quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

FELIZ ANO NOVO....FELIZ 2010

À minha família, aos amigos e leitores,
desejo que o ano de 2010
seja de saúde, paz, muito amor no coração
e cheinho de muitas alegrias.
Felicidades a todos!



TURISMO EM HELSINKI NO NATAL - DIA 27

Minha amiga Eveline teve a brilhante idéia de deixar as malas já arrumadas na noite anterior para, antes de sairmos em nosso último passeio, deixarmos as malas na consigna que fica na Estação Central de Trens. Assim, passaríamos o dia livre para passear e à tarde voltar para pegar as malas e irmos para o aeroporto de ônibus. Foi o que fizemos. Um armário onde coube as malas das duas mais duas mochilas custou 4,00E.

Nosso dia 27 foi um belo brinde com ajuda de nossa amiga Ariane É que tínhamos programado ir a Suomenlinna, que é uma ilha onde fica uma fortaleza do século XVIII, no final da tarde de ontem, mas quando chegamos ao porto para pegar o barco pouco depois das três da tarde já estava mais para escuro e Ariane meio que com cara de muchocho nos convenceu que não valeria a pena. E ela adivinhou porque Suomenlinna no dia 27 estava belíssima, toda nevada e com um para lá de maravilhoso sol se pondo no Mar Báltico mais para congelado que outra coisa. As fotos por si só dirão de nossa vivência naquele lugar e momento exótico. Amamos!

Nos encantamos tanto com o passeio pela ilha nevada e branquinha sob aquela luz meio que misteriosa do sol que se punha, que acabamos perdendo o barco de volta para Helsinki e nos atrasamos em meia hora tendo que esperar a próxima partida. Assim que chegamos no porto avistamos o tram que tínhamos que pegar até a Estação Central já passando mais à frente. Resolvemos então pegar um táxi para não atrasar a chegada no aeroporto. Ai! A partir daí foi sufoco de correria para que elas não perdessem o vôo. A fila de check in era única para muitos vôos e enooooorme de comprida. Resumindo bem resumido, depois de muito estresse e angústia - mais da minha parte - enfim, conseguiram embarcar a menos de 20 minutos do horário do vôo. E tudo deu certo!

Só para registrar a quem se interessar, existe uma linha de ônibus - a 615 - que faz o trajeto Estação Central de Trens/Aeroporto e volta. Existem outros meios, claro, mas esse é o mais barato. O Aeroporto Internacional de Vantaa (que fica na cidade de Vantaa) não é em Helsinki. Vantaa faz parte da Região Metropolitana de Helsinki (RMH) junto com Espoo, Kauniainen e, obviamente, Helsinki. Por isso, a passagem de ônibus da Estação Central de Trens em Helsinki para o aeroporto ou o contrário custa 4,00E com direito de reuso em qualquer transporte público na RMH dentro de 1:20 hs.



Saindo de barco da Kauppatori para Suomenlinna.
Gaivotas nadando no mar gelado.


Mar Báltico na região do porto já bastante congelado


Rastro no gelo da rota de ida e vinda do barco da Kauppatori para Suomenlinna



Chegando em Suomenlinna e o gelo mais compactado no Mar Báltico


Os marrecos com preguiça de sair da água com o barco chegando...subiam nos blocos de gelo


Caminhando em Suomenlinna.
Um amigo, o Léo, disse uma coisa bem engraçada:
O que são um monte de pontinhos pretos no branco?
Um monte de finlandeses andando na neve.
E é verdade...a maioria usa preto.


Avistando um pronunciado belo por-do-sol!


Que paisagem! Única! Bela! Paz!


Apenas admirar!...



...a cor que o por-do-sol reflete na neve...singular!...


Os cisnes são símbolo da Finlândia.
Fazia mais de mês que não os via e, de repente, surgem quatro, silenciosos e deslumbrantes!




Alguma semelhança com o semi-árido nordestino?
Imagem, como engana!
Por-do-sol em Suomenlinna/Helsinki, 14:30 horas da tarde, neve e árvores sem folhas no inverno!!!



