segunda-feira, 6 de abril de 2009

FINLÂNDIA APÓIA PROJETO SOCIAL EM CASCAVEL-CEARÁ-BRASIL

Notícia veiculada no Jornal O POVO
em 27/03/2009
http://www.opovo.com.br/servlet/opovo?event=ctdi_resultadobuscajornal&data=null&year=2009&month=03&day=27&vnot_cod=865683&can_cod=13#


Terra do compositor Jean Sibelius, dos celulares Nokia, dos campeões de Fórmula 1 Mikka Hakinnen e Mikki Räikönnen, com alto padrão de vida (13º melhor país do mundo pelo Índice de Desenvolvimento Humano da ONU) e elevado nível educacional, a Finlândia, país europeu e escandinavo, dá contribuição à melhoria das condições da população de um município cearense.

O Projeto Lar Nova Vida, que atende crianças e adolescentes em situação de risco, desenvolve-se há dois anos em Cascavel, em parceria com governos da Finlândia e do Brasil e a Associação Geração Esperança. Público beneficiado pelo projeto: vítimas de violência doméstica, gravidez precoce, exploração e prostituição e moradores de rua.

A reabilitação do grupo referido é feita pelo sistema biopsicossocial que consiste numa “visão integral do ser, compreendendo as dimensões física, psicológica e social”. O Seminário Pedagógico Brasil-Finlândia, que tem início hoje (19h às 22h) e se prolonga até amanhã (9h às 12h), na Faculdade 7 de Setembro (FA7), vai debater o método psicossocial e a experiência de Cascavel.

O evento é uma promoção do governo da Finlândia, Findeco (Aliança Finlandesa para o Desenvolvimento e Cooperação), Universe Association, Consulado Honorário da Finlândia, Associação Geração Esperança e Curso de Pedagogia FA7.

Para divulgar o Seminário e o projeto estiveram no O POVO, na última quarta-feira, as finlandesas Venla Varis, bacharel em Higiene e Medicina Local, especialista em Saúde Pública e secretária da Findeco (Aliança Finlandesa para Desenvolvimento e Cooperação, na sigla em inglês); Seija Talo, docente em Filosofia, gerente de desenvolvimento no Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento da Finlândia; e Anneli Hämäläinen, mestre em Serviço Social e integrante da equipe de desenvolvimento do método Bipsicossocial.

Venla Varis mostra-se satisfeita com o trabalho realizado: “Apesar da falta de recursos, os resultados que nós temos obtido dá-nos condições para continuar nos próximos dois anos. Temos o apoio da comunidade neste trabalho de apoio a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Filosofia do projeto é a de amar uns aos outros, cuidar, também de igualdade entre os gêneros. Cascavel é um lugar maravilhoso”.

Indagada sobre a metodologia do sistema biopsicossocial, Venla Varis respondeu que ele é direcionado para as “características individuais, dando ênfase ao indivíduo em si, mas também dando destaque à parte social e ao meio ambiente”. Entre os resultados focados pelo Projeto Lar Nova Vida estão os seguintes pontos: reabilitação do grupo no sistema biopsicossocial, melhoria das condições de emprego, expectativa de vida, e complementação da educação básica .

O programa de atendimento baseia-se no acolhimento de crianças e adolescentes em regime interno, acompanhamento psicopedagógico, educação cristã, creche, alfabetização, atividades extra-curriculares, atendimento de saúde (pediatria, ginecologia, atendimento psicológico e odontológico). Há ainda o trabalho de restauração do vínculo familiar.

São realizados ainda cursos vocacionais direcionados, tais como padaria escola, corte e costura, estética e beleza.

Seija Talo destacou a participação do Findeco (Aliança Finlandesa para o Desenvolvimento e Cooperação) no trabalho desenvolvido em Cascavel. “O Findeco funciona como uma espécie de guarda-chuva de apoio ao trabalho das organizações sociais”, observa Seija.

2 comentários:

  1. olá irene,eu queria saber em que sentido o consulado da finlandia pode me ajudar a aprender finlandes,se ele podem me dar livros,endereços,me indicar algum lugar,se pode me dar materiais de estudo gratuitos ou pagos,pode me ajudar/explicar?

    ResponderExcluir
  2. OLA BOA TARDE
    MEU NOME E SILVANA TOIVONEN SOU CASADA COM CIDADAO FINLANDES E SOU VOLUNTARIA EM ALGUMAS INSTITUIÇAO , ESTOU NO ULTIMO ANO DA UNIVERSIDADE DE SERVIÇO SOCIAL E TENHO UM PROJETO DE EXPRESSAO CORPORAL COM DEFICIENTE POREM GOSTARIA DE PODER TER AJUDA PARA MONTAR UM LOCAL DE ATENDIMENTO DIGNO PARA CONTINUAR MEU TRABALHO COM DEFICIENTES QUE MEUS ALUNOS SAO DEFICIENTES INTELECTUAL ,FISICO E OUTROS GOSTARIA DE PODER MONTAR UM INTITUIÇAO DIGNA PORQUE ONDE EU SOU VOLUNTARIA VEJO QUE NAO E DIGNO ONDE ELES FAZEM A SUAS ATIVIDADE UM GRANDE ABRAÇO EU MORO EM MOGI DAS CRUZES DOU AULAS DE DANÇA A DEFICIENTES

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...