sábado, 27 de fevereiro de 2010

ENFIM VEMOS VERMELHO NA PREVISÃO DO TEMPO

Depois de alguns meses, desde o Outono, pela primeira vez vejo a temperatura vermelha nos sites do tempo. Hoje amanheceu 0 graus e vermelho!!!! rsrsrrsrsrs Já dá para dar uma animada e uma esquentadinha na alma mesmo sendo apenas por três ou quatro dias, pois o frio nesse inverno está sendo muito intenso ficando na maior parte dos dias entre-15 e -20, alguns dias um pouco mais, alguns dias um pouco menos. E ainda temos mais uns 24 dias pela frente de inverno. Bom, pelo menos a "escuridão" se foi, há mais dias de col e os dias já são bem mais compridos. O sol hoje amanheceu às 7:26hs e se porá às 17:41hs, ou seja, 10:15hs de luz do dia e continua aumentando pouco mais de cinco minutos a cada dia até o fim do inverno, quando marca 12 horas de luz do dia e 12 horas de noite.

O tempo aqui é uma coisa para lá de curiosa para quem viveu a maior parte de sua vida em clima Tropical, onde a temperatura varia na maioria do ano entre 26 e 32 graus, faz sol 90% dos dias, onde período de chuva é chamado chuva de verão. No inverno, em dias de muito frio, aqui pude observar dias com: belo sol e céu azul e no próximo dia um nevoeiro cerrado, geadas, nevar em dias muito cerrados, nevar em dias ensolarados e "sem nuvens", nevascas com ventos muitos fortes de dar medo, neve fina e ralinha quase para água e neve pesada em quantidade quase para tufos de algodão. Engraçado essas curiosidades, pois nas definições de clima na língua finlandesa existe a palavra chover "sataa" e se diz chover água "sataa vettä" e chover neve "sataa lunta" e ainda símbolos e definição (veja aqui) para todo tipo de céu que você possa imaginar: ensolarado, ensolarado meio encoberto, nublado, muito nublado.....e por aí vai.

Olhem aí a minha alegria, mesmo que por poucos dias. Parece bobagem, mas essas previsões mexem com o meu ânimo e me ajudam a me programar melhor emocionalmente:



9 comentários:

  1. Sintiane (sintianne@hotmail.com)27 de fevereiro de 2010 às 17:35

    Olá, gostei muitooo do seu blog, que muito muito um dia ir para a finlandia, vc morava no nordeste do brasil certo?! tbm sou de lá moro na bahia...posso te fazer uma pergunta, como você foi parar ai na finlandia hein?!...rssrsrrs
    Procurei informação sobre programas de intercambio, ou oportunidade de estudar, ou apenas cursos para aprender a língua (será que tem "vaga" de graduação para brasileiros ñ "acostumados" c/ a lingua)...rsrsrsrs. procurei formas de ingressar na finlandia atraves de intercambio e ñ achei, por isso estou curiosa.

    Parabens pelo blog é ótimo, Obrigada por dividir seus conhecimentos conosco.
    Já sou sua fã =)

    ResponderExcluir
  2. Olá Sintiane!
    Fico feliz que tenha gostado do blog.
    Sim, vivi muitos anos em Fortaleza...calor demais!
    Como vim parar aqui? Rsrsss...muito resumidamente, foi porque minha vida no Brasil piorava a cada dia, e a cada dia mais via meu país se afundando em coisas que para mim são insuportáveis. Como tinha a opção de vir para cá, porque tenho cidadania, resolvi jogar quase tudo que construí no Brasil para o alto e recomeçar aqui praticamente do zero. Trouxe apenas minha experiência e duas malas de 32kg cada uma...ou seja, quase nada mesmo. rsrsrsrsrs...Alguns me acharam doida na época, mas hoje entendem que acertei. Aqui estou há seis meses e vivo uma vida bem diferente da que tinha no Brasil: calma, tranquila, paz, direito de ir e vir, sem violência, direitos exercidos de verdade, silêncio, educação... enfim, posso viver de verdade. É isso.
    Quanto a intercâmbio não sei lhe informar, mas procure com os intercambistas brasileiros que estão aqui e que tem blogs. Você pode se comunicar com eles e eles podem te dar dicas valiosas. Aqui no blog, na coluna da esquerda mais lá para baixo tem uma relação de blogs que leio e alguns são de intercambistas:
    Annah Chulam - Suomi (da Annah)
    In the Thousand Lakes Land! (do Ramsés)
    The new girl in town (da Luana)
    What About Sophie (Sophie) - portuguesa
    Boa sorte com seus sonhos e acredite neles!
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Você é uma pessoa muito corajosa mesmoo!!!
    Que bom que vc teve êxito, você é uma pessoa muito gentil, Obrigada.
    Felicidades =)

    bjO

    ResponderExcluir
  4. É verdade Sintiane...Penso que tem mais a ver com desapego que resulta em coragem para mudar.
    Obrigada mais uma vez e o que precisar...no que eu puder ajudar...é só falar.
    Tudo de muito bom!
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Não pude deixar de rir comigo mesma após ler seu post e pensar que, enquanto vocês na Finlândia estão comemorando a temperatura esquentar ao ponto de chegar a 0º, aqui no Rio as pessoas já estão reclamando porque fez uns 17º e todo mundo estava de casaco na rua hehe
    Bom, a temperatura aumentando aí significa que a primavera está mais perto, deve ficar bem bonita a paisagem...

    ResponderExcluir
  6. Oie Irene
    Fico feliz que a mudança no clima te deixa feliz ( eu também ficaria ) aoskoaksokoas.
    Tudo de bom pra você
    :D

    ResponderExcluir
  7. Tudo de muito bom para você também, Andressa...e adicionando: hoje fez um dia tão lindo de sol e céu azuuuuuuuuulllll, nossa! Mas esfriou de novo...humpf!

    ResponderExcluir
  8. Rsrsrsrs é mesmo Lalá!
    E uma amiga na Espanha fez o mesmo comentário. Interessante como tudo é relativo não é? Isso nos mostra como podemos enfrentar muitas das dificuldades do dia-a-dia, porque tudo é relativo. Como a sensação de estar no frio é relativa: eu aqui com -15, muitos alguéns no Norte da Rússia entre os -40 e -50, minha amiga na Espanha com 0 graus e meus amigos nas serras do Nordeste com 20/22 graus...
    Dá no que pensar....rsrsrsrsrs
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Olá Irene

    Mandei-te um mail recentemente, se o receberes dis-me alguma coisa.

    Também te queria dar os parabens pelo o blog e por toda a informação que mostras aqui.
    Continua.

    Bjus
    Tiago

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...