domingo, 31 de agosto de 2008

Um brasileiro/finlandês que não fala finlandês na Finlândia

Depô (hilário) de meu sobrinho, brasileiro que não fala finlandês ou sueco e muito pouco mesmo de inglês, quando da ida dele para Lapinjarvi - centro de treinamento para o serviço civil finlandês. Nós apanhamos muito quando não conhecemos a língua e a cultura local...

"aqui ta bem legal
vou contar tudo que eu fiz de Helsinki para Lapïnjarvi
peguei um onibus em helsinki sozinho pra viajar pro interior
dentro do onibus so tinha jovens que iam fazer servico civil
a viagem durou 1 hora e meia
o pior é que eu nao sabia aonde descer, ai fui seguindo todos os jovens que desceram, eu nao sabia nem aonde eu tava...heuheuheuhe
ai tivemos que andar uns 4 Km pra poder chegar atê o centro de treinamento
eu eu no meio de uns filandeses, e eu nao entendia nada doque eles conversavm...heuheuheu
ficava viajando na conversa
ai quando chegamos no centro de treinamento, fomos pra uma fila enomer pra poder pegar a xave do quarto, nisso ainda nao tinha feito amizade com ninguem, estava só.
quando peguei minha chave do quarto, fomos para um refeitorio amocar, nisso ainda nao tinha feito amizade com ninguem
dps de amocar eu fui seguindo um pessoal e acabei me dando bem
pq aqui vc pode escolher 2 turmas, uma q as palestras sao em sueco, e outra q é em finlandes.
ai eu fui seguindo um pessoal, e nao sabia pra onde tavam indo, fui seguindo e acabei caindo na turma onde as palestras sao em sueco só q na hora eu nao sabia...heuheuhue
ai na hora que a palestrante foi fazer a chamada q ela disse meu nome ela achou estranho..e me perguntou algo em sueco, e eu sem entender nada, ai o poovo comecou a rir de mim...passei muita vergonha...
ai a palestrante perguntou em ingles se tinha alguem q falava espanhol pra me ajudar, ai apareceu um rapaz q fez intercambia na espanha, ai ele foi me ajudar, só q ele só fala ingles comigo ai eu estou aprendendo muito coisa q nao sabia antes..
Se eu nao tivesse caido na turma em sueco eu nao teria essa ajuda importante..pra vcs verem como é o destino...heuhuehueh

Aqui é bem legal tem sinuca ping pong, tem campo de futebol, e hj a galera vai jogar!
Eu estou divivindo um quarto com 5 finlandeses, todos sao gente boa, as vezes eles jogam computar comigo...é bem legal...
sexta feira eu vou pra Helsinki ficar na casa do andrey pa segunda eu viajar de novo pra Lapinarvi

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Finlândia - rankings no mundo

Algumas posições ocupadas pela Finlândia no mundo:

- 1° do mundo em educação (segundo o ranking do Pisa, a mais abrangente avaliação internacional de educação, feita pela OECD)

- 1º de 146 países em transparência - país menos corrupto do mundo, juntamente com Dinamarca e Nova Zelândia (dados da Tranparência Internacional - http://www.transparency.org/publications/publications/annual_reports/annual_report_2007):
* Finlândia, Dinamarca e Nova Zelândia - 9,4 (1°)
* Reino Unido - 8,4 (12°)
* Alemanha - 7,8 (16°)
* EUA - 7,2 (20°)
* Espanha - 6,7 (25°)
* Emirados Árabes - 5,7 (34°)
* Colômbia - 3,8 (68°)
* Brasil - 3,5 (72°)
* Argentina - 2,9 (105°)
* Rússia - 2,3 (143°)
* Venezuela - 2,0 (162°)
* Somalia - 1,4 (179° - último)

- 1º do mundo em competitividade econômica (segundo o Fórum Econômico Mundial de Davos)

- 1° em sustentabilidade ("índice de sustentabilidade" - criado pelas Universidades de Yale e Columbia para medir a capacidade do país para "proteger o meio ambiente natural ao longo das próximas décadas.")

- 11º de 177 países em IDH - Índice de Desenvolvimento Humano (sendo ONU/PNUD)
*IDH - 0,952
*Expectativa de vida - 79,9 anos

- Finlândia é o país que mais investe de seu PIB em pesquisas e desenvolvimento (segundo a OECD)

- 1º de 41 países em matemática e em leitura/interpretação de textos (segundo a OECD)


- Finlandeses com 15 anos de idade estão em primeiro lugar no mundo industrial em testes comparativos de habilidades acadêmicas.

- Os finlandeses são os que mais lêem jornais e pegam livros em bibliotecas, no mundo.

Aspectos da Finlândia

Parte de reportagem feita por Regina Motta para Viagem e Turismo publicado pela Editora Abril (sem data)
http://viajeaqui.abril.com.br/indices/edicoes/conteudo_242791.shtml?page=4


Helsinque fica a 16 horas de Estocolmo, cruzando o Mar Báltico. Passa voando se você travar conhecimento com uma das figuraças que pululam nesses cruzeiros marítimos. Meu companheiro de viagem foi Alexander Helis, americano que estava a caminho de São Petersburgo, onde uma família russa iria hospedá-lo durante os seis meses de um curso de piano. O sol começa a despontar no horizonte e o povo que dança na discoteca percebe que é hora de dormir um pouquinho antes do desembarque. Dou meu e-mail ao meu mais novo amigo, ele me dá o seu. Peço-lhe que me mande notícias russas. E ponho os pés na Finlândia.

