domingo, 1 de agosto de 2010

DISTÂNCIA E TEMPO DE VIAGEM BRASIL - FINLÂNDIA

Algumas pessoas me perguntam qual a distância do Brasil para a Finlândia. Nunca soube e sempre acabava priorizando outras coisas e esquecia de buscar a resposta. Hoje, enfim, resolvi satisfazer a curiosidade de alguns e a minha também. E aqui está...

Traçando uma linha reta, teremos as seguintes distâncias:

Fortaleza - Helsinki - 8.965 km
Salvador - Helsinki - 9.878 km
Rio de Janeiro - Helsinki - 11.082 km
São Paulo - Helsinki - 11.299 km
Manaus - Helsinki - 10.034 km
Porto Alegre - Helsinki - 12.165 km

Para vocês terem uma idéia, o tempo de vôo que fiz entre Fortaleza e Helsinki foi o seguinte (coloquei tudo no horário do Brasil para ficar mais fácil de entender e sem horário de verão nem lá nem aqui):

Saída de Fortaleza no dia 01 às 20 horas - Chegada em Lisboa no dia 02 às 3h (7 horas de vôo)
Saída de Lisboa no dia 02 às 5:05 horas - Chegada em Estocolmo no dia 02 às 9:25 horas (4:20 horas de vôo)
Saída de Estocolmo no dia 02 às 11:30 horas - Chegada em Helsinki no dia 02 às 12:25 horas (55 minutos de vôo)

Tempo vôo (dentro de avião): 12:15 horas
Tempo nas conexões: 4:10 horas
Tempo total de viagem: 16:25 horas

Nos cálculos de horários para uma viagem tão longa, não esquecer as diferenças de fuso horário como também períodos de vigência de horário de verão no Brasil ou na Europa (ver aqui a hora atual em todos os países do mundo).

Ainda não existe avião com capacidade para fazer esta loooooooonga viagem sem conexão. O vôo mais curto que tenho notícia é Fortaleza-Lisboa e Lisboa-Helsinki, o que deve encurtar o tempo de viagem em 2 horas. E é claro que também existem vôos com mais conexões ou com mais tempo de duração das conexões em relação ao exemplo que dei.

Aqui no mapa pode-se ter uma idéia dessas distâncias oceânicas. Uma viagem em linha reta de Porto Alegre a Helsinki equivale a quase 3 vezes a distância entre o Oiapoque e Arroio do Chuí (pontos extremos Norte e Sul do Brasil), ou seja, você vai, volta e vai de novo.




8 comentários:

  1. E tome Dramim no avião né, hahaha
    eu tava pesquisando isso esses dias e os voos que eu vi até agora no provável dia da minha viagem tem uma previsão de até 22h no total. Sendo umas 2:30h de espera em SP, e depois mais 4h em Londres.

    O percurso é: Rio-SP / SP-Londres / Helsinki, Londres-Helsinki

    Mas o lado bom é que eu adoro comida de avião ! hahaha

    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristina!
    Você está contando com as diferenças de fuso horário? Não esqueça que aqui estamos seis horas ma frente da hora no Brasil. Então na contagem do tempo total deve-se abater essa diferença, senão fica irreal ;)
    Acho que esse vôo que vc viu demora mais do que meu exemplo porque vc vai do Rio para São Paulo e de lá para a Europa. Sair de São Paulo se "perde" uma cinco horas com relação a Fortaleza.
    Todo mundo reclama mas eu tb gosto de comida de avião. E no avião do Brasil até Lisboa poder assistir filme para passar o tempo...é ótimo tb.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Para mim só vale a pena ir ao Brasil se for pra ficar no mínimo 2 semanas... minha familia mora e Manaus...ou seja.. meu vôo estica ainda mais...tenho q ir pro RJ ou pra SP e então outro vôo pra Manaus... literalmente viagem super longa e cansativa! :-) A comida do avião tem tudo bem..o problema é ficar tanto tempo sentado (mesmo q ande um pouquinho no avião)...e a diferença de fuso horário...a cabeça fica louquinha!! rs rs...

    ResponderExcluir
  4. Ola Irene
    Tudo bem por ai? Hoje caiu neve nas serras gauchas e saiu em todos os noticiários. Ai pelo jeito só sairia se ela não caisse..rss

    As distancias são enormes, mas pelo que leio neste seu blogue é um "investimento" que compensa!

    E o seu finlandês, já está fluente?

    Abraços desde o Brasil
    ZeCarlos

    ResponderExcluir
  5. Saindo do Rio de Janeiro (Galeão/Antônio Carlos Jobim) para Helsinque (Helsinki-Vantaa) e vice-versa a forma mais rápida possível utilizar-se de vôos da Air France com parceria da Finnair com conexão em Paris (Charles de Gaulle).

    A viagem Rio-Helsinque mais rápida tem duração de 15h50min, sendo 11h10min entre o Rio e Paris (vôo operado pela Air France), mais 01h05min de conexão e finalmente mais 02h05min de vôo entre Paris e Helsinque (vôo operado pela Finnair).

    A viagem de volta mais curta tem duração de 15h50min, sendo 03h05min entre Helsinque e Paris (vôo operado pela Finnair), mais 01h45min de conexão e finalmente mais 11h00min entre a Cidade Luz e a Cidade Maravilhosa (voo operado pela Air France).

    ResponderExcluir
  6. Oi Sandra, do to passando aqui so pra avisar q redirecionei meu blog
    apaguei aquele endereço antigo e agora é http://pelasterrasdeodin.blogspot.com/

    bjsss !

    ResponderExcluir
  7. Oi Irene!! Td bem?

    eu demorei umas 19 horas para vir de SP...relamente não tinha caído minha ficha de lembrar que (na época que vim) eram 5 horas de diferença...isso com escala em Frankfurt....a TAM saiu com quase duas horas de atraso, mas como eu teria que esperar 5 horas em Frankfurt, esperei só 3 rs.

    bjos

    ResponderExcluir
  8. De Manaus para a Finlandia a viagem e muito mais longa, fazendo ate 3 conexoes.

    Comecei a estudar finlandes por conta propria mais e meio dificil queria a juda de alguem que possa me tirar algumas duvidas meu e-mail: danmckagan@gmail.com

    Obrigado...

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...