terça-feira, 31 de março de 2009

CATEDRAL DE HELSÍNQUIA

Em finlandês: Helsingin tuomiokirkko ou Suurkirkko
Em sueco: Helsingfors domkyrka ou Storkyrkan

É a Catedral Evangélica Luterana da diocese de Helsínquia, localizada na Praça do Senado no centro de Helsínquia, Finlândia.

Antes da catedral ser construída, em seu lugar ficava uma pequena igreja, chamada a Igreja de Ulrika Eleonora. Foi dedicada à sua padroeira, Ulrika Eleonora, rainha da Suécia. Uma cópia desta igreja, feita inteiramente de neve, foi mais tarde construído no Largo do Senado, no início de 2000.

A Catedral de Helsínquia foi construída originalmente em 1830-1852, em estilo neoclássico, como uma homenagem ao Grão-Duque, Nicholas I, o Czar da Rússia e até a independência da Finlândia em 1917, foi chamada de Igreja de São Nicolau (St. Nicholas' Church).

A Catedral se distingue no cenário do centro de Helsínquia, com uma cúpula verde alta rodeada por quatro cúpulas menores. Foi concebida por Carl Ludvig Engel, para formar o clímax de todo conjunto de prédios que formam a Praça do Senado todos projetados por Engel. O edifício é formado por uma cruz grega no plano (ou seja, uma praça central de massa e com quatro braços de igual comprimento). É simétrica em cada uma das quatro direções cardeais, cada uma marcada por uma colunata e o frontão. Engel tinha intenção de colocar mais uma fileira de colunas sobre o lado Oeste para marcar a entrada principal (em frente ao altar, no lado Oeste), mas nunca foi concretizado.


O edifício foi posteriormente alterada pelo seu sucessor, Ernst Lohrmann, em que quatro pequenas cúpulas fazem conexão com a arquitetura da Catedral no mesmo modelo da Catedral de Santo Isac (Saint Isaac's Cathedral), em St. Petersburg (Rússia), e ainda mais claro. Lohrmann também ergueu dois campanários separadamente e estátuas de zinco dos Doze Apóstolos no ápice e cantos do telhado.

Panoramic View of Helsinki Cathedral, Helsinki, Finland. Made with Hugin.
2007, Lennart Poettering
http://0pointer.de/static/helsingin-tuomiokirkko.html

A cripta foi restaurado na década de 1980 pelos arquitetos Vilhelm Helander e Juha Leiviskä utilizada para exposições e funções da igreja. Helander foi igualmente responsável pela reparação de conservação da catedral na década de 1990.

Hoje, a catedral é uma das mais populares atrações turísticas de Helsínquia. Anualmente mais de 350.000 pessoas visitam a igreja, algumas delas frequentam eventos religiosos, mas a maioria são turistas. A igreja está em uso regular para serviços de culto e eventos especiais, como casamentos.


Aberta:
Diariamente das 9h às 18h e das 9h às 23h de junho a agosto.
Culto aos domingos, às 10h.
Entrada gratuita.
A entrada para os turistas é proibida durante eventos.

ENDEREÇO:
Unioninkatu 29
FI-00170 Helsinki
Phone: +358-(0)9-2340 6120
Fax: +358-(0)9-2340 6140
Email: tuomiokirkko.srk@evl.fi




FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Helsinki_Cathedral
http://0pointer.de/static/helsingin-tuomiokirkko.html
www.5stars-of-scandinavia.com
www.finlandlive.info

sexta-feira, 27 de março de 2009

PRIMAVERA DE 2009 EM HELSINKI

21 de março...depois do recolhimento do período invernoso, a vida começa a respirar sinais de renascença...

Fim de março a meados de abril, a temperatura começa sutilmente a subir, a neve ainda, aqui e acolá, se faz presente e o tempo nublado ainda é bem constante...é a primavera se espalhando, devagarinho, com um cuidado respeitoso. O colorido vai aos poucos dando o seu tom à vida diária em Helsinki.

