sexta-feira, 19 de novembro de 2010

FOTO DO DIA: PEDINTE ESTRANGEIRA EM HELSINKI

É isso mesmo...pedintes em Helsinki são estrangeiros. Em tudo sempre há exceção, mas na Finlândia é raríssimo se ver um finlandês pedindo esmola porque todos os que precisam são auxiliados nas suas necessidades básicas pelos programas sociais de governo. E aqui isso é muito forte.

Voltando aos pedintes em Helsinki, são originariamente de países da comunidade européia, parece que em sua maioria romenos e que, por isso, não precisam de visto para entrar no país. Aqui, finlandeses não lhes dão esmolas. Geralmente, quem lhes dá algo são os turistas que desconhecem todo o contexto. Ouvi dizer que são mulheres exploradas por algum homem ou grupo deles, que as traz em grupos de 20 a 30, as coloca todas juntas em pequenos apartamentos alugados e as põe a pedir esmolas no centro de Helsinki.

No ano passado, parece que houve algum movimento contra a presença delas porque passaram a vender flores, mesmo sendo do "mato". No verão vi quase nenhuma. Agora no inverno apareceram de novo: no centro devem haver umas quatro ou cinco. Será que o fato de passarem o dia sentadas nas calçadas no frio, todas enroladas, sensibiliza mais as pessoas? Essa é uma imagem que choca num país onde sabe-se que o Governo, a sociedade e os cidadãos em geral sentem orgulho de cuidar de todos os seus.


8 comentários:

  1. Acho triste, e sinceramente queima a imagem do país pra alguns turistas desenformados, os mesmos que dão as esmolas... é brabo né !!!
    Vc ter o cuidado de tratar o que é seu bem ai vem alguem de fora e faz a caca.... tenso... existe algum "movimento" do governo pra mandar essas pessoas de volta pra "casa" ?


    beijosss

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Tampere tem um ou dois mendigos. Sempre os mesmos.

    ResponderExcluir
  3. Irene, também escrevi sobre isso em maio...
    http://teeasi.blogspot.com/2010/05/os-mendigos-em-helsinque.html

    Neste outubro até falaram em proibir mendigar por lei, mas isso não teve resultado e enfim, não seria uma solução (acho).

    São romenos mesmo, pelo menos até hoje só vi eles. Realmente é triste a maneira de eles (elas) chegarem aqui. Isso sim devia ser resolvido de um jeito ou outro.

    ResponderExcluir
  4. É Teea, esse é um problema que me incomoda e ao mesmo tempo me sensibiliza, porque são pessoas, não são coisas que você pode despachar para onde bem entender. Infelizmente o país delas não cuida bem dos seus, como em muitos países subdesenvolvidos, emergentes ou com graves crises econômicas. Penso que este é um problema complexo. Mas também, nem por isso, penso que acolhê-las aqui seria uma solução adequada. A invasão de necessitados pedindo ajuda desequilibraria as conquistas que o povo finlandês tão arduamente construiu para os seus.
    Agora, com certeza, não lhes dar esmola é o mais acertado.
    PS: fiquei feliz de ter entendido esta história corretamente. O meu professor havia falado sobre isso em finlandês. :)

    ResponderExcluir
  5. Ola Cristina,
    A Teea fez um post em maio no blog dela e comentou aqui no post sobre isso. Dá lá uma olhadinha.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. O meu post também não é assim completo, mas deu para entender que não tivemos essas pessoas nas nossas ruas desde sempre. Antes era como em Tampere, umas mesmas pessoas de sempre, praticamente na estação central ;) e essas se vê ainda hoje, uns fnlandeses que não estão tão bem na vida (mental e financeiramente).

    um beijo,
    Teea

    ResponderExcluir
  7. Axei que cenas dessas ai não existiam mesmo sendo estes pedintes estrangeiros...

    A partir de janeiro vou começar a planejar minha viagem para ai, mas não sei se vou conseguir ficar mto tempo pq tenho pouco $ =/ Qt vc acha que custa uma semana por ai?

    Depois de umas férias O Farofa de Batata está de volta com um especial do Harry Potter
    dê um pulinho lá e comente plz! www.farofadbatata.blogspot.com

    Miquilis
    Bru

    ResponderExcluir
  8. Vixi Miquilis e Bru...que pergunta difícil hein? Não tem uma mais fácil? rsrsrsrsrs
    Isso varia demais.
    I'm sorry! Anteeksi!
    Se eu puder ajudar em algo mais fácil...
    Beijos

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...