segunda-feira, 21 de junho de 2010

ESTAMOS NO VERÃO, SERÁ?

Hoje, às 13:28 (horário na Finlândia), começou o verão. Será? O tempo está meio nublado e o sol mal consegue enviar seu calorzinho e luz por meio das nuvens.

Após quase onze meses em terras finlandesas, esta será a minha primeira vivência do verão por aqui. Destacando-se que, desses onze meses, mais ou menos entre nove e dez, foram de frio abaixo dos dez graus. Aí então é que se entende o porquê dos finlandeses fazerem tanta reverência a dias de sol e ainda mais quando vem quentinho.

As previsões para os próximos dias são animadoras: de temperatura acima dos 20 graus, embora eu não me anime muito, porque afinal são previsões e elas não acertam algumas vezes. Mas estou na torcida!

Hoje também é o dia mais longo do ano. O sol nasceu às 3:58 horas  vai se por às  22:51 horas. O interessante é que na verdade a noite não existe nesse intervalo. O céu fica mais para já amanhecendo.  Abaixo adicionei quatro fotos que tirei após escrever este post no intervalo de quase três horas, para vocês perceberem como é o quase sol-da-meia-nite em Helsinki. Mais para o norte da Finlândia, na Lapônia, o sol vai até o horizonte mas não se põe. E haja blackout nas janelas para quem se incomoda com claridade. A partir de amanhã, os dias já se vão encurtando um pouquinho a cada dia até seu auge no primeiro dia do inverno, que será neste ano em 21 de dezembro, às 23:38 horas.

E sábado próximo, dia 25, será comemorado o Juhannuspäivä - dia de São João. Estarei em Seurasaari assistindo as fogueiras e apresentações folclóricas. No próximo post postarei as fotos para vocês.

E para quem não sabe, na quarta-feira estarei comemorando meu aniversário...cinquenta anos ricos de vivências e muitas histórias de uma pessoa que se sente com 30...tá bom! Vá lá! 35! rsrsrsrs Mas, "comemorando", entre aspas mesmo, porque estou longe de todos que amo e sinto a falta de cada um deles imensamente. Não é fácil deixar toda uma vida construída de infinitos momentos vivenciados para trás e recomeçar do zero. Nem meu idioma aqui serve de nada. Sou uma "velha-nova" Irene recomeçando uma outra história. Vamos ver que livro toda essa experiência dará.

Para saber mais:
Juhannuspäivä - dia de São João
Horas de sol por dia na Finlândia

Fotos tiradas no intervalo de três horas apenas:

Foto tirada em Helsinki - 21/06/2010 às 23:02 h

Foto tirada em Helsinki - 21/06/2010 às 23:49 h

Foto tirada em Helsinki - 22/06/2010 às 00:39 h

Foto tirada em Helsinki - 22/06/2010 às 01:51 h

4 comentários:

  1. HyvääiltaaHyväähuomenta.

    Anteeksi !!!! Quase não dá tempo !!!! :)))

    Suudelma

    Du

    ResponderExcluir
  2. Rsrsrsrsrrsrsrsr
    Só você mesmo!
    rsrsrsrsrsrsrsrsr
    adorei!
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Fotos lindas mesmo

    Dá para largar um sorriso na cara quando nos imaginamos aí.

    Lindo.

    Obrigado por partilhares isto.

    Abraços

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...