escuto em finlandês para ir entendo o significado das palavras e do contexto. Por fim, volto ao texto em finlandês e escuto mais uma vez em finlandês, com a vantagem de já ter entendido em português. Veja lá e crie seu método.

Um abraço e bons estudos! Falar em estudos...amanhã tenho prova: partitiivi e genetiivi...haja a estudar!

domingo, 2 de maio de 2010

ATAQUE

Nesta semana minha turma do curso de finlandês foi convidada pela professora para fazermos um trabalho de campo: visitar o Museu Nacional da Finlândia. Adorei a idéia porque o museu estava na minha lista de passeios pendentes. E o trabalho consistiu em visitarmos as exposições e escolhermos três mostras que mais no tivesse impressionado e escrevermos em finlandês sobre cada uma delas e o motivo da escolha. Foi uma escolha difícil. Tudo no museu me impressionou: desde sua arquitetura, seu interior, cada exposição e objetos. Gostei muito e pretendo voltar mais vezes.

Fiz o meu dever de casa e, na verdade, falei sobre coisas mais fáceis para se dizer em finlandês, embora não tenham sido as três que mais me impressionaram. O que mais me tocou não coloquei no trabalho. Foi: "Hyökkäys" ou "Ataque" (português), uma pintura a óleo de 2m x 1,4m. Para quem não sabe nada sobre a Finlândia o quadro passa despercebido. Mas para quem sabe um mínimo de história deste país ele chama a atenção. E muito! Venho tentando garimpar aqui e acolá algo mais sobre a história daqui e aos pouquinhos vou conhecendo mais. E digo a vocês: conhecer a língua nativa de onde se está é algo para lá de importante. Somente conhecendo a língua local é que se consegue chegar mais perto dos detalhes, meandros, enredos, sentimentos, idéias, etc. dos bastidores de formação da cultura e da própria história de um povo. Para quem isso interessa, claro!

Bom, voltando ao quadro, quando bati os olhos nele me arrepiei...um misto de espanto, de impressão forte, de emoção...sei lá! E é por isso que dedico este post ao assunto.

Aqui está a foto que tirei do quadro e abaixo vou falar um pouquinho do que ele nos conta de uma época.



Quanto à história do quadro consegui boas informações nesta página e mais outras na Wikipédia. Aqui está traduzido livremente por mim.

O quadro foi pintado em 1889 por Eetu Isto (28/11/1865 Alatornio-Finlândia - 14/10/1905), um pintor bastante desconhecido. O interessante é que este ilustre desconhecido pintou uma das mais importantes representações históricas da Finlândia.  E esta pintura é sua única obra conhecida. Eetu Isto pintou este quadro já em seus últimos anos de vida quando a Finlândia ainda pertencia à Rússia e o sonho de independência já se propagava. E mesmo tendo sido este seu maior sonho, não chegou a vê-lo realizado. 

Conta-se que "Hyökkäys" se tornou uma obra de arte mesmo antes de estar acabada e, mesmo antes da independência da Finlândia em 1917 ainda não havia sido mostrada ao público, sendo vista somente por pequenas platéias secretamente. Isto porque o Czar Nikolai II da Rússia mandou perseguir a pintura original e o artista em todo o Norte da Europa e Rússia. Cópias foram espalhadas em muitas casas finlandesas e as pessoas que foram pegos com a imagem, foram imediatamente enviadas para a Sibéria.

O original foi mantido longe das mãos russas porque o quadro em seu verso tinha pintado a imagem do Czar da Rússia, juntamente com o emblema nacional. E assim ficava fácil de virá-lo acima da lareira quando os policiais chegavam à aldeia.

O que fez então esta imagem ser tão querida e assustadora? A pintura em si é inocente. A jovem defende um grande livro contra a águia de duas cabeças. No fundo há um mar tempestuoso. A mensagem da imagem revela-se de maneira simbólica. A virgem está vestida com as cores da Finlândia, branco e azul, e na fivela de seu cinto está o brasão da Finlândia. A mulher está com um olhar apavorado e mostra-se impotente. Em seus braços ela traz o livro de direito finlandês, que foi símbolo da Finlândia por quase cem anos de autonomia. A águia de duas cabeças, símbolo da Rússia, está tentando roubar o livro da jovem e destruí-lo. O mar tempestuoso, o céu escuro e a terra estéril representam a violação da Rússia e a cesta de frutas jogada aos pés da virgem representa o período da Finlândia longe da riqueza. Porém, um novo amanhecer já desenha-se no horizonte.