O céu oposto ao por-do-sol





Os canhões de Suomenlinna


Helsinki ao fundo.
As chaminés não são poluentes.














Voltando para Kauppatori


Os posts relacionados a esses quatro dias de turismo em Helsinki (clique no link ao post que queira ler):

- Chegada de minhas amigas brasileiras e nosso Natal
- dias 23 e 24 de Dezembro - "Coração" de Helsinki
- dia 25 de Dezembro - Pitäjänmäen, Temppeliaukio, Sibeliuspuisto e apresentação na Catedral Luterana
- dia 26 de Dezembro - Seurasaari e Sauna
- dia 27 de Dezembro - Suomenlinna


TURISMO EM HELSINKI NO NATAL - DIA 26

Continuando nosso turismo de quatro dias em Helsinki, no dia 26 resolvemos que iríamos à Seurasaari e, se desse tempo, iríamos ao zoológico que ainda não conheço, e terminaríamos numa relaxante sauna.

O passeio por Seurasaari - uma ilha extensa que é um museu a céu aberto com várias construções originais de casas, igreja, moinhos, armazéns etc dos séculos XVIII e XIX  transportadas para a ilha de diferentes regiões da Finlândia - foi além das expectativas. Apesar de não se poder, nesta época de inverno, entrar nas construções se pode passear livremente por toda a ilha em meio às mesmas.

Nos outros dias havia caído uma neve muito fina e light que deixaram minhas amigas bastante empolgadas. Mas, nesse dia, em Seurasaari caiu muuuuuuiita neve. E brincamos a valer com direito a tudo: comer neve caída do céu com a boca aberta, rolar na neve, escorregar, e fazer borboleta na neve do chão, que é uma brincadeira corriqueira das crianças aqui. Em tempos de turismo inédito como esse é claro que viramos criança também. Só que nossas borboletas estavam mais para anjos. Foi muito engraçado! Só faltou o boneco de neve.
Já perto do final do passeio, na ilha mesmo tomamos um delicioso e quentinho capuccino no ravintola (restaurante) onde tem uma sala réplica da de Papai Noel que estava fechada, mas que tiramos fotos através das janelas mesmo.

Ao final do passeio já estávamos tão cansadas de andar, nos divertirmo-nos e tirar fotos e fazer filmagens, e jogar neve umas nas outras, e admirar a paisagem, e tantas coisas... que decidimos ser hora de uma boa e relaxante sauna finlandesa. Abrimos mão do zoológico. E também porque o tempo de traslado de onde estávamos até o zoológico não nos permitiria chegar a tempo de ver tudo ainda com dia claro...lembrando que nessa época o sol está se pondo em torno de 15:15 da tarde.

Na sauna, talvez por passar o dia andando na neve e no frio, mesmo super agasalhadas, as meninas estranharam a temperatura de 27 graus da piscina grande (aquecida) achando-a fria. Então, ficamos na jacuzzi de 30 graus, morninha, morninha, levando jatos d'água nas costas, braços e pernas. Fomos para a sauna bem quentinha com aquele maravilhoso cheirinho de madeira, banho, jacuzzi, sauna e, já nos rendendo a uma boa soneca, tomamos um bom banho e direto para casa.

Já se tornou hábito para mim sair da sauna e ir para casa tirar uma gostosa soneca de uma hora ou hora e meia na minha caminha bem gostosinha. E estava contando com isso. Mas, as meninas se animaram em fazer um macarrão ao alho-poró com creme de leite, que a matuta aqui ainda não conhecia, e foi o jeito ir para a cozinha dar uma forcinha para elas, arrumar a mesa, etc... E querem saber? Nossa! Que coisa gostosa! Valeu!

Acho que o jantar mais conversas e papos gostosos, embaladas pelas músicas de MPB na rádio de Fortaleza pela internet, foram, aos poucos, acabando com o efeito da sauna e terminou que fomos dormir já para lá da meia-noite...com a sensação gostosa de um dia deliciosamente vivenciado.


