sábado, 27 de fevereiro de 2010

ENFIM VEMOS VERMELHO NA PREVISÃO DO TEMPO

Depois de alguns meses, desde o Outono, pela primeira vez vejo a temperatura vermelha nos sites do tempo. Hoje amanheceu 0 graus e vermelho!!!! rsrsrrsrsrs Já dá para dar uma animada e uma esquentadinha na alma mesmo sendo apenas por três ou quatro dias, pois o frio nesse inverno está sendo muito intenso ficando na maior parte dos dias entre-15 e -20, alguns dias um pouco mais, alguns dias um pouco menos. E ainda temos mais uns 24 dias pela frente de inverno. Bom, pelo menos a "escuridão" se foi, há mais dias de col e os dias já são bem mais compridos. O sol hoje amanheceu às 7:26hs e se porá às 17:41hs, ou seja, 10:15hs de luz do dia e continua aumentando pouco mais de cinco minutos a cada dia até o fim do inverno, quando marca 12 horas de luz do dia e 12 horas de noite.

O tempo aqui é uma coisa para lá de curiosa para quem viveu a maior parte de sua vida em clima Tropical, onde a temperatura varia na maioria do ano entre 26 e 32 graus, faz sol 90% dos dias, onde período de chuva é chamado chuva de verão. No inverno, em dias de muito frio, aqui pude observar dias com: belo sol e céu azul e no próximo dia um nevoeiro cerrado, geadas, nevar em dias muito cerrados, nevar em dias ensolarados e "sem nuvens", nevascas com ventos muitos fortes de dar medo, neve fina e ralinha quase para água e neve pesada em quantidade quase para tufos de algodão. Engraçado essas curiosidades, pois nas definições de clima na língua finlandesa existe a palavra chover "sataa" e se diz chover água "sataa vettä" e chover neve "sataa lunta" e ainda símbolos e definição (veja aqui) para todo tipo de céu que você possa imaginar: ensolarado, ensolarado meio encoberto, nublado, muito nublado.....e por aí vai.

Olhem aí a minha alegria, mesmo que por poucos dias. Parece bobagem, mas essas previsões mexem com o meu ânimo e me ajudam a me programar melhor emocionalmente:



sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

HELSINKI - 6a MELHOR CIDADE DO MUNDO PARA MORAR

The Economist Intelligence Unit, maior consultora do mundo em pesquisas para economia, indústria, comércio e outros setores, publicou em janeiro/2010 relatório sobre habitabilidade no mundo, resultado de pesquisas em 140 cidades. A cada cidade é atribuída uma pontuação sobre mais de 30 fatores qualitativos e quantitativos através de cinco grandes categorias:
* Estabilidade
* Cuidados com a Saúde
* Cultura e meio ambiente
* Educação
* Infra-estrutura
As categorias são compilados e ponderadas para fornecer uma avaliação geral de 1-100, onde 1 é considerado intolerável e 100 é considerado ideal.
 
Helsinki, ficou como a 6a. melhor cidade do mundo para se morar e Vancouver, mais uma vez, figura no topo da lista e várias da Austrália entre as dez melhores.

A relação completa das cidades pesquisadas e seus resultados você encontra nesta página do The Economist (mais para o finla da página) 
Aqui está o resultado das dez melhores e das dez piores.
 
Fonte: http://www.eiu.com/site_info.asp?info_name=The_Global_Liveability_Report&page=noads

JOS SÄ TAHDOT NIIN

Uma das músicas da hora e muito bonita na Rádio Nova da Finlândia, Jos Sä Tahdot Niin, interpretada por Jippu & Samuli Edelmann. A letra e música são de Hector um dos primeiros maiores compositores de Pop Rock da música finlandesa. Acho que este país está me devolvendo o romantismo...engraçado...porque dizem que o finlandês é um povo frio...será? Confiram, as filmagens são em Helsinki no verão:



Jos sä tahdot niin
Compositor: Hector
(composição de 1988)
Intérepretes: Jippu & Samuli Edelmann

Jos sä tahdot niin, olen sulle joku aivan muu.

Jos sä tahdot niin, olen virhe, joita tapahtuu.
Jos sä tahdot niin, tulen jouluksi kotiin.
Jos sä tahdot niin, en enää lähde uusiin sotiin.
Jos sä tahdot niin, jään vahtikoiraksi ovelles
Tai painan pääni sun povelles.