Com a subida da temperatura, a máxima foi de 4°C registrada no fim do Inverno e início da Primavera neste ano, nas duas primeiras semanas da Primavera, a temperatura registrou a máxima de 4,5°C. Nas duas semanas seguintes, atingiu 12°C e no dia 27/04 marcou 19,3°C, com belíssimos dias de sol. Embora as máximas tenham dado um bom salto, as mínimas ainda, aqui e acolá, chegam a 0°C, geralmente à noite, mas não tão comum.

Lembramos aos amigos leitores que, desde 29/03 passado, a Finlândia está no horário de verão. Igualmente, em toda a Europa. O horário de verão termina no último domingo de outubro e a primavera em 20 de junho.

As imagens a seguir são de alguns ângulos diferentes do Porto da cidade de Helsinki e do Parque Kaisaniemi a partir de webcams online, cujos créditos estão registrados nas fontes ao final.

Observe que e temperatura chegou a atingir 12°C 13 dias após a chegada da primavera, embora na maioria dos dias ficasse entre -2°C e 6°C.

Depois de vários dias quase sempre nublados, vem o sol com mais tempo trazendo alegria e movimento.
16/04/2009

Depois dos galhos secos e cinzentos das plantas e árvores,
uns dias pintadas de branco pela neve,
a natureza começa a colorir-se,
inicialmente com o verde,
girando a roda da vida...Note a imagem, captada pela lente,
da sombra de um pássaro branco voando25/04/2009 - a temperatura atingiu 15°C no seu máximo.
O amanhecer já, claramente, começa a surgir cada vez mais cedo e o entardecer cada vez mais tarde, aumentando as horas de luz do sol durante o dia em mais do que 12 horas.
(Veja aqui o quadro de média da duração da luz solar no dia por mês
no Sul, Centro e Norte da Finlândia
)
Na imagem abaixo, se percebe o sol ainda forte às 18:30 horas.


04/05/2009 - 20:30 horas - Noite ainda com sol...
22:30 horas - um restinho de claridade ainda resta...
É Helsinki!


23:50hs pq é horário de verão
22:50 hs sem horário de verão...o céu ainda meio claro de um lento entardecer.


26/05/2009 - dois meses de primavera...
em um mês as árvores voltaram à sua verde plenitude...
os dias estão em média mais quentes que há dois meses
com mínimas de até 10°C e máximas de 20°C com belos dias ensolarados



...final de maio, dia 30...6:15 horas da manhã...
19,7°C Helsinki segue esquentando!




Ô dia mais quente em Helsinki!
21:09 horas e 24,2ºC



Nesta semana o frio voltou e as temperaturas oscilaram entre 5°C e 15°C

O verão começa a aproximar-se mais fortemente.
Nesta semana as temperaturas oscilaram entre 10°C e 25°C

FONTES:
http://www.ek.fi/www/fi/nettikamera/index.php
http://www.portofhelsinki.fi/
http://www.lintukoto.net/lintukoto/webcam/
http://www.foreca.com/Finland/Helsinki?tenday

terça-feira, 24 de março de 2009

Seminário Pedagógico Brasil-Finlândia em Fortaleza/CE - Brasil

O Seminário Pedagógico Brasil-Finlândia com o tema "Uma Introdução à Abordagem Biopsicossocial" será realizado em Fortaleza/CE - Brasil. O evento, de cunho internacional, é uma realização da Faculdade 7 de Setembro - FA7, que trará professores finlandeses os quais apresentarão palestras sobre o tema, com tradução consecutiva. O evento é destinado a estudantes e profissionais atuantes nas áreas de educação, saúde e promoção social.