 
Mapa da Ilha Seurasaari




Ponte de entrada para Seurasaari

Vista de uma ponta de Seurasaari e do Mar Báltico congelado



Vista de uma ponta de Seurasaari e do Mar Báltico congelado



Vista de uma ponta de Seurasaari e do Mar Báltico congelado



Casas dos séc. XVIII e XIX trazidas de várias regiões da Finlândia.
Imagine morar nessas casas pequenininhas,
com porta que você tem que se abaixar para passar
e no inverno...
(o que você pensa que é janela, é porta)



Tentativa de fazer borboleta na neve...
saiu anjo!



Vista do Mar Báltico congelado






















Quem disse que nesse frio criança fica em casa?
Que nada!
Elas se divertem  fora de casa...e muito!




Os posts relacionados a esses quatro dias de turismo em Helsinki (clique no link ao post que queira ler):
- dias 23 e 24 de Dezembro - "Coração" de Helsinki
- dia 25 de Dezembro - Pitäjänmäen, Temppeliaukio, Sibeliuspuisto e apresentação na Catedral Luterana
- dia 26 de Dezembro - Seurasaari e Sauna
- dia 27 de Dezembro - Suomenlinna

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

TURISMO EM HELSINKI NO NATAL - DIA 25

Continuando nosso turismo de Natal (23 a 27/12)...

Depois de nossas comemorações de Natal na noite anterior acabamos acordando no dia 25 lá pelas 11:00 hs da manhã, mesmo tendo colocado o despertador para as 9 horas...ninguém quis saber, e mandamos o despertador se calar...heheheheh

Tomamos nosso farto café da manhã e seguimos nosso roteiro turístico para o segundo dia: fomos conhecer as trincheiras anti-guerra da época da I Guerra Mundial construídas em uma colina em Pitäjänmäen. Nos divertimos no monte de neve acumulada onde afundávamos nossos passos. Depois seguimos para a Tempeliaukio - uma igreja luterana que foi construída em meio a uma rocha enorme. De lá, pegamos o ônibus para o Sibeliuspuisto, que eu ainda não havia conhecido. É um local aberto em um parque com um monumento a Sibelius, compositor finlandês de música clássica famoso e mais conhecida por sua obra "Finlândia". Fiquei um tanto desapontada com o monumento porque as fotos que eu havia visto davam a impressão de ser muito grande. Tudo bem, é grande! Mas não como as fotos sugerem. Voltamos para a Catedral Luterana na Praça do Senado para assistirmos à emocionante e bela apresentação de músicas natalinas pelo Coral de Meninos (as lágrimas me correm pelo rosto sempre que os ouço). O ingresso individual custou 5,00E e só conseguimos lugar (os últimos disponíveis) na bancada de cima sem vista para o altar onde seria a apresentação. Para mim não fez muita diferença, porque fecho os olhos e viajo na música. E assim encerramos esse dia voltando para casa embaladas pelas vozes dos meninos.


Pitäjänmäen


Pitäjänmäen
As trincheiras construídas na 1a. Grande Guerra estavam
totalmente cobertas pela neve


Temppeliaukio Kirkko - Igreja Luterana construída na rocha


Temppeliaukio Kirkko - Igreja Luterana construída na rocha - detalhe do órgão de tubos


Temppeliaukio Kirkko - Igreja Luterana construída na rocha - andando sobre a rocha



Sibeliuspuisto - Monumento a Sibelius


Sibeliuspuisto - Monumento a Sibelius


Sibeliuspuisto - Monumento a Sibelius - detalhe

Catedral Luterana - Apresentação do Coral de Meninos de músicas natalinas


Os posts relacionados a esses quatro dias de turismo em Helsinki (clique no link ao post que queira ler):

- Chegada de minhas amigas brasileiras
- dias 23 e 24 de Dezembro - "Coração" de Helsinki
- dia 25 de Dezembro - Pitäjänmäen, Temppeliaukio, Sibeliuspuisto e apresentação na Catedral Luterana
- dia 26 de Dezembro - Seurasaari e Sauna
- dia 27 de Dezembro - Suomenlinna
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...