Na capital vivem 560 mil habitantes de um país que registra a menor densidade demográfica da Europa, já que dois terços de seu território encontram-se acima do Circulo Polar Ártico. No verão, a temperatura chega a 20 graus, calorão para os finlandeses. Mas parece que o inverno nunca os abandona em definitivo, e no final da tarde um ventinho frio sempre sopra. Prudentes, os bares costumam equipar suas cadeiras com um discreto cobertorzinho. E o povo não desanima, toma cerveja debaixo do cobertor. Desnecessário dizer que nenhum finlandês tem o hábito de levar o tal cobertor para casa. Único país escandinavo a adotar o euro, a Finlândia é especialista em eletrônicos. Na terra da Nokia, 82 entre cada 100 habitantes têm celular.

Sede da Nokia na cidade de Espoo/Finlândia

Mas Helsinque tem muito mais a mostrar do que um bando de gente falando ao telefone na rua. Na região central, especificamente na Praça do Senado, uma enorme igreja branca no topo de uma escadaria chama a atenção. É a Catedral Luterana, construída por C.L. Engel em 1850. A algumas quadras dali está outra obra de arte, a Catedral Uspenski, considerada a maior igreja ortodoxa da Europa. Não deixe de visitar a Igreja de Temppeliaukio, construída dentro da rocha que lhe dá nome, onde, além de missas, são realizados concertos, devido à sua excelente acústica.
O almoço na feira que acontece diariamente na Praça do Mercado Kauppatori é um acontecimento. Pratos típicos custam o preço justo. E é também dela que partem os passeios para algumas das 350 ilhas que circundam a capital. Os passeios, que são inúmeros, duram de uma hora e meia a três horas.

Castelo de Suomenlinna/Finlândia

As principais ilhas são a Suomenlinna, onde há uma linda fortaleza do século 18, e a Santahamina, com duas sepulturas vikings atestando que os bárbaros navegavam por aquelas bandas. O barco percorre ilhas onde os finlandeses têm casas de fim de semana. A maioria delas tem sua sauna pertinho do mar, para facilitar aquele banho gélido. O finlandês, diga-se, é completamente louco por sauna. Fala-se em 2 milhões delas no país.

No final da tarde, arrisque uma caminhada à beira-mar partindo da praça do mercado com destino ao famoso Café Úrsula. Durante o caminho, vi uma cena curiosa: um bando de gente de maiô e escovão na mão, ao lado de varais de madeira com tapetes coloridos secando ao sol. Anneli Tirri, uma economista aposentada, me explicou o que acontecia por lá. Eu acabara de presenciar uma tradição do verão finlandês: a lavagem dos tapetes. Anualmente, eles fazem esse ritual de limpeza em grupo, cuja simbologia é algo como estar com a casa lavada.
Não me lembro da última vez que mandei meus tapetes para a lavanderia. Mas, com certeza, voltei da Escandinávia de alma lavada.

LINDOS E LOIROS
É inevitável. Quando alguém começa a narrar uma viagem pela Escandinávia, logo surgirão no papo as pessoas altas, loiras e de olhos claros que conheceu por lá. O professor Aguinaldo Luiz Simões, do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, explica por que os escandinavos parecem saídos direto das passarelas de moda para as ruas.

HERANÇA DOS VIKINGS
Os vikings, o primeiro povo a ocupar a região, eram geralmente loiros, altos e de olhos claros como os escandinavos de hoje. As características permaneceram porque não houve miscigenação.

FALTA DE LUZ SOLAR
A pele branca absorve muito mais os raios solares que a pele negra. Como a vitamina D proporcionada pelos raios solares é necessária ao homem, suspeita-se que a característica foi uma adaptação que permitiu a ocupação de regiões do planeta em que há pouca luz, como a Escandinávia. Um negro teria dificuldades em absorver a vitamina D da luz solar em países como a Finlândia, por exemplo.

Report feito pelo jornalista americano Robert G. Kaiser do Washington Post em 07/08/2005 em seu artigo intitulado "In Finland's Footsteps. If we're so rich and mart, why aren't we more like them?"

The Finnish Report Card

Finland has largely remade itself over the last 35 years, revamping its education system, transforming its medical care structure and creating a new high-tech sector that, thanks to cell phone manufacturer Nokia, has become an international player. Today Finland is regularly cited as among the world's best in a variety of indexes and comparisons. For example:

· The World Economic Forum in Davos, Switzerland, ranks Finland's the most competitive economy in the world.

· Yale and Columbia universities rank the nations of the world in a "sustainability index" that measures a country's ability to "protect the natural environment over the next several decades." Finland is first in the rankings.

· Statistics kept by the Organization for Economic Cooperation and Development show that Finland invests more of its gross domestic product in research and development than any country but Sweden.

· Finnish 15-year-olds score first in the industrial world on comparative tests of their academic abilities.

· According to a global survey by Transparency International, Finland is perceived as the least corrupt country in the world. (The United States is tied for 17th.)

· Finns read newspapers and take books out of libraries at rates as high or higher than all other countries.

· Finland trains more musicians, per capita, than any other country.

-- Robert G. Kaiser

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Fotos do Brasil, Ceará, Fortaleza...

Eu amo fotografia. Um de meus sonhos é ser fotógrafa. Como não posso ser profissional, por enquanto, vou tentando amadoristicamente...espero que gostem!

http://www.panoramio.com/user/2077246
(fotos de lugares - adicionadas ao Google Earth)
e
http://www.flickr.com/photos/27788637@N04/
(fotos de coisas e lugares)

Um pequeno passeio por Helsinki

Um pequeno passeio de ônibus em Helsinki...dá para se ter uma idéia da organização e limpeza da cidade...e com muito verde! Muito linda Helsinki!



Filme feito por meu sobrinho Nuno - Helsinki, 24/08/2008
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...