domingo, 7 de dezembro de 2008

PRONUNCIAMENTO DA PRESIDENTE FINLANDESA SOBRE NÓS, EXPATRIADOS

Abaixo, reproduzo o pronunciamento da Presidente da República da Finlândia, Tarja Halonen, publicado ontem no site da Presidência, por ocasião do Dia da Independência da Finlândia, sobre o nosso papel, enquanto expatriados, na difusão da cultura e de informações sobre a Finlândia. Muito acolhedoras suas palavras.

Eis o pronunciamento:

"Finland is today part of an increasingly globalised world. We are a Member State of the European Union and we are actively involved in international organisations, such as the United Nations. Our economy and organizations have also become more international as a result of globalisation.


This can be seen in the increased mobility. People move in and out of Finland for work, to study and for their retirement. People move from one country to another during all stages of their lives.

You, Finns abroad, have a central role in influencing what kind of image people will have of Finland. You all do important work as an ambassador for Finland and Finnish culture. You also share your experiences from abroad to Finland, and thus enrich Finnishness. Your work and the networks you have created are invaluable. It is important for Finland that you maintain your ties to your home country.

I send you my warmest greetings on the 91st anniversary of Finland's independence.

Tarja Halonen
President of the Republic of Finland"

_________________

FONTE: http://www.presidentti.fi/netcomm/news/showarticle.asp?intNWSAID=71724&intSubArtID=28289

INDEPENDENCE DAY OF FINLAND - DIA DA INDEPENDÊNCIA DA FINLÂNDIA


Curioso!
A Web com todo esse mundo de informações não facilitou quase nada minha curiosidade em saber como foram as comemorações, hoje, na Finlândia, por ocasião do dia da Independência. Consegui algumas notícias no site da Presidente Finlandesa, Tarja Halonen, e outra no jornal finlandês Helsingin Sanomat. Claro que não pesquisei em finlandês, que não entendo nada ainda, a não ser com ajuda de ferramentas "translate".

Mas, o pouco que consegui de informação, compartilho agora com vocês.

Um bom domingo a todos!

Irene Nousiainen

****************

06 de Dezembro de 2008 - 91° aniversário da independência da Finlândia. A sua independência do Império Russo aconteceu em 06 de dezembro de 1917 (você encontra detalhes históricos e outras informações sobre o assunto neste blog; veja o índice na coluna à esquerda)

Hoje, como de costume, para comemorar o Dia da Independência da Finlândia, houveram procissões, um desfile militar (este ano em Turku), bem como o ritual anual de Recepção no Palácio Presidencial com a presença de personalidades de destaque na vida política e outros convidados.

Os jornais locais lembraram com antecedência aos finlandeses que, como este ano o 6 de dezembro caía em um sábado, não seria um dia de folga comum do trabalho e que não se encontraria lojas abertas, portanto, compras necessárias deveriam ser feitas até ontem. Foi lembrado também que os ônibus, os trams, o Metro de Helsínquia, os autocarros de longa distância e os trens voltariam a funcionar somente no domingo seguinte ao Dia da Independência.

Naturalmente, os serviços de saúde e de emergência continuariam em funcionamento.


Uma tradição que se repete ano a ano é a de acender velas nas janelas das casas onde residiram pessoas que deram suas vidas pela independência da Finlândia. Esse é um costume que exige cuidados dobrados por causa de vários incidentes de incêndio nas residências.

Em 2007, o 90 º aniversário da Declaração da Independência da Finlândia foi escolhido como o principal motivo para a moeda comemorativa de € 5, cunhada em 2007. O reverso da moeda mostra uma litogravura, enquanto que no verso é apresentado um barco com nove remadores como símbolo da cultura finlandesa: a cooperação. Distingue-se também sinais de música e "zitherin strings" (não entendi para traduzir) no design das moedas criadas pelo escultor finlandês, vencedor do concurso no ano passado, Reijo Paavilainen.

__________________
FONTES:
http://www.presidentti.fi/en/
http://www.hs.fi/english/article/Independence+Day/1135241691322
http://www.mint.fi/en/documents/2230/SuomiFinland90_5e.jpg

..................................
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...