sexta-feira, 26 de março de 2010

LIBERDADE COM REGRAS

Ontem no curso de finlandês um colega americano perguntou se as crianças finlandesas eram ou não obrigadas a irem à escola e a professora respondeu que não são obrigadas. Só que com uma enoooooorme diferença para países que se vêem obrigados a obrigar por lei, como Estados Unidos e Brasil, que suas crianças frequentem a escola: aqui os pais são conscientes dessa importância e conseguem saudavelmente fazer com que seus filhos entendam isso. E isso promove realmente uma enooooooooooorme diferença. E ela comentou ainda que a Finlândia é um país que prima pela liberdade, e isso eu tenho presenciado aqui de verdade. E complementou: que a liberdade aqui tem regras. E as regras existem para que TODOS possam ter liberdade sem que isso interfira na vida do outro. A saudabilidade da vida coletiva tem primazia sobre a vida individual. No Brasil se faz muito esse discurso pela liberdade, mas, longe de entender o que significa liberdade saudável, promove uma liberdade individualista...aqui a liberdade existe mas, considerando em primeiro lugar o coletivo. Isso é que é um país democrata e socialista! E é isso que faz toda uma diferença para a qualidade de vida aqui.

4 comentários:

  1. É uma visão completamente diferente, né? Eu quero tanto acreditar que, um dia, os brasileiros entenderão que essa mania de querer levar vantagem em tudo enquanto os outros que se virem não é uma boa...

    ResponderExcluir
  2. Nossa, legal mesmo isso. É triste ver que o nosso país vê de uma forma tão estranha coisas que outros paises vêm de forma tão normal.De forma certa.
    A minha mãe sempre diz que a minha liberdade termina quando começa a do outro (todos já ouviram isso eu sei), mas ainda assim tem gente que só quer saber de si mesmo e os outros que se ferrem. Essa liberdade individualista me deixa enjooada.
    Abraços Irene, te desejo tudo de bom ae.
    :D

    ResponderExcluir
  3. Também penso assim Lalá...sei não...acho muito difícil a maioria mudar mas, enfim, esperança é a última que se vai.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. É Andressa...também fui criada em meio a este lema e a outros muito importantes para a boa convivência com os outros. E também ensinei a meus filhos. Fazemos o que podemos...no mais, nos resta torcer para que mais outros mudem essa mania de achar que jeitinho brasileiro é uma coisa que valha a pena.
    Bjus e tudo de bom para vc também

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...