Data
27/03 (de 19h00 as 22h00) e 28/03 (de 09h00 as 12h00)

Local
Teatro da Faculdade 7 de Setembro - FA7, no 5.º andar
Rua Alm. Maximiniano da Fonseca, 1395 - Eng. Luciano Cavalcante - CEP 60811 - 020
Fortaleza - CE - Brasil

Inscrições
As inscrições podem ser realizadas na página http://www.fa7.edu.br/ypiranga/noticia/noticia.php?id=734
Na ocasião do evento, será solicitado a cada participante um 1kg de alimento não perecível, que será enviado à ONG "Associação Geração Esperança".

Maiores Informações: (85) 4006.7613

Palestrantes

Venla Varis

Bacharel em exercício em Higiene e Medicina Local, especialista em Saúde Pública, trabalha com educação e projetos sociais em mais de dez países. Exerce a função de Secretária da FINDECO (Finnish Alliance for Development Cooperation). Fundadora da Universe Association.

Seija Italo

Ph.D, docente de Filosofia, gerente de desenvolvimento no Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento da Finlândia, psicologista de reabilitação e professora de análise funcional e promoção em várias instituições.

Anneli Hamäläinen

Mestre em Serviço Social, trabalhou como membro da equipe multiprofessional do Centro de Pesquisas para Reabilitação no Instituto de Seguros Sociais da Finlândia. Faz parte da equipe de desenvolvimento do método Biopsicossocial.

FONTE: http://www.fa7.edu.br/ypiranga/noticia/noticia.php?id=734

domingo, 22 de março de 2009

MULTICULTURALISMO NA FINLÂNDIA

O dia 21 de março foi declarado como o Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em 1966.

Durante a realização da Semana de Ação Européia (14-22 de Março/2009) que acontece anualmente, milhares de pessoas participaram ativamente de protestos em favor da tolerância e da igualdade de direitos.
....................................

Um novo levantamento dos valores e atitudes dos finlandeses apóia a opinião comum que a recessão econômica e os problemas inerentes parecem promover um sentimento anti-estrangeiro.

De acordo com pesquisa realizada pelo Fórum de Negócios e Política Finlandês (EVA) e publicado em 9 de Março, embora a atitude "tradicionalmente desconfiada" dos finlandeses para com os imigrantes tenha se arrefecido ligeiramente nos últimos anos, estas atitudes estão mais uma vez mostrando "renovados sinais de arrefecimento". 57 por cento dos respondentes concordaram totalmente ou parcialmente com a afirmação de que "a cautela dos finlandeses com estrangeiros mostra que é sabiamente cautelosa, e não ignorante ou racista". 67 por cento dos inquiridos também acreditam que os "finlandeses devem proteger ativamente a sua cultura contra a internacionalização".

Estas atitudes tornaram-se proeminentes nos últimos meses, nomeadamente através da controversa decisão de converter dois antigos hotéis em Helsínquia em centros de recepção de refugiados. No entanto, Jarmo Räihä do Departamento de Serviços Sociais da cidade de Helsinki "rejeita firmemente" a sugestão de que a localização dos centros de acolhimento em Helsinki poderia agravar ainda mais o sentimento anti-imigrante. "Sempre houve oposição inicial à implantação de projetos para grupos marginalizados, independentemente da nacionalidade. Esta atitude sempre enfraquece quando as coisas passam a funcionar. Novas chegadas nunca criaram problemas para a área em causa, ou para os outros moradores, e estou confiante de que os centros de acolhimento não serão exceção. O multiculturalismo não é uma ameaça para Helsinki, mas uma contribuição essencial para o seu desenvolvimento progressivo", salientou.

Segundo Sinikka Keskinen do Ministério do Interior, a xenofobia é, em parte, impulsionada pela incerteza gerada nas pessoas face à recessão econômica. "Nesse sentido, a Finlândia não é um caso à parte. As atitudes negativas que estamos vendo aqui acompanham as tendências já observadas em toda a Europa". Keskinen considera que os resultados da EVA relativos à imigração e que refletem o debate público sobre a questão têm sido geralmente mal interpretados. "Os críticos centram-se principalmente sobre os refugiados e requerentes de asilo, embora estes sejam uma percentagem muito pequena do total da imigração para a Finlândia. Precisamos de mais investigação sobre as atitudes negativas do público, sobre as suas causas profundas, e sobre as soluções possíveis ".