Jos sä tahdot niin, et enää koskaan ole levoton.
Jos sä tahdot niin, kaikki minun myöskin sinun on.
Jos sä tahdot niin, otan sinun uskontosi.
Jos sä tahdot niin, on mulle valheesikin tosi.
Jos sä tahdot niin, muutan kirjoille Andorraan,
Jos vielä siellä sut nähdä saan.

Sillä ilman sinua hukun öihin sekaviin
Ja ilman sinua, no niin...
Ilman sinua olen puolitiessä helvettiin...

Jos sä tahdot niin, nimeäsi enää toista en.
Mut vaikka tahdot niin, kuvaas mielestäni poista en.
Jos sä tahdot niin, tulen kallioiden läpi.
Jos sä tahdot niin, what ever makes you happy.
Jos sä tahdot niin, tuon sulle Tiibetin vuoteeseen
Tai siirrän pohjoisen luoteeseen
Ja aina uudelleen ja uudelleen
Sun muistan joskus mua suudelleen.

Mutta ilman rakkautta hukun öihin sekaviin
Ja ilman rakkautta, no niin...
Ilman rakkautta olemme puolitiessä helvettiin...

Jos sä tahdot niin. (3x)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

DENÚNCIA DE CRUELDADE CONTRA ANIMAIS EM FAZENDAS DE PRODUÇÃO DE PELE

A Oikeutta Eläimille - Associação para o Direito dos Animais finlandesa vem denunciando há alguns anos os maus tratos a animais em fazendas de produção de peles. Durantre o verão e outono do ano passado, a Oikeutta Eläimille fez uma série de visitas a fazendas quando foram registradas a condição de vida dos animais, tiradas fotografias e produzidos vídeos.
Sempre incomodou-me muito essa má e desigual relação do ser humano com os animais e sobre isso escreo em outro blog Cultura Biocêntrica. E essas imagens publicadas na mídia finlandesa essa semana lembram muito um dos vídeos da trilogia Earthlings.

Infelizmente, meu nível de finlandês e de inglês é muito básico para trazer o assunto a vocês de uma maneira séria e responsável. Mas como um leitor trouxe a questão, me vejo compelida a tentar, pelo menos, escrever o que entendi e oferecer as fontes a quem se interessar pelo assunto.

O que fiquei sabendo sobre o assunto, e pode ser que esteja enganada em algum detalhe por conta de minha "tradução", é (caso encontrem algo que eu tenha escrito equivocadamente, por favor, me avisem):

1. A Oikeutta Eläimille publicou há alguns dias estudo realizado ano passado juntamente com fotos e vídeos sobre os maus tratos contra animais encontrados em 30 fazendas de produção de peles localizadas na parte meridional da Finlândia. E ainda denunciou 7 delas relatando que violaram cinco leis do Animal Welfare Act (Ato pelo Bem-estar Animal).

2. O vídeo editado com as imagens colhidas nas 7 fazendas denunciadas foi veiculado na TV finlandesa na semana passada causando choque. Os videos, fotos e mapas de localização de cada um das 30  fazendas estão publicadas no site TurkkisTarhaus Kielletävä. As imagens são chocantes, eu não aguento assistir. Embrulha-me o estômago  e me deixa indignada.

3. Anni Sinnemäki, Ministra do Trabalho, após a denúncia contra as fazendas, declarou na semana passada que a Finlândia deve proibir a produção de peles.

3. Na Finlândia, são mortos a cada ano cerca de três milhões de animais com fins de produção de peles, segundo o site da Turkistarhauskieltoa - movimento pela proibição de peles de animais. O que a coloca, senão no topo da produção, entre os maiores produtores do mundo.

4. Embora a produção de peles de animais tenha sido extinta por lei em muitos países europeus, as leis finlandesas ainda permitema Finlândia esse tipo de crueldade, ainda com o agravante de que a produção destina-se, na sua grande maioria, apenas para fins estéticos e de moda.

5. Ontem mais de 300 pessoas participaram de passeata pelas ruas principais de Helsinki, terminando 
no Ministério da Agricultura e Florestas para exigir a proibição da produção de peles na Finlândia, bem como, outros direitos incluindo o bem-estar animal e as questões ambientais. Foi entregue petição com mais de 7000 assinaturas exigindo a demissão da Ministra Sirkka-Liisa Anttila. Várias instituições ligadas à proteção e aos Direitos dos Animais paticiparam da manifestação.  Aqui está o site sobre a petição pedindo renúncia da Ministra

6. A Ministra da Agricultura e Florestas, após a passeata, fez algumas declarações sobre o assunto, chegando a afirmar que as filmagens poderiam ter sido feitas na área reservada a animais doentes (mesmo que fosse! Ainda assim seria uma crueldade).