As pinturas àquela época buscavam promover um novo significado para o povo finlandês. Isso deu fé e força para os finlandeses de todas as camadas da sociedade para lutar contra a Rússia. Os anos entre 1898 e 1905 foram chamados primeiro período de opressão. A cultura e o estilo de vida russo eram muito fortemente impostos. A Finlândia quase perdeu o seu próprio idioma, a independência, o dinheiro próprio e outros símbolos de autonomia. "Mas, conseguimos a nossa independência, não obstante todas as dificuldades", como afirmam as autoras, Sarita, Essi e Janica do texto consultado.

Lindo e emocionante! Não acham?

sábado, 1 de maio de 2010

É VAPPU!!!

Hoje é dia de Vappu na Finlândia!

Vappu, ou Walpurgis Night (Walpurgisnacht), nome devido a Saint Walpurga, que nasceu em 1° de maio do ano 710, em Devon. Da mesma forma que Saint Walpurga era homenageado nesta data pelos cristãos, os Vikings celebravam a Primavera também nesta data. Como estes se espalharam por toda a Europa, as duas datas se misturaram, criando-se a comemoração Walpurgis Night.

Na Finlândia do século passado, Vappu em finlandês, ou Valborg em sueco, tradicionalmente comemorava-se o dia do trabalho, porém, a partir dos anos setenta, passou novamente a simbolizar mais fortemente a passagem dos longos dias frios do Inverno para os dias ensolarados e quentes do Verão.

É uma data muito importante, comemorada ao ar livre na noite de 30 de abril e durante todo o 1° de maio, com as festividades perpetuando-se ainda por mais alguns dias.

Geralmente, este é um dia que traz um belíssimo e caloroso Sol num céu de puro azul mas, mesmo nos dias de neve e/ou frio, o povo todo sai às ruas para comemorar, como foi o caso de hoje. Embora nem tanto frio, em torno dos 6 a 8 graus, o céu estava bem nublado e o sol resolveu aparecer somente`depois das sete da noite. Isso mesmo! Sete da noite...o sol está se pondo por volta das 21:15hs...mais uma das "esquisitices" da Finlândia e dos países nórdicos. Pelo menos para nós, povo equatoriano-tropical.

É uma festa bem popular. As famílias e amigos vão aos parques fazer piquenique, brindar com vinho espumante e outras bebidas, fazer churrasco com "makkara", típico salsichão daqui e outras carnes, e batatas, claro.

Vappu simboliza guardar no armário todos os pesados casacos de frio do Inverno e usar roupas mais leves e coloridas. Na verdade, a Primavera ainda apresenta dias frios, principalmente à noite, mas, Vappu marca a ida definitiva do Inverno e aquele frio de rachar não mais se sente. Os finlandeses comemoram o Vappu de dias de sol que irá aquecer mais seus dias, como um urso que retorna à vida na Primavera após seis meses de hibernação. Adoro essas comparações com a natureza...afinal fazemos parte dela, ou já esquecemos?

E aí está...previsão a partir de amanhã com dias de sol, temperatura acima dos 10 graus e....uau!!! 17 graus semana que vem...the best!

Fonte: Foreca em 02/05/2010

Faz parte da tradição do Vappu o uso de boné branco, desde estudantes até pessoas mais velhas, macacões dos universitários, apitos, máscaras, balões coloridos, serpentinas enroladas ao pescoço ou mesmo pelo corpo e a grande maioria com bebida na mão.

É também tradição do Vappu, estudantes reunirem-se em torno de uma das maiores estátuas da cidade - "Havis Amanda" em Helsinki, lavá-las e colocar nela o tradicional cap branco. Como passei quase quatro horas passeando em Kaivopuisto não tive coragem de ir até a Havis Amanda, embora tenha passado a um quarteirão de lá. Fica para o ano que vem.

Todas as fotos já publiquei no Facebook e aqui vão algumas:
























FONTES:
http://www.finland.com/main-201-id.do
http://www.finnguide.fi/calendar/calendarevents.asp?month=5&p=33
http://en.wikipedia.org/wiki/Vappu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...