Diretor do Centro Cultural Internacional Caisa Johanna Maula diz que as tendências identificadas no estudo do EVA podem ser vistas em um nível quotidiano, mas não em qualquer grande medida. "Há talvez mais 'Detesto correspondência' de pessoas que se opõem em geral aos imigrantes e aos requerentes de asilo, em particular. No entanto, no momento recebemos muito mais feedback positivo e incentivo para o nosso trabalho de ambas as minorias e "nativos" que o feedback negativo que é muito claramente uma minoria. Helsínquia já é bastante diversificada e as pessoas têm cada vez mais contatos com as minorias na sua vida quotidiana ".

Maula acredita que aqueles que agem sobre os seus sentimentos anti-imigrantes estão simplesmente respondendo à sua própria marginalização social. "As mensagens negativas que recebemos são tão obviamente de pessoas com graves dificuldades econômicas, sociais e de problemas mentais que você só pode lamentá-los. Muitas vezes estas pessoas são apenas miseráveis ou solitários perdedores que sentem-se traídos por todo o sistema e espalham suas mensagens de ódio por todo o lugar, para dezenas de políticos e jornais ".

Desde 1966, 21 mar tem sido observado como Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. Ao adotar esta e outras medidas para sensibilizar o público, a Assembléia Geral das Nações Unidas constatou que todas as formas de discriminação racial são "um sério obstáculo ao desenvolvimento econômico e social e são os obstáculos à cooperação internacional e da paz".

James O’Connor
Lehtikuva - AFP PHOTO - Caroline Ventezou

Tradução livre de
http://helsinkitimes.fi/htimes/index.php/domestic-news/general/5567-xenophobia-increasingly-prevalent-among-finns-new-survey-claims

sábado, 21 de março de 2009

IMAGENS SERIADAS DO INVERNO/2009 - PORTO DE HELSINKI

Gosto de acompanhar os acontecimentos climáticos da Finlândia que são bem diferentes daqui do Brasil, especialmente próximo ao equador. Então, aí estão imagens seriadas de do Porto de Helsinki, em pleno inverno (21/12 a 21/03) - diferentes dias dos meses de fevereiro e de março de 2009, até o primeiro dia da primavera, já com a temperatura acima de 0° (3,9°C) em 21/03/2009. Os finlandeses aproveitam para apreciar esse belo momento de luz e claridade nas praças.

Neste ano de 2009, a temperatura durante o inverno, na maioria dos dias oscilou em torno de -5°C e 0°C. Pouquíssimos dias chegou a -10°C ou -12°C. Grande parte dos dias ocorreu neve, alguns outros com chuva.


Porto de Helsinki
Dia 02/02/2009, às 16:15 horas.
Porto de Helsinki
Dia 06/02/2009, às 13:50 hs com o mar congelado.

Porto de Helsinki
Dia 06/02/2009, às 13:50 hs com o mar congelado.

Porto de Helsinki
Dia 15/02/2009, às 15:09 horas numa tarde de sol.

Porto de Helsinki
dia 17/02/2009, às 15:00 horas numa tarde de sol.

Porto de Helsinki

dia 18/02/2009, às 13:50 horas
com o sol querendo colorir o céu ainda cinzento do inverno
Porto de Helsinki

dia 24/02/2009, às 15:34horas
entre poucos dias de sol e muitos nublados e com neve...
Porto de Helsinki
dia 25/02/2009, às 17:45horas
o sol já começa a ir-se mais tarde...
Porto de Helsinki
dia 19/03/2009, às 16:25horas
com belo sol e dia claro depois de muitos dias de céu nublado


Porto de Helsinki
dia 21/03/2009, às 15:15 horas
com belo sol e primeiro dia da primavera
depois de muitos dias de céu nublado, chuva e neve
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...