7. O Primeiro-Ministro da Finlândia, Matti Vanhanen, disse em seu blog que o governo vai manter conversações sobre a controvérsia em fazendas de peles amanhã, quarta-feira e defendeu a indústria agrícola finlandesa de peles e a Ministra Anttila. Segundo o jornal Helsingin Sanomat, maior veiculado na Finlândia, o Primeiro-Ministro em seu blog disse ser legítimo o comércio de peles, que emprega milhares de pessoas e também que as peles finlandesas são mundialmente conhecidas pela alta qualidade. Afirmou também que o problema envolve algumas deficiências que foram detectadas na produção, que deverão ser corrigidas e que isso não é razão para parar uma indústria inteira.

Por enquanto, penso que os fatos são estes.

Na minha opinião, penso que animais jamais devem ser maltratados. Que não devem nem ser explorados, e principalmente para fins da vaidade humana...isso é inconcebível!

FONTES:
http://www.oikeuttaelaimille.net/www2/
http://www.oikeuttaelaimille.net/www2/lang-fi/ajankohtaista
http://newsroom.finland.fi/public/default.aspx?app=803&newsid=23969
http://www.hs.fi/haku/?haku=Sirkka-Liisa+Anttila

sábado, 20 de fevereiro de 2010

UM POUCO SOBRE A MULHER FINLANDESA

Uma leitora blog e amiga, a Bia, me indicou hoje essa série de reportagens que a Maria Cândida da Record fez com doze mulheres em cada um dos doze países escolhidos para a reportagem. Um desses países foi a Finlândia e adorei as reportagens que compartilho agora com vocês. Enfim, somente encontrei a entrevista com a condutora de bondes. O video do Programa no site da Record não roda. Quem souber dos videos restantes me diga o endereço para postar aqui. Que pena!

1. A condutora de bondes elétricos - Sirkka Koponen (21.11.2009)




 

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

HYVÄÄ YSTÄVÄNPÄIVÄÄ


Ontem foi comemorado nos Estados Unidos e em outros países o Valentine's Day, ou Dia dos Namorados. Na Finlândia se comemora oficialmente nesta data o Ystävänpäivää, Dia do Amigo, incluindo os namorados, desde 1987 e é a segunda data mais comemorada aqui, depois do Natal. Na Finlândia, o símbolo do amor e da amizade deste dia é um coração vermelho ou rosa.

KIINALAINEN UUSI VUODEN

O Ano Novo chinês começou no dia 13 de fevereiro, sábado passado. E eu aproveitei para dar uma repaginada na minha passagem de ano, já que na do nosso novo ano ocidental eu tinha ficado em casa.  Então fui ver as apresentações alegres e coloridas da cultura chinesa, abertas ao público, que se passaram a tarde toda, das 14 às 18:30hs, em Lasipalatsintori onde haviam também diversas tendas de exposição ou de comércio de souvenirs e de comida chinesa. Terminou com o acompanhamento do Dragão Dourado até Tööllönlahti onde houve queima de fogos. Foi tudo muito bacana. Gostei especialmente das apresentações dos coloridos dragões e leões, de alguns dos acrobatas e artistas da Opera de Pequim e, óbvio, da queima de fogos...que eu adoooooooro!
Assim, recomemorei mais um novo ano, o Ano do Tigre, para o povo chinês.
Onnelista Kiinalainen Uuden Vuotta - Tiikerin Vuotta!
A entrada de Lasipalatsi Tori

A dança do Dragão de Ouro

A dança do Dragão de Prata

Apresentação das crianças (mais finlandesas que chinesas) da Casa de Cultura Chinesa

O público - lotado de gente.
Ninguém empurra nem toma o lugar de ninguém.

Os leões dourados

Nas apresentações dos dragões e dos leões a maioria eram finlandeses

Opera de Pequim

A apresentadora - falando em mandarim e finlandês

Opera de Pequim

Opera de Pequim

Acrobatas da Opera de Pequim

Acrobatas da Opera de Pequim

Acrobatas da Opera de Pequim

Acrobatas da Opera de Pequim

Acrobatas da Opera de Pequim

O público no intervalo.
Detalhe para a boa presença de crianças, como sempre,
e para os modelitos de inverno de -10 graus.

Passeata do Dragão de Ouro de Lasipalatsin Tori
até Tööllön Lahti, acompanhado de todo o público,
para a queima de fogos.

Onnelista Tiikerin Vuotta!
Feliz Ano Novo do Tigre!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...